imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Mais um Resgate nos Esportes Interligando a História do Vôlei e a Capoeira de Brasília

 
Foto (em pé) José Mário (Ceará), Jaci, Fernando, Alfredo e
Samuel 
(conhecido pela família Tabosa como Du Maurier) e
(agachados): Odacyr
 (aluno de capoeira da Academia Tabosa,
atleta de vôlei na AABB e também do Minas), Marcelo
(irmão do Fernando), Túlio e Mauro

No dia 01/01/2024, Elias (atleta do Minas) compartilhou com o Paulo Tibana (hoje mestre de Capoeira da Academia Tabosa) uma foto que trouxe muitas lembranças entre os atletas.

O registro é da Equipe de Vôlei que participou dos Jebs (Jogos Escolares Brasileiros) de 1978 realizado em Natal

O que ninguém sabia era que o apelido GRILO do Odacyr Timm não surgiu na capoeira, como é a tradição. Foi quando ele treinava vôlei e o Técnico Cezar Orosco achando seu nome muito diferente, perguntou se ele tinha um apelido. Odacyr era conhecido como “Gringo”, contudo o técnico achou melhor chamá-lo de “Grilo”, porque conseguia alcançar 1,10m de impulsão. Lembraram que, tanto o Paulo Tibana (uma geração depois) como o Grilo, costumavam pendurar no aro de basquete no intervalo dos jogos.

“O Técnico na época era o Cezar Orosco. Quando fui pra seleção de Brasília era o Jerônimo. Joguei o Jebs na época do Marista, Jubs (quando estava na UnB) e o Campeonato Brasileiro pela Seleção de Brasília por alguns anos. O Técnico titular de time era o Professor Abenante de Melo Souza, uma lenda dos Pioneiro na Capital. Eu era pupilo dele!

Assim com tenho o Tabosa, Japão, Adílson… entre outros na Capoeira, tenho ídolos do vôlei de Brasília. Além dos técnicos maravilhosos, falo dos atletas de uma geração acima da minha… Fernando LaRoque, Fred Di Martino, Alexandre, Eser Seabra...Pedro, Vicente, Jeferson, Sérgio Prego e Eduardo Alencar. Estes inspiravam muito.

A Kombi da AABB me buscava lá na academia (Tabosa) da 506 (W3 Sul) e me levava pro treino… Imagina, um treino após o outro. Chegava em casa quase 23h, morto. Na época de seleção também tinha treino nos sábados e domingos de 17h às 22h. Bons tempos!

O esporte coletivo é simplesmente uma coisa maravilhosa. Você aprende a perder junto com os seus pares. Lição de vida!” Grilo

Gostaríamos de agradecer mais uma vez o Mestre Paulo Paulo Eduardo Tibana por compartilhar mais uma foto do Odacyr Timm - Grilo, no vôlei de Brasília, ambos alunos do Mestre Hélio Tabosa. 


Equipe de vôlei do Minas: Jogadores em pé da esquerda pra direita: 1- Virgílio, 2- Beto, 3- Carlos Magno (Maguinho), 4- Paulo, 5- Eugênio, 6- Valério Técnico - Jerônimo. Jogadores ajoelhados: 7- Fernando, 8- José Mário (Ceará), 9- Odacyr (Grilo), 10- Marcos, 11- Vicente, 12- Túlio. Os dois sem uniforme (um de cada lado) são dirigentes do Minas Brasília Tênis Clube na década de 80.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário