imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Mestre Tabosa no CIRCO VOADOR com seus alunos e Mestre Onça Tigre

Mestre Tabosa participou do grande evento "CIRCO VOADOR" no Rio de Janeiro no "Encontro Mundial do Meio Ambiente e os 500 anos do Descobrimento da América" com a presença de seus alunos e do Mestre Onça Tigre que a convite do Mestre Tabosa, fizeram uma grande surpresa no evento.

Mestre Tabosa e seu alunos foram vestidos de ternos brancos para homenagear o Mestre Bimba.

O Evento reuniu várias áreas da arte: show de dança, música e a capoeira que engloba todas as artes.

Gostaríamos de agradecer ao Mestre Bailarino (aluno de Mestre Tabosa) pelas fotos. Um registro importante da História da Capoeira.

1984






Mestre Nestor narra esta passagem em seu livro na edição revisada:

The Little Capoeira Book, Por Nestor Capoeira - Página 197

Clique no link para conferir o trecho em inglês:  The Little Capoeira Book, Revised Edition - Nestor Capoeira - Google Livros

Tradução:

"Mestre Onça-Tigre, um jogador mais velho (mais de 60 anos em 1984) da linhagem de Bimba que introduziu a capoeira em Brasília, leu um texto que revisava a chegada dos primeiros Africanos até nossos dias. (Na noite em que Mestre Hélio Tabosa, que foi do Rio a Brasília e se tornou uma das referências mais fortes da capoeira da capital, fez uma exposição em seu grupo, Onça-Tigre de terno escuro e gravata roubou a cena ao se defender com um guarda-chuva, enquanto Tabosa o "atacou" com uma faca. Onça-Tigre mostrou que alguns capoeiristas, como um bom vinho, melhoram quando envelhecem.)" 

Foto: Mestre Onça Tigre de guarda chuva e Mestre Tabosa sem o paletó branco.
Atrás os alunos do Mestre Tabosa:  Kaíka, Edna, Popó, Bailarino, Japão, Macaco, Boca e Herald 


Clique na imagem para assistir o VÍDEO

Mestrando Mascote do Canal Capoeiragem_RJ resgatou o VÍDEO da demonstração 
de Defesa Pessoal no Circo Voador entre Mestre Tabosa e Mestre Onça Tigre - 1984

Mais detalhes no link abaixo: 


Jornal do Brasil 26/11/1984

Jornal Última Hora 30/11/1984







Clique na imagem abaixo para ver o catálogo das atrações do Circo Voador




 1990


Nenhum comentário:

Postar um comentário