imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Mestre Tabosa e a História da Academia de Ginástica Tribus de Itamar Barros





Falar de Mestre Tabosa é remontar o ano de 1974 quando cheguei a Brasília.

Acompanhava meu pai militar e vinha com toda família do RIO DE JANEIRO, neste mesmo ano.
Nesta época, Brasília era uma cidade sem muitas opções e sem atividades culturais e esportes.
Não havia mercado/orientação/suporte para atividade física.

Eu era uma um garoto muito envolvido com a música, poesia e esportes na escola. Minhas atividades eram: colégio, escola de música de Bsb e esportes na rua com amigos.

Foi neste mesmo ano (1974), que passava horas observando garotos praticando um esporte debaixo dos prédios, e que em minha opinião juntava tudo que sempre sonhei: poesia, música e movimentos espetaculares. É claro que estou me referindo à capoeira.

Capoeira para mim era mais que uma luta ou defesa, mais que uma manifestação cultural, mais que uma arte em movimento, a capoeira sempre foi a vida que transpirava de minha alma/veias.

Aquilo tudo era mágico e fascinante para um garoto. Então, comecei a praticar aquele sonho que não estava apenas fora de mim e sim dentro de minha alma.

Fiquei dois anos buscando aprender com pessoas que vinham da Bahia, que treinavam em todo lugar, em blocos, prédios e até em estacionamentos de igrejas.

Um certo dia, minha irmã Tamara iniciou um namoro com um rapaz que praticava a tal capoeira numa academia, na asa sul.

Foi então, que esse rapaz de nome Antônio Carlos (Toninho), cujo apelido era Bigode, levou-me até essa academia. E foi assim que iniciei meus treinos na Academia do Mestre Tabosa.

Nos primeiros meses, tive que desaprender tudo que aprendera nas ruas e descobri então que a verdadeira referência de disciplina, cultura e lealdade estava ali, coordenadas pelo Mestre TABOSA.

Admirei logo no inicio o método organizado e disciplinado, onde priorizava-se o treinamento físico antes dos jogos de capoeira. Tabosa sempre se preocupava com a preparação e o treinamento físico de cada aluno.

Lembrou-me muito as minhas aulas de música, onde aprendíamos primeiramente a teoria e a leitura musical e posteriormente a tocar o instrumento.

Naquele momento, aprendi que jogar capoeira não era apenas se movimentar ao som de uma música contagiante e sim respeitar meu adversário, treinar meu corpo, preparando-o para os movimentos e respeitando seus limites. Aprendi a ser leal, por ter referência de um mestre que esbanjava atitudes de caráter e, acima de tudo, compreendia que estávamos sendo preparados para algo bem maior do que poderíamos entender naquele momento.

Logo no início das aulas, caia muito, e também era derrubado muitas vezes, mas levantava com muita agilidade e logo recebi o apelido de Borracha. Uma forma carinhosa do Mestre Tabosa adotar mais um de seus filhos.

Me senti muito orgulhoso e honrado em ser aceito. Todos tínhamos apelidos, era um batismo, uma aceitação, uma honraria em nossos corações. E foi assim que vivi meus anos na capoeira do Mestre Tabosa.

Um ser humano que representa a maior referência de lealdade e caráter que tive. Existia alguns outros mestres em Brasília. Mas Tabosa era a representação do bem, do homem de caráter. Quem estava ao seu lado escolhia o lado do correto, do honesto, do leal.

Presenciei e participei de inúmeras rodas de capoeira, onde, outros mestres tinham atitudes que sempre reprovei. Mas Tabosa estava acima de qualquer julgamento.

Ensinava pelo exemplo, era implacável em sua conduta ilibada, sempre correto e respeitoso.
Era admirado por todos, até pelos alunos de outros mestres. E por tantas atitudes admiráveis, sempre foi e será nossa maior referência. Tabosa conseguiu formar e lapidar a conduta de cada aluno que por ali passou. Fui aluno da academia na W3 sul.

Abaixo existia uma academia, a de karatê do mestre Testa. Os anos se passaram e minha vida deu uma guinada enorme. Assumi milhões de responsabilidades e me tornei um ser muito ligado ao trabalho. Mas nunca esqueci de tudo que aprendi naquele momento mágico em minha vida.

Até que em 1997, resolvi voltar as minhas origens. Sai da gerencia de uma multinacional na área de TI (informática) e resolvi montar um centro de atividades físicas: a ACADEMIA TRIBUS

Foi aí, que num encontro com um outro conhecido, que praticava capoeira (BOCA, reencontrei novamente MEU GRANDE AMIGO E MESTRE TABOSA, depois de quase 16 anos. Foi então que comentei sobre meu novo projeto. Ele gentilmente se ofereceu para visitar minha academia. Estava iniciando uma outra etapa em minha vida.

Deixei tudo para trás e resolvi me dedicar a Educação física por entender que poderíamos transformar a vida das pessoas como fui transformado quando era aquele garoto que buscava uma direção e um foco na vida.

Na verdade, senti-me com a missão de devolver ou compartilhar toda aquela experiência maravilhosa vivida quando era o borracha: O menino capoeirista e com isso proporcionar um caminho ou sentido na vida das pessoas....

Ou pelo menos contribuir para melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas. E foi ai que Tabosa me ofereceu a oportunidade de potencializar meu sonho. Neste momento ele morava em Búzios e estava de passagem para resolver assuntos em Brasília. Combinamos que ele faria umas aulas durante uma semana para alavancar meu negócio que estava se iniciando. E  assim fizemos.

Tratei de fazer uma propaganda, mas não foi precisa muita divulgação, bastava divulgar que Tabosa Iria ministrar um curso de ginástica local na academia TRIBUS. Em pouco tempo faltou espaço para tanta gente que se aglomerava na porta da academia TRIBUS, para obter informações.

No dia combinado lotamos todos os horários. Tinha gente pendurada nas janelas. O sucesso foi tão avassalador que ele ficou 8 anos (1999 a 2007) conosco, na TRIBUS.

Senti-me seguro e preparado para abrir outra unidade na asa sul, tal o virtuoso crescimento. Então abrimos outra unidade nos 111 suis (ano 2003).

Tabosa continuou a atuar com sua local Brasileira (ginastica que ministrava e que foi o criador). As aulas sempre lotadas. Tinha três a quatro aulas por dia em cada unidade. Saía da 216 suis e se deslocava para 111 sul, todos os dias. Ministrava 4 aulas em cada unidade. Nem sei como sobreviveu. Só um super-homem como ele segurou esse desafio. Era esgotante!!

Fizemos inúmeros projetos, trabalhos, festejamos muito. Realizamos e transformamos muitos seres, jovens, idosos, crianças, ajudamos muitos deficientes nestes 8 anos.

A TRIBUS ainda se desenvolveu mais e ampliou para outra unidade em Águas Claras. Mas ficará presente na lembrança de um menino que teve seu sonho transformado em poesia, inspiração e movimento encontrando na base desse projeto, um sopro de luz  chamado  TABOSA.

E foi a partir e através da possibilidade criada, por essa valiosa experiência e por uma excelente referência que este menino admitiu a possibilidade de voar e seguir de alguma forma os passos de seu mestre.

Obrigado meu irmão Tabosa, aprendemos na vida que o exemplo é o melhor de todos os ensinamentos!!!

Sua luz vai se propagar por todo sempre..

Fui apenas uma semente dentre tantas que você plantou num jardim repleto de canções.

ITAMAR BARROS


Mestre Tabosa foi convidado pelo Itamar Barros para dar aula na Tribus da 111 Sul desde a sua inauguração em 1999 e depois na 216 Sul, permanecendo por 8 anos na Tribus (1999 a 2007)







Mestre Tabosa ministrando aula de Ginástica Localizada no Projeto “Tribus a Céu Aberto” na época da Academia Tribus na 111 Sul. O evento ofereceu aulas de Spining, Jump, Yoga, Local, Aero-Bahia, Krak-Magá e Taichi.


Primeira aula de Mestre Tabosa na Academia Tribus, recém inaugurada

Registro de uma grande amizade

Clique no link abaixo para visualizar mais fotos!

2 comentários:

  1. Muito legal essa parte da história do Mestre Tabosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Tabosa vem contribuindo com a capoeira e ginástica de Brasília e todos os Profissionais das duas modalidades. Obrigada pela sua mensagem!

      Excluir