imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Mestre Tabosa nos JEBs - Jogos Escolares Brasileiros

1986 - Mestre Tabosa Implantou o Regulamento para a Capoeira nos JEBs (inovação)

A capoeira foi incluída nos JEBs em 1985 e Mestre Tabosa recusou o convite por causa do regulamento ser da Confederação Brasileira de Pugilismo, dado a sua experiência nos Campeonatos Brasileiros que vivenciou como Treinador.

Outros assumiram e devido as brigas nas competições e na plateia, quase a capoeira foi retirada dos JEBs.

Mestre Tabosa foi convidado mais uma vez 
em 1986 para ser Coordenador Nacional e Criar o Regulamento para a Capoeira.

O Regulamento do Mestre Tabosa criado em 1986 foi um Marco para que a capoeira ganhasse notoriedade e servisse de exemplo, a ponto da Organização dos JEBs exigir que todas as modalidades também passassem a adotar o mesmo método de formação e em demonstração deste reconhecimento, a Organização Homenageou a Capoeira através do Cartaz dos JEBs de 1989.

        (*) Mestre Tabosa Coordenou os JEBs com êxito:

1986 – XV JEB - Vitória
(Adjunto: Mestre Peixinho)

1987 – XVI JEB - Mato Grosso dos Sul 
(Adjunto: Mestre Macaco e Técnico de ES: Mestre Luiz Paulo)

1988 – XVII JEB - São Luiz do Maranhão
(Adjunto: Professor Barbieri e Arbitro: Mestre Gato)

1989 - XVIII JEB - Brasília
(Adjunto: Professor Barbieri)



Clique nas imagens abaixo para aumentar!


Mestre Tabosa Coordenando os JEBS de 86 em Vitória - ES
(Acervo do Mestre Abdi Ramos)


Foto de lado para destacar o detalhe da data (julho de 86)

Após sucesso na Coordenação em 1986, Mestre Tabosa convidou os "Velhos Mestres" a partir de 1987 para julgarem as competiçõesItapoan e Eziquiel representando a capoeira Regional e João Pequeno e Paulo dos Anjos representando a Angola, além de um quinto para ser ímpar, revezando comoGato da Senzala, Garrincha da Senzala e Suassuna.

Mestre Tabosa pediu para sair da Coordenação devido a retirada dos "Velhos Mestres" dos JEBs.

A seguir a história narrada pelo Mestre Tabosa para o Projeto Saberes dos Mestres na Capital - 1a. Edição, idealizado pelo Mestre Tiago Baldez e Mestre Daniel Mioju, com Salvaguarda do IPHAN.

Gostaríamos de agradecer o Mestre Luiz Paulo, Técnico da "Seleção Capixaba do Espirito Santo" pelas fotos, jornais e pelo nome das atletas que estão presentes nessa foto: Maqui (Maria Guilhermina) Campeã Brasileira de Capoeira, Claudinha Vieira e Marcela (Vila Velha).

"É bom registrar que participamos de todos os campeonatos brasileiros de capoeira que tiveram, o que me deu experiência para quando fui chamado por Sergio Graça da Seed/Mec, Secretaria de Educação do Ministério da Cultura, a coordenar em nível nacional a capoeira no Jebs (jogos estudantis brasileiros), quando a mesma participava pela primeira vez como modalidade competitiva, no Jebs de 1985! Mas quando perguntei como seria o regulamento e Serjão me falou, o mesmo da Confederação de Pugilismo, neguei minha participação como coordenador, o que causou surpresa por ser tratar historicamente da primeira vez da capoeira neste tipo de certame. Outros coordenaram e quase que a capoeira foi retirada do Jebs, chegaram a cogitar a saída da capoeira dado a confusão que foi!

(*) Todos os Jornais desta publicação são da Biblioteca Nacional 




Sergio me chama de novo e pergunta se eu faria um regulamento para que a capoeira continuasse no Jebs! Então fiz um regulamento onde os participantes atletas, jogariam Capoeira numa roda oficial onde seriam aferidos por 5 juízes que de forma subjetiva dariam suas notas do jogo!

(*) Todos os Documentos desta publicação são do acervo pessoal de Mestre Tabosa


página 1 de 19


página 19 de 19












Foto da esquerda para a direita nos JEBs:
Mestre Macaco - MG, Mestre Itapoan - BA,
Mestre Gato - RJ, Mestre João Pequeno - BA, Mestre Tabosa - DF,
Mestre Eziquiel - BA, Mestre Gladson - SP e Mestre Luiz Paulo - ES (agachado)



Foto de Confraternização
Mestre Paulo dos Anjos - BA, Mestre João Pequeno - BA, 
Mestre Itapoan - BA, Professor Sérgio Graça - DF (SEED MEC),
Pimpa - Esposa de Mestre Gato, Mestre Gato - RJ, Mestre Eziquiel,
Mestre Tabosa - DF e Mestre Macaco - MG
(Acervo particular de Mestre Tabosa)

Foto de Confraternização
Mestre Itapoan - BA, Mestre João Pequeno - BA,
Mestre Paulo dos Anjos - BA,
Mestre Gato - RJ, Mestre Eziquiel - BA,
Mestre Tabosa - DF e Mestre Macaco - MG

(Acervo particular de Mestre Tabosa)


Depoimento do Sérgio Graça sobre os JEBs 
para o livro do Mestre Tabosa
 "O Filho de Xangô" lançado em 2009 

Clique na imagem abaixo para ler outro depoimentos que
constam no livro de Mestre Tabosa!






Agradecemos o Professor/Jornalista na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Luizão Almeida, encontrou um dos Certificados Originais da Coordenação do Mestre Tabosa dos JEBs. O certificado acima é da cidade de Vitória, datado em 1986 e assinado pelo Diretor Geral do DEARES, Fernando Granhin Cavalcanti e pelo Secretário de Educação Física e Desporto do Ministério da Educação, Bruno Silveira.

Primeiro eu queria passar ao estudante jovem ainda, que o mais importante que ganhar, era ele ter registrado na história dos JEBS sua participação de uma roda oficial e que foram avaliados por 5 “mestres”

 (*) Jornal "A Gazeta" do acerto do Mestre Luiz Paulo - ES



Clique na imagem abaixo para ver mais fotos do acervo do Mestre Luiz Paulo  - ES!











Isso, portanto aconteceu em Vitória - ES em 1986, dando tão certo, que na minha segunda coordenação em 1987 já pude colocar o que eu mais pretendia, 5 mestres de renome como: Itapoan e Eziquiel representando a capoeira REGIONAL e João Pequeno e Paulo dos Anjos, representando a ANGOLA, além de um quinto para ser ímpar, revezando como: Gato da Senzala, Garrincha da Senzala e Suassuna!


Mestres (Adjuntos e Árbitros) durante a Coordenação do Mestre Tabosa:

Mestre João Pequeno: João Pereira dos Santos
Mestre Paulo dos Anjos: José Paulo dos Anjos
Mestre Eziquiel: Eziquel Martins Marinho
Mestre Itapoan: Raimundo César A. de Almeida
Mestre Gato: Fernando C. Cavalcanti de Albuquerque
Mestre Macaco: Ricardo Penna Machado 
Mestre Peixinho: Marcelo Azevedo Guimarães
Mestre Garrincha: Sérgio Sacramento
Mestre SuassunaReinaldo Ramos Suassuna


Foram 4 anos de coordenação com sucesso, onde a filosofia que eu queria se fez, onde os garotos participaram de uma competição, mas com o espírito de priorizar e de fazer seu  melhor  jogo  na  frente  de  renomados  Mestres,  numa  Roda  Oficial, coisa que poucos teriam a oportunidade!

Isso deu tão certo que a organização dos JEBS, exigiu de todas as modalidades que tinham históricos somente de competição, que também passassem a exigir de seus atletas e alunos em fase de formação, o nosso modelo!
 
Claro que para isso acontecer foi necessário que pessoas que estavam situadas em cargos de poder  dentro  do MEC,  como  da  própria  SEED-MEC,  tivessem  uma  cabeça  aberta  para  o  novo,  como  os  Professores  Bruno  da  Silveira  e  Turibio,  além  da  flexibilidade  de  quem me  chamou  para  coordenar,  o  Professor  Sérgio  Graça.
 

Quando resolvi o problema da competição da capoeira no JEBS, surgiu um outro problema. Eu não sabia que os alunos atletas teriam que passar quase uma semana pelo JEBS!

Foi aí que agregamos ao regulamento outras fases para que a Unidade Federativa, o Estado, se sagrasse campeã, ou seja, entreter os alunos por quase uma semana.


Num dia, a equipe (UF) tinha que fazer uma exibição de capoeira mostrando sua capacidade de criação, num outro a equipe (UF) mostrando os toques de berimbau. Toda a equipe (UF) tinha que entregar uma pesquisa sobre capoeira ou outro assunto pertinente, sendo o somatório  da  roda  da  competição  com  essas  outras  fases,  os  requisitos  para  dar  o resultado da (UF) ou equipe campeã! O campeão da roda, além de somar para a equipe, tinha sua situação em destaque, claro!






(*) Cartão Postal do acervo do Mestre Tabosa que foi usado no cartaz dos Jebs em 1989 influenciado pelos trabalhos apresentados pelos alunos de capoeira 
 

(*) Cartaz dos Jebs de 1989 do acervo do Mestre Tabosa

ESPORTE NA ESCOLA

Os XVIII Jogos Escolares Brasileiros como Marco Reflexivo 

Ministério da Educação - Secretaria de Educação Física e Desporto
 

"DO CARTAZ No intuito de se estabelecer uma sintonia com a proposta dos JEBs 89buscou-se produzir um cartaz que expressasse toda essa reorientação empreendida aos Jogos. Assim sendo, optou-se pela representação de uma Roda de Capoeira, considerando-se a significação desta manifestação esportivo-cultural na evolução da nação brasileira, e por ter sempre representado: — um caráter de ruptura frente à dominação; — um sentimento de integração, de união, entre aqueles que participam da Roda; — uma estreita relação com as origens do povo brasileiro. Portanto, a opção pela Capoeira como temática do cartaz, constituiu-se num reconhecimento desta como manifestação histórica de contestação às relações autoritárias e que, a partir dos JEBs de 1986, vem se desenvolvendo com forte vinculação com a perspectiva do Esporte-Educação."  Brasília: SEED/MEC, 1989


Neste quarto ano que coordenei, já sentia por parte de alguns coordenadores de algumas unidades federativas, a vontade de tirar os Mestres mais velhos da posição de Juiz, por acharem lentos na sua avaliação do jogo e substituírem por mestres mais jovens!

Fiz  uma  reunião  com  todos  os  Mestres  e  expliquei  o  motivo  da  minha  saída, e  querendo também  ver  com  outro  coordenador,  como  se  comportaria  esse  tipo  de regulamento!

Interessante que Mestre João Grande, o mais velho, pediu a palavra e disse: não entendo, eu já sei quem vai ganhar o jogo, logo na forma que o capoeira desce no berimbau!

Depois dessa eu não tinha mais o que falar!


Tiraram os velhos mestres, chamaram apenas mestre Itapoan sob nova coordenação, que se negou em detrimento a saída dos velhos mestres e a Capoeira praticamente saiu do JebsAtualmente vejo professor Tiago Baldez, buscar essa essência para fazer o resgate!
 
(Mestre Tabosa sai da Coordenação em 1990 antes da data do ofício abaixo) 



Mestre Paulo Pintor da Delegação de Minas manifestando-se
sobre a retirada dos Velhos Mestres dos JEBs e da organização em 1990




Prof. Bob fez uma Live com o Mestre Albino do Grupo Escravos Brancos (PI) sobre os JEBs - Jogos Escolares Brasileiros no dia 07/06/2020. 

A Live teve a duração de 3 horas, mas Mestre Albino nos autorizou selecionarmos as partes relacionadas somente aos JEBs, os quais separamos por perguntas, gerando 12 vídeos.

Foi uma verdadeira aula de quem vivenciou as competições com louvor.

Clique nos links a seguir para assistir as respostas do Mestre Albino sobre os JEBs


Como era o novo formato para os JEBs criado pelo Mestre Tabosa?

Havia uma separação no julgamento entre Angola e Regional?

Como era a avaliação?

As Competições eram por Peso ou por Graduação?

Como era a amizade nos JEBs?

A formação de Instrumentação já existia nos JEBS?

Quais jogos eram julgados: Regional e Angola?

Usavam bandeirinha ou nota para julgar nos JEBs?

Os JEBs Contribuíram para a Capoeira?

Como foi a retirada dos "Velhos Mestres" como Juízes? 

Conclusão sobre o assunto e falar sobre o vinil dos Jebs


Mestre Tabosa foi convidado pelo Mestre Tiago Baldez para a abertura dos JEBs 2015, palestra e oficina

Clique na imagem abaixo para ver mais fotos!








Hoje, dia 08/04/2021, o Jornalista Luizão Almeida presenteia Mestre Tabosa com o Certificado de Coordenação dos JEBs em Vitória, 35 anos depois.


Recebi depois de 35 anos do feito acontecido, mas como tempo é algo muito relativo que pra mim parece que foi ontem!

Meu camarada Luizão, professor da rede, "que achou o documento", capoeira e companheiro de canoagem, além de jornalista e com a força dos astros no dia do jornalista, achou essa preciosidade que pra mim tem peso de ouro!

Obrigado meu irmão Luizão e abraço,

Tabosa



Depoimento do Mestre Albino sobre os JEBs
quando foi Técnico pelo Estado do Piauí







PDF completo da coletânea de Depoimentos sobre os Esportes (11 páginas):


LIVE - A História dos JEBs - Jogos Escolares Brasileiros Baseados em Fatos:
http://mestretabosa.blogspot.com/2023/07/live-historia-dos-jebs-jogos-escolares.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário