imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

quarta-feira, 28 de abril de 2021

A Primeira Turma do Mestre Skisyto em Fortaleza - CE em 1979

Extra, extra!! Gostaríamos de agradecer o Contramestre Júnior CM Petróleo, grande pesquisador, descendente do Mestre Samuray, descendente e Mestre Skisyto e consequentemente descendente da Academia do Mestre Hélio Tabosa, por ter resgatado uma verdadeira relíquia. Esta foto é de uma apresentação que Mestre Paulão Ceará fez na UFFEC em Fortaleza - CE em 1979: Gurgel, Paulão, Zé Pretinho, Dingo, Dunga e Canário, entre outros. Após esta apresentação, Mestre Skisyto passou a dar aulas para eles. Estas informações e outras fotos estão no livro do Mestre Paulão Ceará intitulado “O que Vi e Vivi na Capoeira” recém publicado.


No livro do Mestre Paulão Ceará ele menciona todos que ele tem memória que estão na foto: 
Gurgel, Paulão, Macarrão, Squisito, Fernando do Cavaco, Zé Pretinho, Dingo, Dunga e Canário

Abaixo, parte do texto retirado do Livro “O Que Vi e Vivi na Capoeira” do Mestre Paulão Ceará, referente a foto acima:

"A gente conheceu o Squisito em uma apresentação que fazíamos em um dos lugares que eu dava aulas de Capoeira conhecido como UFFEC. Então fizemos amizade a partir deste momento. Passamos a aprender com ele, que é aluno do Mestre Tabosa, que tinha intercâmbio com o Grupo Senzala e sua técnica era mais apurada em nível de queda e postura. Tinha também a organização do treino, que era a ginástica calistênica voltada para a Capoeira e uma vasta experiência para a época." 



 


 

16 comentários:

  1. Esses eventos ficaram mto famosos na época e a notícia se espalhou pelos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, chegando até o Ceará! Handerson Vieira

    ResponderExcluir
  2. Desses aí, Canário, Dingo e Paulão iam mto à Recife jogar na rida do mesrre Zumbi Bahia tidis is domingis no Alto da Sé em Olinda. Tanto eu quanto Birilo aprendemos vários movimentos com eles...bons tempos aqueles!!!! Saudades.... Handerson Vieira

    ResponderExcluir
  3. Nós sabíamos que o mestre deles era o Skysito, pois eles tinham mto orgulho em divulgar o próprio mestre.... Handerson Vieira

    ResponderExcluir
  4. Mas eu só vim conhecer o Skysito em Bsb no ano de 1981/82... Handerson Vieira

    ResponderExcluir
  5. Quando eu comecei à treinar com o Mestre Bigode em janeiro de 79 em Recife, tinha um mestre Zumbi Bahia que era deficiente por poliomielite; ele tinha bons alunos como o atual mestre Branco e mestre Meia Noite e o famoso, atualmente, Avestruz que é o Antônio Nóbrega lá de Recife.... Handerson Vieira

    ResponderExcluir
  6. O mestre Zumbi Bahia realizava uma roda de capoeira em Olinda todos os domingos às seis da tarde.... Handerson Vieira

    ResponderExcluir
  7. Alunos do Mestre Bigode e mestre Mulatinho compunham essas rodas... Handerson Vieira

    ResponderExcluir
  8. Esses eventos ficaram mto famosos na época e a notícia se espalhou pelos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, chegando até o Ceará! Handerson Vieira

    ResponderExcluir
  9. Foi aí que tivemos a grata satisfação de ter contato com os alunos do mestre Skysito... Handerson Vieira

    ResponderExcluir
  10. Quando eu cheguei em Bsb em 1981, vom com o propósito de treinar com o Mestre Tabosa, mas tbm com a determinação de conhecer o Mestre Skysito por indicação do Paulão Ceará, Canário e Dingo.... Handerson Vieira

    ResponderExcluir
  11. Bambu Onze preciso falar que essa foto foi compartilhada, Eu 👀 (atento) encaminhei pra vc.. Contramestre Petróleo.

    ResponderExcluir
  12. Que beleza Petróleo, ótimo registro perdido no tempo, valeu! Hélio Tabosa

    ResponderExcluir
  13. Mestre Paulão, "salve"!
    Recebi seu livro que adquiri, na intenção de conhecer as entranhas da história de cada pessoa ligada a Capoeira, como também incentivar a força que um livro trás na contribuição do conhecimento.
    Li com a devida atenção e se me permite, apesar do livro já ter sido lançado, mas a título de contribuição a história da nossa Capoeira:
    1- Não me lembro do mestre Gato (Senzala) tivesse sido sócio da academia Nissei, acho que ele dava aula lá, pois o dono da Nissei era de um camarada nosso, que apesar de judoca, dentro do grupo Senzala o chamamos de "Maranhão"!
    "Maranhão", participou dos três "Berimbau de Ouro", pois ele tocava um berimbau maravilhoso e cantava muito bem, junto com mestre Itamar.
    Achei essa história importante para não se perder no esquecimento.
    2- Falando em "Berimbau de Ouro", você citou o nome de alguns, mas esqueceu de citar seu amigo aqui, pois participei dos três "Berimbau de Ouro", sendo até o pivô da entrada do saudoso Peixinho, quando a pedido do mestre Cláudio Danadinho criei uma coreografia onde o Peixinho me atacava com um berimbau, que o Rafael Flores quis que nos apresentássemos nos três anos!
    Tivemos também a presença do mestre Fritz de Brasília e do mestre Adilson no último ano de disputa.
    3- Em relação ao Jeb's, onde tivemos a presença dos nomes citados dos mestres de renome na Capoeira, mas vale dizer que desde 1986 a 1990, fui eu que como coordenador em nível nacional, recomendei esses nomes a coordenação do Jeb's a presença deles, o que deu um peso todo especial aquele evento!
    Colaboro com esses destaques em prol apenas da elucidação complementar da história.
    Devo parabenizá-lo pelo livro, que tem uma narrativa que flui de maneira, digamos, saborosa. Tabosa

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Mestre Tabosa, Salve!!!! Primeiramente gostaria de apresentar as minhas desculpas por eu ter cometido esses esquecimentos: 1. Sobre o Maranhão eu o conheci, mas nem me realizei em relação a citá-lo porque a informação na época que eu tinha e que o Mestre Gato tinha uma sociedade com eles. 2. Sobre o Berimbau de Ouro eu tirei do Texto do Mestre Itamar que me escreveu e viveu aquele momento. Não cita sua participação como coreografo e que o nosso Saudoso Mestre Peixinho tinha entrado nesse momento. 3. Sobre o JEBs minhas desculpas mais uma vez, mas afirmando que na próxima edição farei a correção. Sabe Mestre Tabosa, a minha maior preocupação era essa de escrever o Livro e esquecer alguém, um Fato Importante ou mesmo a minha própria História, como aconteceu e tem ainda várias histórias que esqueci e depois que li o Livro como um leitor vi que ainda tem coisas pra contar e farei na próxima Edição. Obrigado por me orientar como sempre o fez. abraços fraternos, SALVE! Paulão

    ResponderExcluir
  15. Hehehe, bom dia meu irmão!
    Apenas quis colaborar com a história da nossa Capoeira!
    Quanto ser coreógrafo do Berimbau de Ouro, hehehe, longe disso!
    Eu fiz a coreografia de um esquete, que era o jogo do pau, para apresentar no Berimbau de Ouro, para que o Peixinho que não foi chamado pudesse entrar, no mais eu participei da roda de exibição mesmo e no último, quando o irmão do Gato não foi, o Gil velho, eu fiz com o Gato o jogo da faca que os dois faziam!!!
    Mas, isso é bom, porque teremos um segundo livro!
    E quanto ao Itamar, às vezes ele me telefona pra que eu relembre ele de alguma coisa daquela época, até mesmo já me perguntou se eu tinha participado do Berimbau de Ouro, falei dos três, hehehe e se tinha sido eu que levei a Senzala pra Brasília!!!! Tabosa

    ResponderExcluir
  16. Pois é, hehehe! Bom dia Mestre! Pois é rapaz. Tem estas coisas que as pessoas não falam, mas agora você me falando da sua participação foi muito importante e significativa na Senzala. Mas o livro já está quase acabando, graças a Deus. Eu vou fazer a segunda edição e vou completar. Foi muito bom, obrigado mesmo. Obrigado! Paulão

    ResponderExcluir