imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Discografia da Academia Tabosa desde 1974 e Participações (diretas e indiretas)

Em virtude das comemorações dos 50 anos da História da Academia da Tabosa e 60 anos de dedicação do Mestre Tabosa à Capoeira Regional vamos disponibilizar os registros da musicalidade valorizada na Academia Tabosa ao longo do tempo.

Uma das memórias afetivas dos alunos e amigos que frequentavam a Academia Tabosa era a atmosfera criada pelo Mestre Tabosa ao colocar no Toca Discos os LPs (long-plays) gravados na década de 60 preenchendo a sala inteira e deixando ecoar porta afora, um convite para subirem as escadas seguindo a voz dos Velhos Mestres, os Precursores da Capoeira.

Narrada diversas vezes em depoimentos ou em encontros, a Discografia da época foi tatuada em nossas almas, registrando a História da Capoeira e a Ancestralidade, assim como a lembrança das amizades firmadas por anos de convivência, os risos, as brincadeiras, os abraços, os uniformes, as festas de graduações, os treinos em frente ao espelho ou em duplas, a mística das rodas cantando as mesmas cantigas, os toques do berimbau, do atabaque e do pandeiro aprendidos nos Discos de Vinil. 

Gostaríamos de parabenizar o Site "ABC de Grandes Mestres de Capoeira" que propiciou a pesquisa e disponibilizou os arquivos em MP3 para que todos possam ouvir o som original dos LPs.

PDF Completo:
https://drive.google.com/file/d/1G1ihB7Fbs3l-6uf57leJsQPqIsh9jYp9/view




LP do Mestre Bimba - Gravado em 1962:

LP do Mestre Traíra, Cobrinha Verde e Gato Preto - Gravado em 1963: 

LP do M Pastinha, Waldomiro Malvadeza e Raimundo Pequeno - Gravado em 1969:



Seguem mais dois discos de vinil que também fazem parte da Discografia da Academia Tabosa: O LP do Mestre Camafeu de Oxóssi e o LP do Mestre Nestor (lançado junto com o livro).



Site de pesquisa: Memórias da Capoeira

Site de pesquisa: Loko por Capoeira 
 

O LP “Afro Sambas” de Baden Powell e Vinícius de Moraes e o LP do Paulo César Pinheiro eram tocados em momentos festivos como os batizados, quando a sociedade e familiares acompanhavam os alunos da Academia Tabosa e aguardavam os eventos começarem.




Pesquisa: DJ Cliffy

Pesquisa: Paulo César Pinheiro - Tema
 

Mestre Tabosa fez parte do Projeto como esforço político junto à Secretaria de Educação Física e Desporto no Plano Nacional de Capoeira  do MEC para a realização do LP do Mestre Eziquiel, João Grande e João Pequeno, gravados em 1989, na época em que Coordenava os JEBs, assim como ajudou a vender o LP do Mestre Paulo dos Anjos na Academia Tabosa da 109 Norte em 1991.







Pesquisa no Site:
O ABC de Grandes Mestres de Capoeira

Pesquisa no Site: Discogs

Pesquisa: Memória Discos


Nos dias 16 e 18 de maio de 1998, gravação do CD “Capoeira na Escola”, em Ceilândia, Distrito Federal, com a participação dos Mestres Tabosa, Pombo de Ouro, Barto, Polêmico, Squisyto, Adelmo e Lucas, os Pró-Mestres Bom Menino e Zangado, e Docentes Peter Faluhelyi, Lua Bonita, Hércules, Bezerra e Carlos Bimbato, sob a regência do Maestro Marley. Produção do Grupo Meia Lua. (informações no vídeo)



Pesquisa: Canal João Couto Teixeira (a partir do intervalo: 12:52)

CD completo: https://www.youtube.com/watch?v=Q-LCO4klwa4 



------------------------------------------------------------------------------------------

Links dos Depoimentos da História da Capoeira de Brasília

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 1:
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/comemoracao-dos-50-e-60-anos-do-mestre.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 2:
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 3:
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/05/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 4:

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 5:
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/07/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 6:
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/08/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário