Como Mestre Hélio Tabosa ganhou o Berimbau de Ouro junto com o Grupo Senzala os três anos consecutivos (1967/1968/1969), inserimos na logo da Academia Tabosa o berimbau de ouro, fazendo esta associação histórica e tão importante para a Capoeira.
(Foto: Jogo de Mestre Gato do Grupo Senzala e Mestre Tabosa e Mestre Peixinho no berimbau - Acervo do Mestre Itamar)
Convém ressaltar que o mundo neste momento histórico passava uma áurea muito positiva, muito criativa, haja vista que surgiu de forma bem consistente na música brasileira a Bossa Nova, nascia Brasília, aparecia no mundo os Beatles e muitas manifestações que se tornaram referência e divisoras de tempo, como foi esse momento da competição Berimbau de Ouro, onde o pessoal do Rio teve condições de se conhecer e saber da existência de outros grupos de capoeira! Como nós talvez mais antenados as mudanças que viriam acontecer, saímos na frente com uma exibição que veio revolucionar o cenário da nossa Capoeira!
(*) A "Corda Vermelha” era somente para segurar o calça e chamar a atenção dos jurados. A partir do evento “Berimbau de Ouro” todos os participantes passaram a usar a corda vermelha de Professor, pois já davam aulas de capoeira. Posteriormente a Comunidade passou a chamá-los de Mestres.Grupo do Rio: Rafael e Paulo, Marcelo (Peixinho), Itamar, Gato, Maranhão, Gil Velho, Garrincha, Nestor, Mosquito, Preguiça e Borracha. (3 anos consecutivos)Grupo de Brasília: Hélio Tabosa (20 anos), Cláudio e Fritz (Fritz, 21 anos) (3 anos consecutivos)Em 1969 Hélio Tabosa leva o Adilson (17 anos)
A seguir um bate papo do Mestre Tabosa com o Mestre Itamar sobre a corda usada no Berimbau de Ouro, resgatando mais um detalhe da História. (bate papo realizado no dia 16/06/2022)
Mestre Tabosa: Fala meu irmão Itamar, bom dia!
Deixa eu puxar da sua memória já que ela é boa! rs rs. No Berimbau de Ouro, quem pensou em a gente usar a corda Vermelha e de que material era feito?Não era do mesmo que depois foi usado como a graduação, né!?Vocês, no caso, você e Peixinho devem ter descoberto onde comprar o rolo de corda no subúrbio, né!? Abraços meu camarada!
Mestre Itamar: Oi Hélio, tudo bem? O primeiro berimbau de ouro foi em setembro de 1967 e já usávamos cordas vermelhas desde 65, não como graduação. Rafael se inspirou no grupo de baianos que veio ao Rio para uma exibição, acho que VEM CAMARÁ e eles usavam calças listradas com uma faixa vermelha, aí Rafael que já pensava em criar um sistema de graduação para o Grupo Senzala, achou por bem usar em vez de faixa, cordas, para ficar diferente das artes marciais orientais. Por esse motivo que a graduação veio de cima pra baixo porque, quando decidimos realmente criar as graduações, a vermelha era de quem dava aulas. Decidimos também não usar o título Mestre já que Rafael achava que se fossemos mestres, Bimba seria super mestre rsssss. Até hoje não formamos Mestres, achamos que a comunidade é que reconhecerá ou não o formado como Mestre. Na época usávamos uma corda chamada " rabo de rato", um tipo de corda dura até que descobrimos em uma loja aqui em Copacabana, um tipo de corda trançada, bem mais macia e é a que usamos até hoje. Resumindo: Em 1967, ano do primeiro berimbau de ouro, já usávamos cordas vermelhas. O material era o rabo de rato, um tipo de cordão grosso usado em artesanatos, cortinas e etc. O que aconteceu é que quando descobrimos um material melhor, passamos a usar. Espero ter ajudado. Abraço
Obs: De acordo com a pesquisa o Show Folclórico "Vem Camará" era do Mestre Acordeon e foi realizado em 1966.
Trecho traduzido do site do Grupo Senzala do francês para o português:"Em 1966, em uma exposição no Club Germânico, o grupo foi apresentado pela primeira vez como o Grupo Senzala. Esse nome havia sido sugerido por Paulo Flores. O grupo passou por diversas exposições e eventos, que apareceram em programas de TV, no teatro municipal, Cecilia Meirelles Hall, no Campeonato Mundial de Judô, com, sempre, representá-lo como porta-voz e líder, Rafael Flores. Em 1967, a reputação do grupo cresceu com a vitória do torneio Berimbau de Ouro. Os capoeiristas, sem camisa, descalços, usavam apenas suas calças listradas com a corda vermelha em seus cintos. Cada grupo ou associação fez uma apresentação de capoeira em grupo e, em seguida, um par deles foi escolhido para tocar cinco minutos. A vitória se repetiu em 1968 e 1969, levando o nome do grupo Senzala em todas as rodas de capoeira do Brasil. Em 1967 e 1968, Preguiça e Gato representaram o grupo. Em 1969, os organizadores não permitiram que eles se registrassem sob o pretexto de que poderiam ser considerados mestres. Foi Mosquito e Borracha quem impôs o reconhecimento do grupo como o melhor deste festival. As principais cordas vermelhas, que se consideravam meros membros do grupo, capoeiristas, sem a conotação de mestres, foram: Rafael, Paulo, Gato, Preguiça, Gil Velho, Cláudio Danadinho, Peixinho, Itamar, Borracha, Mosquito, Otávio e o grande cantor Maranhão no berimbau. Os mais novos, Sorriso e Garrincha, enrolaram a corda vermelha um pouco mais tarde. Não podemos esquecer de um capoeirista que veio de Brasília para participar do Berimbau de Ouro e que passou a usar a corda vermelha, Hélio Tabosa que, mais tarde, trouxe Fritz e Adilson, eles mesmos usando a corda vermelha durante o treinamento."
https://soundcloud.com/bambuonze/berimbau-de-ouro?utm_source=soundcloud&utm_campaign=share&utm_medium=facebook&fbclid=IwAR2lDRl295WGNtoFr0-Ruy_zqg_mbiJBSF1ayKKV1Xzs6ofIm6uDO4OyC-0
Capoeira Senzala Barcelona
https://capoeirasenzalabarcelona.com/el-grupo/
https://mestretabosa.blogspot.com/2024/05/depoimento-do-mestre-borracha-da.html
Participantes do Grupo Senzala:
https://www.instagram.com/p/C8fD3oiuMhw/
Currículo Cronológico de Mestre Tabosa (Visual)
https://drive.google.com/file/d/1uDsnggtNOjujGDqfCOR-HD40IFAubyZP/view
Blog do Mestre Tabosa: MESTRE TABOSA NOS ESPORTES
Currículo de Mestre Tabosa (Texto):
Blog do Mestre Tabosa: Currículo de Mestre Tabosa (em atualização)
Nenhum comentário:
Postar um comentário