imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

domingo, 21 de janeiro de 2024

Vestindo a Camisa

VESTIR A CAMISA é seguir os passos, acreditar, criar vínculo, ter orgulho, respeitar, ter o mesmo ideal... Assim são os discípulos e descendentes do Mestre Tabosa que seguem o seu exemplo na capoeira, ginástica, triatlo e maratona, sempre carregando o seu nome, vencendo desafios nas competições e reveses na vida. É uma lição silenciosa transmitida pelo convívio que se perpetua em todas as vertentes do caminho percorrido, transformando em um aprendizado mútuo. Parabéns pela garra, dedicação e carinho através do tempo. 

Maratona Atlântica Boavista no Rio de Janeiro em 1984


Participaram alguns brasilienses: Hélio Tabosa, Márcia Rego, Paulo, 
Fritz, Sérgio Diniz, Rodrigão, Robson Machado e Luiz Humberto - percurso de 42,195 km

Mestre Fred Guaraná em Competições de Triatlo


(Foto 1: Triatlo no Clube do Exército em 1990
Foto2: Mestre Fred Guaraná ao lado do
competidor Samuel também da Educação Física)


Mestre Fred Guaraná no Circuito Brasileiro em Goiânia
em 1991 alcançando o 10o. lugar


Mestre Tatá na Maratona em Big Sur - Califórnia em 1991



Aniversário de Brasília em 1992

O aluno Grilo com o filho Danilo no colo
entregando a água para o Mestre Tatá
(Foto do Correio Braziliense)


Seguem mais postagens sobre o assunto

Mestre Tabosa no Atletismo - Brasília e Rio de Janeiro (Triátlon, Maranota e Corrida):
https://mestretabosa.blogspot.com/2020/02/mestre-tabosa-no-atletismo.html

Academia Tabosa - Ginástica Localizada Brasileira desde 1974 até 1998 em Brasília:

Mapas dos Grupos Descendentes e Aliados de Mestre Tabosa - Em atualização:

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 1 - Livro "O Filho de Xangô"

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 2 - Livro Digital "Capoeira Patrimônio Imaterial"
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 3 - Histórias dos Esportes em Brasília
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/05/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 4 - Origem do Salve da Capoeira

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 5 - Trajetória, Influencia e Formação dos Alunos de Capoeira e Ginástica 

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 6: Citações e Homenagens ao Mestre Tabosa
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/08/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html









2 comentários:

  1. Hélio Tabosa
    Parabéns Maira, seu texto tem o peso da realidade daqueles que vestem a camisa como se fossem uma bandeira, onde o coração pulsa mais alto, marcando o compasso e a fidelidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bambu Onze
      Hélio Tabosa este é o resultado do elo que você criou nestes 50 anos de Academia Tabosa incluindo a ginástica localizada brasileira, as diversas competições nos esportes e 60 anos de Capoeira Regional. Parabéns a todos vocês que continuam trilhando este caminho saudável e feliz.

      Excluir