imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Mestre Tabosa é homenageado pelo CREF7 - Conselho Regional de Educação Física 7a. Regional - 2010

Mestre Tabosa recebeu do CREF7/DF - Conselho Regional de Educação Física da 7a. Regional do Distrito Federal a Medalha de Honra ao Mérito em 2010, por ter se destacado com ações de expressivas contribuições à profissão de Educação Física/Esportes.






Mestre Tabosa foi homenageado junto com os pioneiros da Educação Física do Distrito Federal:

Ary Façanha de Sá
Domingos Antônio Camargo Guimarães
João José Viana - Pipoka
Marco Antônio de Morais
Mário Ribeiro Canarino Filho
Mileno Antônio Tonissi
Vega Senna Jerônymo

Palestra do Prof. Dr. Lamartine Pereira da Costa

Mestre Tabosa foi indicado pelo Mestre Paulão para o CREF7 e aceito por unanimidade. Compartilhou sua alegria com Mestre Adilson, Mestre Cláudio Danadinho, amigos, alunos e seus familiares.







CREF7/DF - Conselho Regional de Educação Física – 7ª. Região


Of. CREF7 no. 0188/2010. Brasília, 13, de outubro de 2010.

Exmo. Sr.

HÉLIO TABOSA DE MORAIS
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA


          É com muito orgulho que, em nome deste Conselho Regional de Educação Física da 7ª. Região - CREF/DF, tenho a honra de informar que V. Exa. foi um dos nomeados para ser agraciado com a MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO DO CREF/DF, a ser entregue em solenidade realizada no decorrer da XV Convenção Brasília Capital Fitness, no Auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, na noite do dia 22 de outubro de 2010 às 19h00, em homenagem a pessoas que tenham se destacado com ações de expressiva contribuição à Profissão de Educação Física, dentre as quais, encontra-se V. Exa.

       O evento será seguido de coquetel, no qual estarão presentes diversas autoridades e personalidades do cenário político, profissional e social, ligadas à Educação Física e ao Desporto no Brasil.

         Certo de contar com sua digníssima presença para o agraciamento acima mencionado, e aguardando confirmação, apresento minhas mais respeitosas saudações.

 Atenciosamente,

                               José Ricardo Carneiro Dias Gabriel

CREF 000375-G/DF
  Presidente CREF7



Entrega de medalha de Honra ao Mérito do Conselho Regional de Educação Física da 7a. Regional - CREF7:


Clique na imagem abaixo para assistir o Vídeo do Discurso do Mestre Tabosa na entrega da Medalha do CREF - Conselho Regional de Educação Física 


Foto: Mestre Tabosa, Mestre Adilson e Mestre Cláudio Danadinho

Fonte - Órgão Divulgação do CREF7 - ANO XI No. 23 - Julho/2011:
https://drive.google.com/file/d/1jADasYYrr9Pj5UOvA4OIR_N7tDv13O9y/view?usp=sharing

Em 2010 os homenageados foram o professor Ary Façanha de Sá, como um dos responsáveis pelo lado esportivo do DF e pioneiro da Educação Física, é o idealizador dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s desde 1969 realizando os Jogos na cidade do Rio de Janeiro; a professora Mieko Kurodi, professora de ginástica Rítmica com excelentes trabalhos em escolas públicas e particulares no DF e também na educação física escolar; o profissional Hélio Morais, conhecido como o grande professor Tabosa, professor de ginástica geral e de capoeira; a professora Marisete Peralta, profissional/professora da UNB onde desenvolve trabalho na área de saúde com idosos; o professor Lúcio Rogério, pessoa esta que foi um dos mobilizadores para criação do Conselho Regional primeiramente como Seccional e depois CREF7/DF, primeiro presidente eleito do CREF7 e um dos lutadores pela regulamentação da profissão e pelo reconhecimento e valorização do profissional de Educação Física; o médico Dr. Vega Senna, é considerado um dos pioneiros da educação física do DF pela sua contribuição junto às escolas públicas do DF na década de 60, implantando o serviço médico nas escolas como auxílio os professores daquela época; homenageado o professor João José Viana, atleta profissional de basquetebol, todos o conhecem como Pipoca com reconhecimento internacional como atleta, teve seu inicio no esporte por meio da educação física escolar estudando em escola pública, e hoje formado em Educação Física; o professor Mileno Antonio Tonissi, professor pioneiro na educação física escolar no DF, coordenador, criador e idealizador do primeiro curso de Educação Física no DF a extinta Faculdade Dom Bosco de Educação Física e depois da Universidade Católica de Brasília, foi pioneiro na implantação do projeto Rondon e do Projeto Bosquinho na área de Educação Física no DF realizando várias atividades relacionadas a Educação Física no Brasil; finalmente o “mor” dos homenageados, o professor Marco Antônio de Morais assim como o Professor Mileno, foi um dos primeiros a chegar no DF, trazido especialmente para implantar a educação física no DF e lógico um pioneiro da Educação Física, foi diretor da extinta Fundação Educacional, implantou o sistema médico de atendimento nas escolas públicas na década de 60 e hoje é memória viva e de um acervo enorme sobre a educação física no DF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário