imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

quinta-feira, 4 de março de 2021

Extra, extra, extra!!!! Mestre Tabosa encontrou o Berimbau que ganhou do Mestre Waldemar da Liberdade em 1988

Em seus guardados, Mestre Tabosa teve a grande felicidade de encontrar, hoje, a verga onde o Mestre Waldemar da Liberdade escreveu uma homenagem ao Mestre Tabosa "AS DE OURO 88". 

Após ecoar o som da capoeira por 33 anos, a cabaça ficou no tempo, mas o verga feita de biriba perpetuou para contar a história de uma grande afinidade e nascimento da amizade.

É assim que vamos montando este quebra-cabeça da História da Capoeira. Axé Mestre Waldemar da Liberdade!


Mestre Tabosa e a Verga do Berimbau que ganhou do Mestre Waldemar da Liberdade
em 1988 e reencontrado HOJE, dia 04/03/2021



Mestre Waldemar da Liberdade e Mestre Tabosa 
Evento I Jornada de Capoeira em Ouro Preto - 1987

Dia exato em que Mestre Tabosa ganhou o Berimbau do
Mestre Waldemar da Liberdade

Mestre Waldemar da Liberdade (na janela),  
Mestre Tabosa (com o berimbau na mão), Mestre Eziquiel, Sérgio Graça da Seed/Mec, Mestre Itapoan, Prof. Barbieri e Mestre Luiz Renato em Salvador  - 1988

Mestre Tabosa está usando o Berimbau que ganhou do Mestre Waldemar da Liberdade.
Foto da esquerda para a direita: Popó (pandeiro), Boca (atabaque), Mestre Tabosa (berimbau), Japão (atabaque), no pé do berimbau estão o Zé Bacurau e Kaíka (Evento no Le Corbusier na década de 80)

Clique na imagem abaixo para conhecer mais sobre a confecção de berimbaus de barriga e seus toques publicados no site "Velhos Mestres" sobre o Mestre Waldemar da Liberdade.


Para nosso encantamento, descobrimos que o berimbau que o Mestre Waldemar da Liberdade mais gostava era o AS DE OURO que ele presenteou o Mestre Tabosa

Clique na imagem abaixo para ler o Cordel "O Encontro de Luiz Gonzaga com Mestre Waldemar no céu" - 2007 de Victor Alvim Itahim Garcia (Lobisomem). 

Segundo soubemos, o primeiro berimbau AS DE OURO foi feito em 1964. O Berimbau que Mestre Waldemar deu para o Mestre Tabosa foi escrito na hora, na sua frente AS DE OURO 88. Como tem o mesmo nome do berimbau que ele mais gostava, ficou registrado o apreço que ele tinha com o Mestre Tabosa.


Clique na imagem abaixo para assistir o depoimento do Mestre Tabosa falando do seu contato com Mestre Waldemar da Liberdade. Entrevista nas Radio Cultura FM realizada pelo Mestre Mioju, um dos idealizadores do I Projeto Saberes dos Mestres na Capital com Salvaguarda do PHAN.



Agradecemos a publicação do Luciano Milani do "Portal Capoeira" pela publicação deste grande achado para a Capoeira. Clique na imagem abaixo para acessar!





3 comentários:

  1. Sensacional o blog. Vou acompanhar. Parabéns ao mestre Tabosa, história do esporte no DF.

    ResponderExcluir
  2. Salve salve Mestre Tabosa!
    Estou aqui compartilhando com sua emoção por este achado! Imagino (ou acho que imagino) o tamanho do significado que isso possa ter, não só para ti, mas para a história da Capoeira. Gratidão,Mestre, por compartilhar este momento.
    Um abraço. Cm Coruja DF.

    ResponderExcluir
  3. “...Uma passagem: Mestre Chibata esteve com o Mestre Waldemar da Liberdade em Salvador, quando esse mestre se encontrava enfermo e vivendo seus últimos dias. Ao se aproximar dele, o Mestre Chibata informou que veio de Brasília para levar a ele o apoio dos capoeiristas daqui. Mestre Waldemar vira-se para o Mestre Chibata e diz: e Tabosa, como está ele?”
    Mestre Tabosa não tinha ideia de que o Mestre Waldemar lhe teria tamanha admiração...!
    Agora sabemos que isso se materializa no momento em que ele - o Mestre Waldemar, deu ao Mestre Tabosa o seu berimbau preferido!!
    É muita emoção!!!

    ResponderExcluir