imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Mestre Tabosa e a Dedicação à Capoeira Regional desde 1964

Mestre Tabosa⁩ sempre seguiu a essência da Capoeira Regional desde 1964 e buscou sempre passar para seus alunos o respeito e ensinamentos do Mestre Bimba, trazendo para a sua academia vivências/cursos, como por exemplo em 1975 o Mestre Onça Tigre a seu convite; na sua Coordenação a Nível Nacional nos JEBs por 5 anos, inserindo os Mestres renomados da Capoeira Regional e Angola para os estudantes conhecerem e conviverem com eles. Seguiu os ensinamentos da Capoeira Regional como a sequencia de Mestre Bimba, balão cinturado e os esquetes, sempre valorizando e levando o nome de Mestre Bimba onde quer que fosse (palestras, cursos, eventos, rádio e TV). Utilizando os símbolos que a representa, como a estrela e o quadro de Mestre Bimba em todas as suas academias desde 1974, o criador da Capoeira Regional.

Intercâmbio de Capoeira Regional (Inovação Pioneira)




(pesquisa do Contramestre Cego)

Coordenação Nacional e Criador do Regulamento para a Capoeira nos
JEBs 
- JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS - 1986 a 1989
Inclusão dos Mestres para julgarem os jogos

Mestre Itapoan - BA, Mestre João Pequeno - BA, Mestre Paulo dos Anjos - BA, Mestre Gato - RJ, Mestre Eziquiel - BA e Mestre Tabosa - DF
(acervo particular de Mestre Tabosa)

Mestre Macaco - MG, Mestre Itapoan - BA, Mestre Gato - RJ, Mestre João Pequeno - BA, Mestre Tabosa - DF, Mestre Eziquiel - BA e Mestre Gladson - SP e Luiz Paulo - ES (agachado) 
(acervo particular de Mestre Tabosa)




Julgamento dos jogos pelos Mestres de Renome como:
Itapoan e Ezequiel representando a Capoeira REGIONAL e
João Pequeno e Paulo dos Anjos, representando a Capoeira ANGOLA
além de um quinto para ser ímpar, revezando como:
 Gato da Senzala, Garrincha da Senzala e Suassuna


Troca de Vivências com o Grupo Senzala - 1968
Seguindo os preceitos da Capoeira Regional
Fotos cedidas pelo Historiador Rubens Cavalcante

Mestre Leopoldina no berimbau e chapéu, Mestre Luís  Paulo - ES (no berimbau da direita), Mestre Tabosa e Mestre Toni Vargas jogando. 

Mestre Peixinho (atabaque), Mestre Toni Vargas e Mestre Tabosa (no balão) e
Mestre Leopoldina (com chapéu, no berimbau).




Curso do Mestre Onça Tigre na Academia Tabosa em 1975
Demonstrando o balão cinturado entre outros treinos.










(foto do acervo do João Couto)

Curso do Mestre Peixinho em 1980
a convite do Mestre Tabosa
Dependurou a Estrela de Salomão com a Cruz Católica no Ápice
Símbolo da Capoeira Regional

(foto do acervo de Mestre Tabosa)

O 3o. Curso de Capoeira na Academia Tabosa foi em 1981 com Mestre Camisa 
a convite do Mestre Tabosa
Foto do Mestre Bimba dependurado desde a Primeira Academia Tabosa (1974 até 1998)

Mestre Tabosa e Mestre Camisa jogando
(foto do acervo de Mestre Tabosa)

1984 Evento Circo Voador.
Demonstrações de Capoeira Regional

Mestre Tabosa foi convidado para o evento Circo Voador “Encontro Mundial do Meio Ambiente e os 500 Anos do Descobrimento da América”, realizado no Rio de Janeiro. 
Mestre Tabosa levou seus alunos vestidos de terno branco para homenagear o Mestre Bimba.



Mestre Tabosa convidou o Mestre Onça Tigre, aluno de Mestre Bimba e
fizeram uma apresentação surpreendente. 


“A Universidade Federal do Tocantins confere homenagem ao Sr. Helio Tabosa de Moraes - Mestre Tabosa, difusor da Capoeira Regional perpetuada pelo Mestre Bimba, incansável na missão de transmitir a Capoeira para as novas gerações perpetuando assim o legado de forma significativa para a valorização da tradição cultural da capoeira”.




Os homenageados foram: 
 Hélio Tabosa de Morais (Mestre Tabosa), Jairo Roberto Pedreira Bamberg (Mestre Angoleiro), José Bispo Correia (Mestre Pombo de Ouro), Josevaldo Lima de Jesus (Mestre Saci), Marinalva Nascimento Machado (Rosa Rubra), Oto Roberto Malta Santos (Mestre Urso Branco), Raimundo Cesar Alves de Almeida (Mestre Itapoan) e Walce Souza (Mestre Deputado)


Mestre Tabosa foi convidado pelo Mestre Tiago Baldez para a abertura dos JEBs 2015 e Ministrou Oficina de Capoeira Regional



Nenhum comentário:

Postar um comentário