
Viajar
na janela
Sortudo.
Um grande de um sortudo! Essa é a certeza que tenho quando penso no
privilégio que foi ter sido gerado e crescido num ambiente repleto
de cultura e arte. E dentro desse contexto, ter acompanhado
atentamente genuínos criadores e artistas talentosos, no livre
desempenho de suas faculdades excepcionais.
Digo
isso porque ter sido sobrinho e aluno do Mestre Tabosa permitiu que
me valesse da única característica/qualidade que possuo, o poder
silencioso e atento da observação, para aprender muitíssimo, o
tempo todo, com os exemplos, os comportamentos e as respostas
espontâneas, muitas vezes por reflexo instintivo, vez que
absolutamente sinceras e diretas, daquelas pessoas queridas que me
rodeavam e que pertenciam à minha família e entornos sociais.
Enfim, tal privilégio permitiu-me colecionar soluções e respostas
a problemas que ainda iria conhecer ou formas surpreendentes de agir
a situações que o devir ainda não tinha me apresentado, o que
possibilitou pegar alguns valiosos atalhos nas minhas próprias e
futuras caminhadas…
Todo
esse preâmbulo para contar um fato pitoresco que presenciei e anotei
mentalmente, que demonstra um exemplo precioso e espontâneo de
criatividade e inspiração naturais do Mestre Tabosa na vida e na
capoeira.
Lá
em meados dos anos 80, na academia então localizada na comercial da
708/709 Norte, num fim de tarde antes de começar o treino das 18h, o
Tabosa estava armando os berimbaus para já deixá-los em condição
da roda, ao final do treino. Naquela ocasião, tínhamos a honrosa
presença do saudoso Mestre Peixinho, que então ministrava um curso
de capoeira, puxada de rede e maculelê.
Ali
então, sentado como quem não quer nada, acompanhei um papo entre
esses dois referenciais na capoeira em que o Mestre Tabosa contou que
quando a sua academia ficava na 506 Sul, havia uma outra, de balé,
nos fundos e ali, entre saltos e piruetas, as meninas dançavam ao
som de um piano de cauda. A amizade com a dona da academia vizinha
fez com que, numa das trocas de cordas do piano, o Tabosa, vendo que
as cordas velhas seriam descartadas, solicitasse as mais longas, da
parte mais grave daquele instrumento, para fazer um teste, pois teve
a ideia de colocar no berimbau uma daquelas cordas e ver o resultado
sonoro!
A
experiencia se repetiu umas poucas vezes, uma vez que essas cordas
eram difíceis de serem obtidas, ou simplesmente muito caras para
serem compradas novas, mas foi o suficiente para ele ter outra
sacação. Sempre que possível (e ele o fazia naquele exato
momento), ele afinava o conjunto de berimbaus num acorde maior, a
partir da nota fundamental do berra-boi, o berimbau mais grave da
composição! E ali, na minha frente e do Mestre Peixinho, ele
repetiu essa proeza. Colocou o berra-boi em Sol, o gunga em Si e o
viola em Ré!
Ora,
nada mais natural para um capoeirista que também é um músico
excepcional, conhecido também pelo seu violão, voz e bom gosto
musical, herdados, aliás, do mesmo contexto formacional citado no
início. Mudo o começo para Sortudos?!!
DEPOIMENTO
Mestre Herald Tabosa de Córdova - 06/12/2025
(Mestre Avançado da Academia Tabosa)
Resposta do Mestre Tabosa ao Mestre Herald
Mestre Herald e sobrinho, obrigado por desenterrar momento esquecido no subterrâneo da nossa memória!
A Capoeira naquela época era assim, de forma experiencial, procurávamos alguma forma que agregasse a arte!
"Discípulo que aprende e mestre que dá lição", e isso diz respeito a você, que demonstrou que aprender Capoeira não é só dar golpe, e sim estar atento aos sinais que estão ao nosso redor na vivência da Vida!
(*) Nota: A academia citada é a Academia de Ballet Advanced foi fundada por Glória Cruz, iniciando suas atividades em 22 de março de 1977, com sede na 506 sul
Inovação da Bateria da Capoeira Regional uma contribuição do Mestre Tabosa
https://mestretabosa.blogspot.com/2024/04/inovacao-da-bateria-da-capoeira.html
Cursos do Mestre Peixinho na Academia Tabosa
https://mestretabosa.blogspot.com/2021/01/cursos-do-mestre-peixinho-na-academia.html