imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

terça-feira, 26 de abril de 2022

Jornal - Lançamento do Livro do Mestre Nestor - 1981

O lançamento do primeiro livro da trilogia escrita pelo Mestre Nestor "O Pequeno Manual do Jogador de Capoeira" foi realizado em Brasília, 7 de novembro de 1981 - Correio Braziliense (Matéria da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

Fez parte do lançamento uma roda de capoeira que contou com a presença de Mestre Leopoldina, Mestre Tabosa e outros.

(*) Curiosidade: Mestre Leopoldina e Mestre Nestor dormiram na Academia Tabosa, onde Mestre Tabosa passou a morar.

        

1984 Evento Circo VoadorMestre Tabosa foi convidado para o evento Circo Voador “Encontro Mundial do Meio Ambiente e os 500 Anos do Descobrimento da América”, realizado no Rio de Janeiro. Mestre Tabosa levou seus alunos vestidos de terno branco para homenagear o Mestre Bimba e convidou Mestre Onça-Tigre - aluno de Mestre Bimba e fizeram uma apresentação surpreendente.



 Mestre Nestor narra esta passagem em seu livro na edição revisada:

The Little Capoeira Book, Por Nestor Capoeira - Página 197

Clique no link para conferir o trecho em inglês:  The Little Capoeira Book, Revised Edition - Nestor Capoeira - Google Livros

Tradução:

"Mestre Onça-Tigre, um jogador mais velho (mais de 60 anos em 1984) da linhagem de Bimba que introduziu a capoeira em Brasília, leu um texto que revisava a chegada dos primeiros Africanos até nossos dias. (Na noite em que Mestre Hélio Tabosa, que foi do Rio a Brasília e se tornou uma das referências mais fortes da capoeira da capital, fez uma exposição em seu grupo, Onça-Tigre de terno escuro e gravata roubou a cena ao se defender com um guarda-chuva, enquanto Tabosa o "atacou" com uma faca. Onça-Tigre mostrou que alguns capoeiristas, como um bom vinho, melhoram quando envelhecem.)" 





Alunos: Kaíka, Edna, Popó, Bailarino, Japão, Macaco, Boca e Herald


Alunos: Edna, Kaíka, Popó, Boca, Mestre Tabosa, 
Bailarino, Japão e Herald


Clique no link abaixo para mais detalhes sobre o evento

Mestre Tabosa no Circo Voador com seus alunos e Mestre Onça Tigre:
Blog do Mestre Tabosa: Mestre Tabosa no CIRCO VOADOR com seus alunos e Mestre Onça Tigre

Resgate do VÍDEO de Defesa Pessoal no Circo Voador entre os Mestre Tabosa e Mestre Onça Tigre em 1984
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/12/extra-extra-extra-resgate-do-video-de.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário