imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

terça-feira, 26 de abril de 2022

Depoimento do Mestre Fernando Rabelo sobre o livro "O Filho de Xangô"



contato com o autor do livro:
mestretabosa@gmail.com
Web: http://mestretabosa.blogspot.com/
------------------------------------------------------

Mestre Hélio Tabosa, o mestre que me ensinou a jogar Capoeira, O Filho de Xangô nos faz viajar com ele na nave da Capoeira, desde os primórdios de Brasília até os dias atuais.

Fui testemunha e estive sob a batuta dele em pequena parte dessa história, no período de 1980 a 1988, época em que frequentei religiosamente a Associação Tabosa de Capoeira e Ginástica.

Muitos dos que constam do livro/história conheci e conheço pessoalmente. Tive a honra e o prazer de vivenciar, ainda que secundariamente, alguns dos fatos importantes que ali são relatados.

Na sua Academia e/ou através dela conheci os maiores nomes da Capoeira de então.

Aqueles anos proporcionaram a maior mudança que pude experimentar em minha vida desde que comecei a trabalhar.

De garoto livre, correndo, nadando, caçando passarinhos, enfim, brincando, passei, aos 15 anos a trabalhar em escritório, tornando-me aprendiz de burocrata, um sedentário e fumante.

Aos 32 anos, levado à presença do Mestre por um amigo chamado Roosevelt Ribeiro Mascarenhas, retomei a prática de exercícios, mas não da maneira como fazia em criança e sim de forma sistemática, orientada, aprendendo alguma manha e malícia do Jogo da Capoeira.

Em 1988 me mudei para Belém-PA onde continuo praticando - hoje desenvolvendo sequência solo -, após ter mantido Academia de Capoeira Cambará de 1999 até 2008.

Os benefícios que tive praticando e ensinando a Capoeira são imensos, incalculáveis. Através dela conheci pessoas maravilhosas, sendo que algumas ainda hoje convivem nos mesmos ambientes que eu e trocamos idéias de vez em quando.

Com a base corporal e psicológica dada pela Capoeira experimentei outras práticas. Judô, Ai Ki Dô, Tai Chi Chuan, Chi Kung, Skate e Patins. Dessas, acabei me tornando aluno mais velho da turma de Tai Chi Chuan do Mestre Adelino Monteiro, em Belém, que, tendo se retirado para estudar, me nomeou Instrutor em seu lugar.

Agradeço, pois, ao Mestre Hélio Tabosa, a honra de poder dizer: sou capoeirista! 

Mais livros que o Mestre Fernando Rabelo tem em sua biblioteca pessoal: (7) Facebook


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário