imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

domingo, 11 de agosto de 2019

Mestre Tabosa recebe Voto de Aplauso no Senado Federal

Em 2009 o Senador Arthur Virgílio soliciou o Voto de Aplauso para o Mestre Tabosa:

REQUEIRO, nos termos do art. 222, do Regimento Interno, e ouvido o Plenário, que seja consignado, nos anais do Senado, VOTO DE APLAUSO a HÉLIO TABOSA DE MORAES, ou simplesmente MESTRE TABOSA, figura representativa da Capoeira, ele que faz do esporte e sua disseminação a razão maior de sua vida, pela publicação do livro “O Filho de Xangô”, uma narrativa sobre a capoeira. 

Requeiro, ainda, que o Voto de Aplauso seja levado ao conhecimento desse grande Mestre dedicado à disseminação da Capoeira. 

JUSTIFICATIVA 

Mestre Tabosa é uma das maiores figuras da Capoeira, hoje reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. Seu livro “Filho de Xangô” é uma narrativa viva desse esporte. 

Advogado, ele é, sobretudo, conhecido como o grande Mestre da Capoeira. Estudou várias artes marciais, como judô, sumô e esgrima. Coube-lhe formar os melhores mestres de capoeira e os melhores professores de ginástica de Brasília. Sua trajetória inclui também a ginástica estética, por ele chamada de “Ginástica Localizada Brasileira”. Foi ele o responsável pela implantação, na Universidade de Brasília-UnB, do ensino de Capoeira. 

Pela contribuição que o livro de Tabosa oferece ao Brasil, ele é merecedor do Voto de Aplauso que proponho ao Senado da República. 

Sala das Sessões, 

17 de novembro de 2009






http://www.senado.gov.br/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=94232

Clique nos links abaixo para conhecer a história de Mestre Tabosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário