imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Mestre Kinkas compartilhou uma foto que veio Ilustrar e Reavivar a História da Capoeira

Gostaríamos de agradecer o Mestre Kinkas, do Grupo Força da Capoeira, pelo compartilhamento de uma das fotos do Evento realizado em Curitiba em 1990, a Formatura no Grupo Muzenza do Mestre Burguês. 

Foi exatamente neste evento que Mestre Tabosa apresentou a sua graduação para unificar um grande grupo de Estados. Segue abaixo a toda a sequência da história!



Abaixo a lista dos Mestres convocados para o Evento



Por uma enquete de várias graduações que lá existiamvenceu a do Mestre Tabosa para unificar àqueles que estavam unidos pela Capoeira, contudo houve uma crítica a graduação, que apesar de ter ganhado até pelo cunho históricofaltava homenagear a bandeira brasileira no histórico de sustentação da graduação, que geralmente é usada a sequência: Verde, Amarela, Azul e Branca.

 A Graduação da Academia Tabosa permaneceu por 20 anos na sequência da guia que ele havia comprado, honrando as cores da guia e sua sequencia que era: 

Azul (Yemanjá) – Marrom (Xangô) – Verde (Oxossi) – Amarela (Yansã) – Roxa (Oxum) – Vermelha (Ogun) e Branca (Oxalá).

Somente em 1994 Mestre Tabosa alterou apenas a sequência de sua graduação para homenagear também a bandeira brasileira

Verde (Oxóssi), Amarela (Yansã), Azul (Yemanjá), Roxa (Ouxm), Vermelha (Ogun) e Branca (Oxalá).

Como Mestre Tabosa imaginou que não fossem usar a graduação dele. Pediu que todos os presentes criassem uma nova graduação que ele assinaria depois, mas alertou para a crítica que ele recebeu.

Acabaram acatando a graduação baseado na crítica da graduação de Mestre Tabosa, ou seja, nas cores da bandeira do Brasil: Verde, Amarelo, Azul (escuro) e Verde, Amarelo, Azul (claro), sugerida pelo Mestre Birilo.

Mais detalhes sobre a história no link abaixo




Nenhum comentário:

Postar um comentário