imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 4

   

Em virtude das comemorações dos 50 anos da História da Academia da Tabosa e 60 anos de dedicação do Mestre Hélio Tabosa à Capoeira Regional, faremos uma série de postagens com depoimentos de discípulos e amigos que vivenciaram a História da Capoeira de Brasília e outros esportes junto com ele.

Estes depoimentos fazem parte de uma coletânea sobre A ORIGEM DO "SALVE" DA CAPOEIRA. Pedimos aos discípulos do Mestre Tabosa e amigos que vivenciaram a origem e utilizam a saudação através de gerações, que contassem suas lembranças. Alguns sabem até hoje toda a sequência e outros guardam a satisfação transmitida entre capoeiras e amigos.

O "SALVE" criado pelo Mestre Tabosa em 1974 foi pensado inicialmente para a Academia Tabosa, mas passou a ser usado em outros Grupos de Brasília, outros Estados e acabou ganhando o mundo de forma natural. Somente em Dezembro de 1979 em um evento realizado em Brasília o "SALVE", por unanimidade, foi aceito como a Saudação da Capoeira.

Os depoimentos iniciais são do Mestre Hélio Tabosa e do Mestre Skisyto, discípulo e Mestre Avançado da Academia Tabosa a quem agradecemos desde já as suas lembranças.



Gostaríamos de agradecer o depoimento do Sensei Testa, amigo dos esportes, que tinha uma Academia de karatê ao lado da Academia Tabosa na década de 70 e agradecer também ao depoimento do Mestre Monera, discípulo e Mestre Avançado da Academia Tabosa.



Gostaríamos de agradecer o depoimento do Mestre Japão e Mestre Tibério, discípulos e Mestres Avançados da Academia Tabosa. Ambos formaram junto com a Mestra Edna no dia 08/12/1979. Estiveram presentes na formatura os Mestres Itapoan, Suassuna, Corvo, Gato, Carlos Senna, Adilson Alves, Paulão (DF) entre outros.



Gostaríamos de agradecer o depoimento do Mestre Ralil, discípulo e Mestre Avançado e o depoimento do Cabo Alex, discípulo desde as primeiras Academias Tabosa.



Gostaríamos de agradecer desde já os depoimentos da Muriel Tabosa, discípula do Mestre Tabosa e do amigo Mestre Jomar do Grupo Adilson por suas lembranças.




Gostaríamos de agradecer desde já os depoimentos do Robson Machado, amigo e sócio da Academia Tabosa na década de 70 e o Mestre Ligeirinho, discípulo do Mestre Alex Carcará e descendente do Mestre Chibata.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Mestre Federa discípulo do Mestre Bigode/Mestre Tabosa e do Jacobina, discípulo das antigas de Mestre Tabosa.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Metre Fred Arquiteto, discípulo do Mestre Tabosa e do Contramestre Macaco, discípulo do Mestre Ralil / Mestre Tabosa por suas lembranças.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento da Nazaré Avelar e o Marcos Mesquita, discípulos de Mestre Tabosa por suas lembranças.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Mestre Herald, discípulo e Mestre Avançado da Academia Tabosa e do Mestre Birilo da Associação de Capoeira Meia Lua Inteira por suas lembranças.




Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Valdir Borges, discípulo do Mestre Tabosa e filho do Mestre Waltinho da Ribeira (pioneiro em Brasília) e o depoimento do Mestre Fred Guaraná, discípulo e Mestre Avançado da Academia Tabosa por suas lembranças.




Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento Mestre Lula da Associação Zumbi de Capoeira e do Mestre Macumba por suas lembranças.


Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento Cavaco e Mestre Fernando Rabelo, discípulos do Mestre Tabosa por suas lembranças.


Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Mestre Rogélio e do Gian Uccello, discípulos do Mestre Tabosa por suas lembranças.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Grilo e do Paulo Serejo, discípulos do Mestre Tabosa por suas lembranças.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Haman Tabosa e Henrique Cavadas, discípulos de Mestre Tabosa por suas lembranças.




Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Mestre Marcelo, discípulo do Mestre Tabosa e do Mestre Caxixi do Grupo Gingado por suas lembranças.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Ferrugem e Roni, discípulos do Mestre Tabosa por suas lembranças.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento Mestre Tatá, discípulo do Mestre Ralil/ Mestre Tabosa e o da Maira, discípula do Mestre Tabosa por suas lembranças.


Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento Mestre Piauí e do Andaime, discípulos do Mestre Tabosa por suas lembranças.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Jarrão e do Mestre Faísca, discípulos do Mestre Tabosa por suas lembranças.


Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Babuíno e Bate Estaca, discípulos do Mestre Tabosa por suas lembranças.


Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Mestre Brucutu, discípulo do Mestre Ralil e do Mestre Jansen, discípulo do Mestre Tabosa por suas lembranças.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento do Montanha, discípulo do Mestre Tabosa por suas lembranças.




(*) A partir de agora seguem os
Depoimentos Orais Transcritos

com os links referentes!


Gostaríamos de agradecer desde já a realização da Live da Rádio Capoeira no Programa “Ao Pé do Berimbau” do Mestre Skisyto entrevistando o Mestre Hélio Tabosa sobre A Origem do SALVE da Capoeira que contou com Depoimentos em Vídeos.



Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento oral do Mestre Adilson do Grupo Adilson Capoeira e do Mestre Paulao Ceara do Grupo Capoeira Brasil por suas lembranças compartilhadas em vídeos contribuindo para a Live da Rádio Capoeira no Programa “Ao Pé do Berimbau” do Mestre Skisyto quando entrevistou o Mestre Tabosa sobre A ORIGEM DO "SALVE" DA CAPOEIRA.
(*) A partir de agora seguem os Depoimentos Orais transcritos.


Depoimento do Mestre Adilson:
https://www.youtube.com/watch?v=WB68Fr1oKA4

Depoimento do Mestre Paulão Ceará:
https://www.youtube.com/watch?v=hoTOR8Qnysk

Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento oral do Mestre Dhunga e do Mestre Ligeirinho, netos do Mestre Alex Carcará e bisnetos do Mestre Chibata, ambos da Associação de Capoeira Novos Baianos por compartilharem seus vídeos contribuindo para a Live da Rádio Capoeira no Programa “Ao Pé do Berimbau” do Mestre Skisyto, quando entrevistou o Mestre Tabosa sobre A ORIGEM DO "SALVE" DA CAPOEIRA.




Depoimento do Mestre Dhunga: 
https://www.youtube.com/watch?v=NcDUm1aB_Ps

Depoimento/vivência do Mestre Ligeirinho e os netos do Mestre Alex Carcará e bisnetos do Mestre Chibata: 
https://www.youtube.com/watch?v=Nbeb0NhhRA0

Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento oral do Mestre Paulão DF da Associação Arte Regional de Capoeira e Mestre Albino do Grupo Escravos Brancos por compartilharem seus vídeos contribuindo para a Live da Rádio Capoeira no Programa “Ao Pé do Berimbau” do Mestre Skisyto, quando entrevistou o Mestre Tabosa sobre A ORIGEM DO "SALVE" DA CAPOEIRA.


Depoimento do Mestre Paulão DF:
https://www.youtube.com/watch?v=29O8Jn4ueFk

Depoimento do Mestre Albino: 
https://www.youtube.com/watch?v=89Arbrbixuk

Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento oral do Mestre Brucutu do Grupo Roda Capoeira e da escritora Nádima por compartilharem seus vídeos contribuindo para a Live da Rádio Capoeira no Programa “Ao Pé do Berimbau” do Mestre Skisyto, quando entrevistou o Mestre Tabosa sobre A ORIGEM DO "SALVE" DA CAPOEIRA.


Depoimento do Mestre Brucutu:

Gostaríamos de agradecer desde já o depoimento oral do Mestre Lula da Associação Zumbi Capoeira por compartilhar seu vídeos contribuindo para a Live da Rádio Capoeira no Programa “Ao Pé do Berimbau” do Mestre Skisyto, quando entrevistou o Mestre Tabosa sobre A ORIGEM DO "SALVE" DA CAPOEIRA.


Depoimento do Mestre Lula: https://www.youtube.com/watch?v=jjrF9tEcVa8

O "Salve" da Capoeira - Realizado pela Associação Zumbi de Capoeira do Mestre Lula e Mestra Carla: https://www.youtube.com/watch?v=VGjW-8X3CwQ


PDF COMPLETO da série referente A Origem do Salve da Capoeira  (58 páginas): 
https://drive.google.com/file/d/1LrQ3EyJnuZZW58kJCG-ZOACmNemoGN0a/view

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 1 - Livro "O Filho de Xangô"
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/comemoracao-dos-50-e-60-anos-do-mestre.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 2 - Livro Digital "Capoeira Patrimônio Imaterial"
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/04/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 3 - Histórias dos Esportes em Brasília
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/05/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 4 - Origem do Salve da Capoeira

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 5 - Trajetória, Influencia e Formação dos Alunos de Capoeira e Ginástica 

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 6: Citações e Homenagens ao Mestre Tabosa
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/08/depoimentos-da-historia-da-capoeira-de.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário