imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

segunda-feira, 2 de março de 2020

Depoimento do Professor Júlio Adnet sobre o amigo Mestre Tabosa - 2004


07/03/2004 - Correio Braziliense

Os dois amigos saíram de Brasília pra curtir as férias no Rio de Janeiro. Levaram as motos Honda 500 e 550 naquele desejo de impressionar. Estavam em Copacabana entrando em Vieira Souto em direção a Ipanema. Júlio apontou para uma entradinha na calçada, onde poderiam cortar caminho. O parceiro não entendeu muito bem. Nessa troca de informações, distraíram-se. E... É ridículo, mas é verdade. Bateram uma moto na outra.

As máquinas poderosas saíram voando. Arrebentados, dos dois sentaram-se na calçada e passaram a descrever o drama. “Olha a lanterninha da direita”, dizia Júlio. “Se foi”, respondia Hélio. “Olha o paralama...”, apontava um. “Se foi”, repetia o outro. Até que começaram a contabilizar os machucados. Conclusão: “As férias acabaram!”.

A cena urbana seria apenas mais uma entre muitas se os personagens da história não fossem Júlio Adnet, professor de judô e dono da academia mais tradicional de Brasília, e Hélio Tabosa, famoso professor de ginástica localizada bra-si-lei-ra (faz questão do título) e capoeira, ídolo de várias gerações de alunos, ex-alunos e professores de Educação Física do Distrito Federal.

Com duas coca-colas e um violão ao fundo, os dois são grandes contadores de histórias, tantos os detalhes que conseguem acrescentar aos episódios. “Tentamos novamente viajar de moto para o Rio. Num semáforo, o Tabosa deu aquela arrancada de motociclista. Só que um carro avançou o sinal e a moto bateu em cheio na lateral dele. O Tabosa voou. Foi subindo, subindo e, lá em cima, ainda me ouvir gritar: “Não é possível”, relata Júlio, que acabou desistindo da motocicleta.

Foi ele quem descobriu Tabosa garotão, aos 18 anos, trabalhando num banco. Gostou do jeitão do rapaz, competente, educado. Pensou que seria um excelente funcionário, que manteria o ar familiar da empresa sempre equilibrado. Daí nasceu uma relação de amizade e confiança sem igual.

Tabosa resolvia tudo que é problema, enquanto Adnet se virava com as centenas de alunos. Se o motorista da Kombi faltava, o patrão entregava as chaves para o funcionário... “Se vira, chapinha!”. E Tabosa se virava. Nessa época, já havia se graduado em judô.

Ao mesmo tempo, começou a aprender capoeira com Mestre Arraia, discípulo do famoso mestre Bimba, da Bahia. Encontrou a real vocação e decidiu dedicar-se a ela. Foi às origens. Leu Pierre Verger e outros escritores que estudaram a cultura negra. Buscou conhecer as religiões afro-brasileiras para entender melhor a arte. Descobriu que é filho de Xangô, o orixá que representa a Justiça. Fez duas tatuagens no braço direito: dois machados, símbolo de Xangô.

Empolgado com a luta, resolveu abrir a sua escola em 1970. A Academia Tabosa funcionava na 505 Sul, ao lado da escola de outro craque das artes marciais: o professor de caratê Testa.

METAMORFOSE AMBULANTE “O Tabosa é um personagem irrequieto. É um artista, o homem dos sete instrumentos. Ele pode estar muito bem num lugar, mas de repente tem um impulso de mudar completamente e, quando você vai ver, está numa calçada tocando violão. Tenho muitas histórias fantásticas dele, muitas impublicáveis. Só não conto porque ele conhece umas tantas histórias fantásticas minhas e pode querer contar também”, brinca Adnet, hoje com 69 anos.

Nessa verdadeira metamorfose ambulante, o guerreiro também aprendeu esgrima e arco e flecha. E até contracenou com Antonio Fagundes e Roberto Bonfim no filme No coração dos deuses, de Geraldo Moraes. Também participou de O sonho não acabou, com Lauro Corona e Lucélia Santos. Mais: o espírito multimídia fez com que Tabosa educasse o vozeirão. Cantor, compositor e violonista, já se apresentou com a irmã cantora, Muriel Tabb.

Cinquentão, ele é um dos professores de ginástica e capoeira mais badalados em Brasília. Inquieto, também se formou em Direito e gosta de tocar MPB na noite
 
Tabosa fez 57 anos em 5 de fevereiro. Continua com o corpo invejável, musculoso, bem cuidado. Pedala 120 quilômetros por semana. Também nada. Do triátlon, modalidade em que também foi campeão, só evita a corrida, que acha muito agressiva. Filho de militar, nasceu no Rio, morou no Piauí, no Ceará em Curitiba, Mas as raízes estão em Brasília, onde já viveu 38 anos.

Alguns professores o questionam porque acreditam que a localizada deve apenas visar a hipertrofia dos músculos. Se o aluno quiser melhorar a parte cardiorrespiratória, pensam, deve fazer algum exercício aeróbico. Tabosa, no entanto, também se preocupa com a parte cardiorrespiratória. “A estética não é massa, principalmente para as mulheres.”

Depois da escola de capoeira, abriu academia de localizada. Era o lugar da moda nos anos 80/90. Foram 28 anos tocando o próprio negócio. Em 1998, quando muitos dos alunos que formou abriram academias, como o Boca e a Dalmo Ribeiro, ele sentiu a concorrência e mudou-se para Búzios. Achava que “tinha cumprido a missão” e não queria mais saber de aula de ginástica. Pensava apenas em cuidar da pousada que abriu com a sócia e mulher Tereza d’Arcanchy, com quem vive há 15 anos, e cantava na noite, exercitando o dom para a música.

O cantor, aliás, tem momentos imperdíveis no currículo. Fez sucesso em programas de Silvio Santos e Flávio Cavalcanti. E como foi? "Uai. Foi bem. Fui para o trono”, brinca ele, citando Chacrinha.

LUZ DE VELAS E DNA Tabosa voltou a Brasília há quatro anos, quando o ex-aluno Itamar Barros, dono de academias de ginástica na 111 e 216 Sul, o convidou para ministrar um workshop. Um sucesso. Seu nome ainda era uma referência na cidade. Resolveu voltar. Não quer, porém, abrir outra academia. Quer poder ir embora sem a necessidade de apagar a luz ou saber quem foi que deixou a luz acesa.

Vendeu a pousada e agora vive num condomínio do Lago Sul com Tereza. “Eu e o Tabosa somos definitivos. Sabemos muito bem o que queremos. Ele não vive sem a capoeira e a ginástica. Eu não vivo sem a minha arte. Até a neta que é só minha ele assumiu. Até as filhas que são só dele eu assumi”, diz Tereza, que é artista plástica e decoradora.

Toda sexta-feira à noite o casal segue um ritual: os dois arrumam-se, jantam à luz de velas, ou tomam uísque e batem papo. Querem cultivar um namoro sem fim. Talvez seja esse o segredo da relação de cumplicidade e muito amor. Carla, a filha de 26 anos de Tereza, também é professora de Educação Física e fã número um do paizão que adotou. "Ele é a minha inspiração. Tudo o que tenho de bom sobre a imagem de um pai. Minha base profissional vem dele: a dignidade, a ética", resume.

Tabosa casou-se pela primeira vez aos 42 anos. Cinco meses depois, estava separado. Dessa relação, nasceu a filha Laïs, 15 anos, que é ginasta do Flamengo. Há três anos, ele apareceu numa reportagem do Correio. Por causa da foto, uma filha que ainda não o conhecia telefonou pedindo para fazer o exame de DNA. Positivo. Um ano se passou. Novo telefonema, novo exame. Mais uma filha. Laura, também de 21 anos, mora em Uberaba e quis encontrar o pai. “Nada novelesco. Primeiro a gente começa a criar um vínculo pela curiosidade. Depois o relacionamento vai se firmando”, ensina ele.

Quando todo mundo sai de casa, é Tabosa quem cuida da pequena Maria Eduarda, cinco anos, filha de Carla. É um vovozão e tanto: anda de moto, dá martelo rodado, planta bananeira, malha o bíceps, canta nos bares, sempre pode, aproveitar a vida. Tabosa é um homem feliz.

Brasília, domingo, 7 de março de 2004 * Correio Braziliense





Mestre Tabosa trabalhou 13 anos na Academia Júlio Adnet

Clique na imagem abaixo para assistir aulas de
Ginástica Localizada na Academia Júlio Adnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário