imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 6


Em virtude das comemorações dos 50 anos da História da Academia da Tabosa e 60 anos de dedicação do Mestre Hélio Tabosa à Capoeira Regional, faremos uma série de postagens com Depoimentos Musicais com citações e homenagens ao Mestre Tabosa no formato de chulas, ladainhas, corridos e poesias de discípulos e Mestres/Amigos que vivenciaram a História da Capoeira.

O Depoimento Musical é a Oralidade da Capoeira, uma das manifestações mais fortes e características desta Arte/Luta genuinamente Brasileira. Os links das músicas estão disponíveis no blog do Mestre Tabosa.

Desde já agradecemos todas as 14 Composições. Salve!


Gostaríamos de agradecer o Mestre Toni Vargas que fez essa chula homenageando os Mestres que eram a base do Grupo Senzala quando participaram do “Berimbau de Ouro” em 1967, 1968 e 1969. Citou os Mestres: Paulo e Rafael, Peixinho (Mestre de Mestre Toni Vargas), Itamar, Gato, Sorriso, Maranhão, Gil Velho, Garrincha, Cláudio de Brasília, Nestor, Tabosa, Mosquito e Borracha:
http://mestretabosa.blogspot.com/2019/01/mestre-tabosa-e-homenageado-na-chula-de.html



Gostaríamos de agradecer o Mestre Adilson por compor a chula para o Mestre Tabosa lembrando da época que jogavam nas rodas de capoeira na UnB: 

Mestre Tabosa compôs a resposta ao amigo com uma chula também:



Gostaríamos de agradecer o Mestre Boca pela belíssima chula poética "Eu já vi muita coisa boa" criada em 1998 retratando sua admiração ao Mestre Tabosa:
http://mestretabosa.blogspot.com/2018/02/mestre-tabosa-recebe-uma-chula-em-sua.html


Gostaríamos de agradecer o Mestre Deraldo que escreveu a linda ladainha "Mandingueiro" em 2011 que homenageia diversos Mestres e citou o nome do Mestre Tabosa representando a capoeira de Brasília. Infelizmente não conseguimos reconhecer todos os nomes. Conversamos com o Mestre Deraldo e ele estava com um trabalho complexo e não poderia verificar todos os nomes, portanto esperamos ter conseguido registrar quase todos: 

Gostaríamos de agradecer a Mestra Edna pelo registro de sua história na capoeira na adaptação na música de domínio público, "Paraná Ê", na qual entre citações/homenagens, fala da sua formatura pelo Mestre Tabosa.

(*) Edna foi formada junto com os Mestres Japão e Tibério no dia 08/12/1979  no ginásio coberto do Colégio Elefante Branco na presença dos Mestres Itapoan, Suassuna, Corvo, Gato, Carlos Senna, Adilson Alves, Mestre Paulão (DF) entre outros.

Foto: Mestra Edna em uma das rodas do Mestre Tabosa na UnB - jun/1979


Gostaríamos de agradecer os Depoimentos Musicais do Mestre Fred Guaraná e do Mestre Tiago Baldez pela sensibilidade e carinho depositado em suas composições homenageando o Mestre Tabosa. Salve!

Mestre Fred Guaraná compôs a ladainha e pediu que seus alunos (Furão e Carcará) apresentassem no Evento de Comemoração dos 50 anos de Dedicação do Mestre Tabosa à Capoeira realizado em 2014 realizado pelo Mestre Skisyto, porque ele estava fora do Brasil:




Gostaríamos de agradecer o Mestre Tiago Baldez que compôs a ladainha e apresentou para o Mestre Tabosa nos JEBs em 2015 no Festival Interescolar de Capoeira da Secretaria de Educação do DF no Ginásio do CIEF:


Gostaríamos de agradecer o Depoimento Musical do Mestre Toni Vargas que compôs a belíssima ladainha “Homenagem ao Mestre Tabosa” em 2015 após uma conversa, quando o Mestre Tabosa disse, em forma de consolo, que o amigo/irmão, Mestre Peixinho, consagrou-se uma ESTRELA.

A homenagem do Mestre Tabosa ao Mestre Peixinho está disponível no blog: 


Gostaríamos de agradecer os Depoimentos Musicais do Mestre Adelmo pelo belíssimo poema que foi publicado em seu livro "Um Universo de Inspiração" e gravado com a voz do Mestre J. Bamberg homenageando o Mestre Tabosa. Salve!
https://mestretabosa.blogspot.com/2017/08/ha-uma-elegancia-em-ser-mestre-com.html




Gostaríamos de agradecer os Depoimentos Musicais da Nazaré Avelar Ferro Costa que compôs uma linda “quadra” para Mestre Tabosa em 2017. Salve!


Gostaríamos de parabenizar o Grupo Muzenza pela bela música citando vários Mestres da Capoeira do Mundo, incluindo o Mestre Hélio Tabosa, intitulada "Homenagem aos Amigos" criada pelo Grupo Muzenza em 2018. 
https://www.youtube.com/watch?v=GuzBOBuQpWs&t=2s



Gostaríamos de agradecer os Depoimentos Musicais do Mestre Avançado da Academia Tabosa, Mestre Herald que compôs o “Corrido pro Tabosa” no dia 27/06/2020. Explicou que o escritor que ele se refere é o Guimarães Rosa. Achou apropriado inserir um pouco de Grandes Sertões na história do Mestre Tabosa, afinal, Brasília está bem no meio dele. 
https://www.youtube.com/watch?v=ZGfJSAEfq6s



Gostaríamos de agradecer o Depoimento Musical do Mestre Fantasma que compôs a musica “Brasília tem Capoeira” citando alguns Mestres de Brasília e iniciando com o Mestre Tabosa - 14/09/2022.







Gostaríamos de agradecer o Depoimento Musical da Turma do Magão de Caruaru - PE que compôs uma chula poética que fala alguns momentos marcantes da História do Mestre Tabosa. Esta chula inédita vem sendo trabalhada desde 2021 e concluída em 2023.
https://www.youtube.com/watch?v=w5-C5Yvs5HA

Finalizamos as homenagens ao Mestre Tabosa até o presente momento. Obrigada a todos que o homenagearam. Salve!!!!



Completamos os Depoimentos Musicais com as 12 composições citando e homenageando o Mestre Tabosa e incluímos uma Composição Inédita e Pioneira na Capoeira do Mestre Hélio Tabosa lida, em primeira mão, na Live "Discípulos do Mestre Arraia" do dia 14/10/2021 e disponibilizada, hoje, em PDF com as demais composições para ficar registrada e para conhecimento de todos.

Gostaríamos de parabenizar a composição criada pelo Mestre Tabosa intitulada “Jogo Cantado com Meu Camarada”, idealizada para ser cantada entre o Mestre Tabosa e Mestre J. Bamberg. Em breve será gravada. Aguardem!




PDF completo com 14 músicas e 1 música crida pelo Mestre Tabosa, inédita:

------------------------------------------------------------------------------------------

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 1 - Livro "O Filho de Xangô"

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 2 - Livro Digital "Capoeira Patrimônio Imaterial"

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 3 - Histórias dos Esportes em Brasília

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 4 - Origem do Salve da Capoeira

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 5 - Trajetória, Influencia e Formação dos Alunos de Capoeira e Ginástica 

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 6: Citações e Homenagens ao Mestre Tabosa








Nenhum comentário:

Postar um comentário