imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 3

  

Em virtude das comemorações dos 50 anos da História da Academia da Tabosa e 60 anos de dedicação do Mestre Hélio Tabosa à Capoeira Regional, faremos uma série de postagens com depoimentos de discípulos e amigos que vivenciaram a História da Capoeira de Brasília e outros esportes junto com ele.

Estes depoimentos fazem parte de uma coletânea que fala da História do Esporte de Brasília passando pelo Judô, Capoeira e Ginástica.

Agradecemos desde já o depoimento do Sensei Júlio Adnet que contou diversas passagens vivenciadas com o amigo e discípulo Mestre Tabosa.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Mestre Herald, mestre avançado e do Júlio, ambos discípulos do Mestre Tabosa.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Mestre Nestor e do Kaíka, discípulo do Mestre Tabosa. Estes depoimentos relatam um episódio que aconteceu no Evento CIRCO VOADOR realizado em 1984 no Rio de Janeiro.

Mestre Tabosa escolheu muito bem seus alunos para o evento. No caso, o Kaíka, a quem agradecemos a sua visão do evento como participante ativo, na época era corda amarela na Capoeira com Mestre Tabosa e faixa preta no Karatê com o Sensei Altamiro Cruz (Didi).

Gostaríamos de estender nosso agradecimento emocionado para o Mestre Herald que viajou no tempo e escreveu um Depoimento rico em detalhes, narrando este momento único na História da Capoeira, assistindo os dois vídeos resgatados sobre os bastidores do evento Circo Voador.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do amigo Professor Itamar Barros, Proprietário da Academia Tribus.


Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Mestre Albino do Grupo Escravos Brancos de Piauí que participou com Técnico nos JEBs e levou seus alunos para vivenciarem os JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS. Agradecemos também o Contramestre Bob que foi o responsável pelas Lives em tempo de pandemia, trazendo conteúdos importantes para a Capoeira. 





É com grata satisfação que incluímos o Depoimentos do Sensei Luciano Sampaio, um Grande Judoca de Brasília e Amigo do Mestre Tabosa. Seu depoimento conta sobre suas vivências no Judô e lembranças do amigo capoeirista.

Agradecemos desde já o fantástico depoimento que vem completar a História do Esporte em Brasília, assim como um agradecimento especial ao Mestre Tibério, discípulo de Mestre Tabosa, que fez a ponte para que este contato fosse resgatado.
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/08/extra-extra-extra-depoimento-do-sensei.html





PDF COMPLETO da coletânea de Depoimentos sobre os Esportes (12 páginas):


Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 1 - Livro "O Filho de Xangô"
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/comemoracao-dos-50-e-60-anos-do-mestre.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 2 - Livro Digital "Capoeira Patrimônio Imaterial"
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 3 - Histórias dos Esportes em Brasília
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/05/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 4 - Origem do Salve da Capoeira

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 5 - Trajetória, Influencia e Formação dos Alunos de Capoeira e Ginástica 

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 6: Citações e Homenagens ao Mestre Tabosa
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/08/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html










Nenhum comentário:

Postar um comentário