imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Berimbau de Ouro (1967/1968/1969) - Vencedores pelo Grupo Senzala




Foto: Jogo de Mestre Gato do Grupo Senzala e Mestre Tabosa e Mestre Peixinho no berimbau.
(Acervo do Mestre Itamar)


 Trecho da narração de Mestre Hélio Tabosa sobre o Berimbau de Ouro:

“…fomos então para eu conhecer aquele grupo, mas adverti o Cláudio que devido o desgaste da viagem, no primeiro contato só iríamos conversar, que ele não me pedisse para jogar. Foi o mesmo que tivesse dito o contrário, pois Claudio já devia ter falado a meu respeito, que o Gato logo pediu para fazermos um jogo, onde claro não pude recusar. Jogamos bem e bem duro e eu que estava muito cansado da viagem, joga com um, ia ao banheiro estabilizar minhas bílis e voltava para outro jogo. Esse encontro ficou marcado em minha vida, pois se tratava do grupo Senzala que nos convidou para participarmos do Berimbau de Ouro, competição que ia acontecer naquele ano na feira da Providência, onde participamos em 67, 68 e 69. A Senzala e nós que compúnhamos esse grupo, vencemos por três anos consecutivos nos os anos acima mencionados. Cláudio Danadinho, Fritz e eu participamos dos três e Adilson, hoje mestre Adilson, participou do último berimbau de ouro…”

Vencedores do Berimbau de Ouro pelo Grupo Senzala: Centro Cultural Senzala | Capoeira Wiki | Fandom Portal do Mestre Itamar Mestre Itamar - PORTAL DO GRUPO SENZALA


Mais detalhes desta e outras histórias na autobiografia do Mestre Tabosa: Blog do Mestre Tabosa: Mestre Tabosa e a Autobiografia Visual Página em atualização sobre os Mestres Consagrados:

Clique na imagem abaixo para ler mais sobre a
História da Competição Berimbau de Ouro







Nenhum comentário:

Postar um comentário