imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

domingo, 27 de janeiro de 2019

Participantes do Primeiro Evento "Berimbau de Ouro" são homenageados na chula de Mestre Toni Vargas

Mestre Toni Vargas fez esta chula homenageando os Mestres que eram a base do Grupo Senzala, quando participaram do "Berimbau de Ouro" em 1967, 1968 e 1969. Citou os Mestres: Paulo e Rafael, Peixinho (Mestre de Mestre Toni Vargas), Itamar, Gato, Maranhão, Gil Velho, Garrincha, Cláudio de Brasília, Nestor, Sorriso, Tabosa, Mosquito e Borracha.
Clique na foto para ouvir a chula!

https://soundcloud.com/bambuonze/berimbau-de-ouro?utm_source=soundcloud&utm_campaign=share&utm_medium=facebook&fbclid=IwAR2lDRl295WGNtoFr0-Ruy_zqg_mbiJBSF1ayKKV1Xzs6ofIm6uDO4OyC-0

Foto: Jogo de Mestre Gato do Grupo Senzala e Mestre Tabosa e Mestre Peixinho no berimbau.
(Acervo do Mestre Itamar)

Foto(20/06/1967) Mestre Rafael (representante do Grupo Senzala) recebendo o Berimbau de Ouro.
Atrás, Sr. Nobrega Fontes (Patrono do Troféu Berimbau de Prata da Federação de Pugilismo do Estado do Rio de Janeiro)  Mestre Itamar, Mestre Garrincha, Mestre Peixinho, Mestre Sorriso.

(*) A partir do evento “Berimbau de Ouro” todos os participantes passaram a usar a corda vermelha de Professor, pois já davam aulas de capoeira. Posteriormente a comunidade passou a chamá-los de Mestres.

Grupo do Rio: Rafael e Paulo, Marcelo (Peixinho), Itamar, Gato, Maranhão, Gil Velho, Garrincha, Nestor, Mosquito, Preguiça e Borracha. (3 anos consecutivos)

Grupo de Brasília: Hélio Tabosa (20 anos), Cláudio e Fritz (Fritz, 21 anos) (3 anos consecutivos)

Em 1969 Hélio Tabosa leva o Adilson (17 anos)






Nenhum comentário:

Postar um comentário