imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 1

 


Em virtude das comemorações dos 50 anos da História da Academia da Tabosa e 60 anos de dedicação do Mestre Hélio Tabosa à Capoeira Regional, faremos uma série de postagens com depoimentos de discípulos e amigos que vivenciaram a História da Capoeira de Brasília junto com ele.
Estes depoimentos, em especial, fazem parte do Livro "O Filho de Xangô" do Mestre Tabosa lançado em 2009.
Agradecemos desde já os depoimentos do Mestre Herald e do Mestre Paulo Henrique Boca, discípulos de Mestre Tabosa.

Agradecemos desde já os depoimentos do Mestre Adilson e do Mestre Cláudio Danadinho, amigos e precursores junto com o Mestre Hélio Tabosa da História da Capoeira de Brasília.




Agradecemos desde já os depoimentos do Professor Dalmo Ribeiro e do Mestre Fred Arquiteto, discípulos de Mestre Hélio Tabosa.
 

Agradecemos desde já o depoimento da Mestra Edna, primeira Mestra de Capoeira formada pelo Mestre Tabosa e ao Jornalista Caio d´Arcanchy pelo entrevista realizada por telefone em 2009.



Agradecemos desde já o depoimento/ladainha do Mestre Fred Guaraná, discípulo do Mestre Tabosa e do Mestre Fritz, amigo e precursor junto com o Mestre Hélio Tabosa da História da Capoeira de Brasília.

Agradecemos desde já o depoimento do Senador Geraldo Mesquita Jr. e do Mestre Huguinho descendente do Mestre Jomar/Mestre Adilson
Agradecemos desde já o depoimento do Mestre Gil, o primeiro corda vermelha na Academia Tabosa.
Agradecemos desde já o depoimento do Israel (o primeiro aluno matriculado na Academia Tabosa) e do Mestre J. Bamberg (grande guardião da história da capoeira).


Agradecemos desde já o depoimento dos Mestres Avançados da Academia Tabosa, Mestre Japão e Mestre Monera, discípulos de Mestre Tabosa.

 

Agradecemos desde já o depoimento do Mestre Paulão amigo e também Pioneiro em Brasília e do Mestre Paulinho Tibana, discípulo do Mestre Tabosa.

 

Agradecemos desde já o depoimento do Paulo Serejo e do Mestre Piauí discípulos de Mestre Tabosa.

Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Popó e do Ralil!!!

Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Robson Machado amigo/sócio que incentivou Mestre Tabosa abrir a Academia com o sobrenome Tabosa.


Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Mestre Rogélio, discípulo de Mestre Tabosa e do Sérgio Graça que trabalhava na Secretaria de Educação do Ministério da Cultura em 1985 e convidou Mestre Tabosa para Coordenar dos JEBs de 1986 a 1989.


Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Mestre Skisyto, discípulo do Mestre Tabosa. Mestre Skisyto fez uma importante contribuição para o Ceará. Desde junho de 1979 formou um Coletivo e levou para a Federação Cearense de Pugilismo os ensinamentos, treinos, a tradição da roda e a graduação da Academia Tabosa.


Estes são os últimos depoimentos registrados no livro "O Filho de Xangô" de Mestre Tabosa. Gostaríamos de agradecer o depoimento do Sensei Testa, grande amigo e admirador da capoeira. O Testa tinha a Academia Nagai Kan de Karatê junto com o Botelho e Childerico que funcionava ao lado da Academia Tabosa (duas Artes Marciais convivendo em harmonia). Esteve sempre presente nos Grandes Eventos de Capoeira, como por exemplo os JEBs - Jogos Escolares Brasileiros e também na I Jornada de Capoeira em Ouro Preto entre outros. Agradecemos também ao Mestre Tibério, discípulo e mestre avançado da Academia Tabosa. Formado junto com o Mestre Japão e Mestra Edna em 1979.


PDF COMPLETO de todos os Depoimentos do Livro "O Filho de Xangô" (35 páginas)

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 1 - Livro "O Filho de Xangô"
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/comemoracao-dos-50-e-60-anos-do-mestre.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 2 - Livro Digital "Capoeira Patrimônio Imaterial"
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 3 - Histórias dos Esportes em Brasília
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/05/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 4 - Origem do Salve da Capoeira

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 5 - Trajetória, Influencia e Formação dos Alunos de Capoeira e Ginástica 

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 6: Citações e Homenagens ao Mestre Tabosa
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/08/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário