imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 5

 

Em virtude das comemorações dos 50 anos da História da Academia da Tabosa e 60 anos de dedicação do Mestre Hélio Tabosa à Capoeira Regional.
Este depoimento, em especial, faz parte do Livro "O Filho de Xangô" do Mestre Tabosa lançado em 2009, Vivências, Apresentações e Eventos realizados juntos e delegados aos alunos assumindo responsabilidades e assim evoluindo na Capoeira e na Ginástica Localizada Brasileira. 

Catalogamos 575 nomes entre milhares e milhares de Alunos de Capoeira e Ginástica da UnB e Academia Tabosa ao longo do tempo. Mapeamos os mencionados, os mais lembrados e os registrados nos Jornais de Brasília, quando recebiam suas graduações. 

Criamos a Árvore Genealógica do Mestre Tabosa na Capoeira com seus Alunos e Descendentes diretos que deram Continuidade aos seus Ensinamentos.

Agradecemos desde já a todos os discípulos de Mestre Tabosa pela parceria e pela fidelidade.







Clique no link abaixo para visual melhor os nomes de alguns
dos Alunos do Mestre Tabosa ao longo do tempo






Clique no link abaixo para visualizar melhor a Árvore Genealógica
dos Alunos e Descendentes diretos ao Mestre Tabosa que deram continuidade aos seus ensinamentos e valores: 
https://drive.google.com/file/d/125TAP-AjAmrSfPkt6rbhagXUw5duDsX-/view


Gostaríamos de agradecemos o Depoimentos da Maria Olivia Lamazière, aluna de Ginástica Localizada Brasileira do Mestre Tabosa na Academia Tabosa e em outros espaços de Brasília.

Incluímos na catalogação seu nome entre milhares e milhares de alunos de capoeira e ginástica da UnB e Academia Tabosa ao longo do tempo.

Totalizado agora 576 entre os mencionados, os mais lembrados e os registrados nos Jornais de Brasília, quando recebiam suas graduações.



PDF COMPLETO da série Trajetória, Influencia e Formação dos Alunos de Capoeira e Ginástica  (15 páginas): 
https://drive.google.com/file/d/1g1yOXSZK1tyQ39uG3GJTgm9S9otu5OH8/view
Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 1 - Livro "O Filho de Xangô"
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/comemoracao-dos-50-e-60-anos-do-mestre.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 2 - Livro Digital "Capoeira Patrimônio Imaterial"
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 3 - Histórias dos Esportes em Brasília
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/05/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 4 - Origem do Salve da Capoeira

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 5 - Trajetória, Influencia e Formação dos Alunos de Capoeira e Ginástica 

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 6: Citações e Homenagens ao Mestre Tabosa
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/08/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário