imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Mestre Tabosa é selecionado entre os 50 primeiros Mestre no Projeto "Capoeira Viva"




Mestre Tabosa foi um dos primeiros 50 Mestres selecionados para compor o acervo do Museu da República escolhido para sediar o Projeto "Capoeira Viva”, visando valorizar e promover a Capoeira como um bem Cultural Brasileiro. Na primeira edição do programa Capoeira Viva, 50 Mestres foram escolhidos. Mestres que, por sua história de vida, sua participação na preservação da Capoeira, na formação de outros Mestres e importância regional, receberiam bolsas de estudos. Essas bolsas seriam para que, através de oficinas e palestras, pudessem dar seus depoimentos, subsidiando estudos e publicações futuras sobre a Capoeira. 

O Programa Capoeira Viva, edição de 2006, foi lançado no dia 15 de agosto no Museu da República, Rio de janeiro.


O projeto foi patrocinado pela Petrobras, realizado pela Prefeitura de Salvador, Fundação Gregório de Mattos, Fundação Pedro Calmon, Governo da Bahia, Secretaria de Cultura e Ministério da Cultura.

Em 2008, a Capoeira foi reconhecida como bem cultural, registrada pelo IPHAN. 

Documento Original informando quais os nomes foram reconhecidos pelo IPHAN para receber o prêmio Viva Meu Mestre: 

JUSBRASIL | Página 16 da Seção 3 do Diário Oficial da União (DOU) de 10 de Outubro de 2011

https://www.jusbrasil.com.br/diarios/31323876/pg-16-secao-3-diario-oficial-da-uniao-dou-de-10-10-2011
Radar Oficial | Prêmio Viva Meu Mestre Processo no. 01450.007608/2011-91
http://www.radaroficial.com.br/d/2112324

 

INSTITUTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Edital de premiação nº 001 - DPI, de 25 de outubro de 2010. Prêmio viva meu Mestre – edição 2010.

Ministro Gilberto Gil lança Projeto – CAPOEIRA VIVA. O Ministério da Cultura, o Museu da República, a Associação de Apoio ao Museu da República e a Petrobras lançam o projeto: https://portalcapoeira.com/capoeira/noticias-atualidades/ministro-gilberto-gil-lanca-projeto-capoeira-viva/

Registro realizado para o Prêmio "Capoeira Viva" em 01/04/2007, do Mestre Adilson e Mestre Tabosa contando causos de suas vivências na capoeira. 

Clique na imagem para assistir o vídeo 

https://www.youtube.com/watch?v=pH3dZZ3FRnk&list=UUgkd5DUcl4-JRkqVTelrbtw

Mestre Tabosa selecionado para o Prêmios "Viva Meu Mestre" - 1a. Edição dos 100 Primeiros Mestres:
http://mestretabosa.blogspot.com/2011/10/mestre-tabasa-na-entrega-dos-premios.html

Palmares - LISTA DEFINITIVA DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS ENTRE 1ª E A 100ª 




Nenhum comentário:

Postar um comentário