Gostaríamos de agradecer ao Mestre Edison Coelho Dhunga por compartilhar mais uma peça da História da Capoeira.
Estamos nos referindo à foto de um dos eventos realizados pelo Mestre Burguê em Curitiba.
Trata-se do 1º Simpósio Sul Brasileiro de Capoeira realizado em 1980 - Grupo Muzenza, que contou com a presença de diversos Mestres, entre eles: Mestre Hélio Tabosa, Mestre Santana, Mestre Itapoan Viva Meu Mestre - Mestre Itapoan, Mestre Carlos Sena, Mestre Sapo, Mestre Miguel Machado.
Informações fornecidas pelo Mestre Burguês: Mestre Burguês oficial
Gostaríamos também de agradecer ao Mestre Itapoan que acaba de indicar mais alguns nomes: (em pé) Mestres Carioca (Santo André), Besouro, Pernambuco (Curitiba) e o aluno do Mestre Burguês chamado Cegonha.
Mestre Hélio Tabosa estava usando a bata criada por ele como uniforme da Academia Tabosa. Mais detalhes sobre as fases dos uniformes clique no link: https://mestretabosa.blogspot.com/search?q=bata
Abaixo um evento realizado em 1990 pelo Mestre Burguês. Uma tentativa de Unificação das Graduações para a Capoeira.
Mestre Tabosa apresentou a sua graduação para unificar um grande grupo de Estados. Por uma enquete de várias graduações que lá existiam, venceu a do Mestre Tabosa para unificar àqueles que estavam unidos pela Capoeira, contudo houve uma crítica a graduação, que apesar de ter ganhado até pelo cunho histórico, faltava homenagear a bandeira brasileira no histórico de sustentação da graduação, que geralmente é usada a sequência: Verde, Amarela, Azul e Branca, devido ao tamanho da representação das cores na bandeira.
(*) Representações das cores da bandeira do Brasil: verdes = matas, amarelo = riquezas minerais (ouro), azul = céu e branco = paz)
A graduação da Academia Tabosa permaneceu por 20 anos na sequência da guia que ele havia comprado, honrando as cores da guia e sua sequência que era:
Azul (Yemanjá) – Marrom (Xangô) – Verde (Oxossi) – Amarela (Yansã) – Roxa (Oxum) – Vermelha (Ogun) e Branca (Oxalá).
Somente em 1994 Mestre Tabosa alterou apenas a sequência de sua graduação para homenagear também a bandeira brasileira:
Verde (Oxóssi), Amarela (Yansã), Azul (Yemanjá), Roxa (Ouxm), Vermelha (Ogun) e Branca (Oxalá).
Como Mestre Tabosa imaginou que não fossem usar a graduação dele. Pediu que todos os presentes criassem uma nova graduação que ele assinaria depois, mas alertou para a crítica que ele recebeu.
Acabaram acatando a graduação baseado na crítica da graduação de Mestre Tabosa, ou seja, nas cores da bandeira do Brasil: Verde, Amarelo, Azul (escuro) e Verde, Amarelo, Azul (claro), sugerida pelo Mestre Birilo.
Mestre Tabosa e o Sistema de Graduação da Academia Tabosa:
http://mestretabosa.blogspot.com/2018/07/mestre-tabosa-e-seu-sistema-de.html
http://mestretabosa.blogspot.com/2018/07/mestre-tabosa-e-seu-sistema-de.html