imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Show de Capoeira passado entre gerações

Encerramento do evento do Mestre Ralil, descendente de Mestre Tabosa, com apresentação de várias vertentes da capoeira: Jogo dos Mestres (vestidos de terno branco), puxada de rede, jongo, show de atabaques, maculelê, show de berimbaus, floreios e a formatura de seus alunos. Belíssimo show realizado com muito axé!



Clique nos links abaixo para acessar os vídeos do evento!


Jogo dos Mestres (vestidos de terno branco)


 Jongo



Show de Berimbaus

Floreios e a Formatura

Mestre Tabosa sempre apresentou eventos de capoeira desde a década de 70 em vários teatros de Brasília, escolas etc, inclusive unindo de forma inovadora o balé de Norma Líllia e a Capoeira de Mestre Tabosa. Segue algumas apresentações entre tantas realizadas.


Puxada de rede na UnB: Mestre Tabosa, Sérgio Maluco, Ernesto Bahiano, Mário, Clodoaldo, Mestre Adilson e Dentão. À direta em p;e ao lado de Valdemar Santana estão o Niltinho e Clodomir

Em 1972, Mestre Tabosa fez uma apresentação na Martins Penna, ao lado do Corpo de Baile da Academia de Danças Clássicas de Brasília ADCB, uma INOVAÇÃO, unindo capoeira e balé. A música de Marlos Nobre Rhitmetron. O Show teve participação da atriz da Rede Globo, Françoise Fourton, Mônica Nóbrega e outras bailarinas que faziam parte do Corpo de Baile da Academia Norma Líllia.

1972


Detalhe da foto

Detalhe do texto

1973
Inclusão do Caratê no evento musical após sucesso da união da capoeira e balé 

Em 1969, Mestre Tabosa, Mestre Adilson e o lutador Waldemar Santana deram treinamento na Academia Nacional de Polícia para os estudantes que participaram da Colônia de Férias do Departamento de Polícia Federal. 




Em 1974, em plena ditadura fez demonstração de capoeira no Palácio do Buriti para a filha do General Geisel. 

Em 1974, muitas apresentações no SESC 505 Sul.

Apresentação do SESC 505 sul: Mestre Tabosa apanhando o lenço do chão, num jogo com o Mestre Gil.


Apresentação no SESC 505 Sul: (Berimbaus) Mestre Tabosa e Jorge Cascata. Mestre Adilson (calça listrada), Mestre Arraia e Clodoaldo.


Apresentação no SESC 505 Sul: Mestre Tabosa arremessado por Clodoaldo em pé da esquerda par a direita: Grande Péricles (Molinha), no berimbau Clodomir, ou outro Mestre Arraia, Jorge Cascata e Mestre Adilson.

Em 1974, com mais de 70 alunos, dividiu o campo de futebol com outras modalidades de luta que se exibiam ao mesmo tempo. Mestre Tabosa foi convidado para a INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA. 

Mestre Tabosa está com as mão sobre os joelhos no lado esquerdo da foto

Em 1976, Mestre Tabosa e alunos fizeram apresentações no Ginásio Nilson Nelson e contaram com a participação de Ogans, tocador de atabaque do candomblé, Lima da Nação Kêto e Ari da Nação Omolokô e de baianas vestidas a caráter que deram um Show de dança. Em 1980 participou do Projeto Plateia da Secretaria de Educação e Cultura. 

Ginásio Nilson Nelson em 1976
Mestre Tabosa dando um Xangô com seu discípulo. Atrás Da. Lourdes Basílio vestida de baiana

Em 1978, ministrou aula sobre a capoeira na Escola Aliança Francesa, fez apresentações no SESC na 505 Sul e 914 Sul. 


Em 1979, o Esportista Waldemar Santana convidou o Mestre Tabosa e seus alunos para uma demonstração de capoeira em sua academia no Conjunto Venâncio V. 



Em 1980, realização do Projeto Plateia que tinha o objetivo de integra a educação e a cultura. Projeto da Secretaria de Educação e Cultura.

Projeto Platéia em 1980


Em 1982, Mestre Tabosa e alunos fazem demonstração de Capoeira na TV Brasília no Programa Infantil Carrossel. 


Em 1997, Mestre Tabosa apresentou aula sobre a capoeira na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

Em 1997, Mestre Tabosa representou Dom Bosco no Show na Sala Martins Penna do Grupo Tabosa com o Corpo de Balé do Centro de Artes Claude Debussy, do Coro do Instituto de Música do DF e o Grupo Udi Grudi, no 114o Aniversário do Sonho Visão de Dom Bosco com a peça Brasília Paralelo 15. Direção de Hugo Rodas.

(*) Mestre Tabosa representou Dom Bosco
 


Bastidores do show: O Diretor Hugo Rodas dirigiu e coreografou o show que o Grupo Tabosa participou com a capoeira no teatro Nacional e as bailarinas do Centro Debussy.

Mestre Tabosa descia de um elevador do alto do teatro e os alunos da Academia Tabosa junto com as bailarinas ficavam no palco, todos com pernas de pau.

Mestre Tabosa representou Dom Bosco descendo que descia do céu e o aluno Neném, representou a figura do JK (Presidente Juscelino Kubitschek). Quando Mestre Tabosa chegava no chão, dava uma benção no Neném e faziam um jogo de capoeira. Depois os alunos tiravam as pernas de pau e faziam a demonstração da Capoeira.

A altura do elevador era tão grande que Mestre Tabosa pediu para o aluno Piauí ficar conversando com ele até a hora de descer até o palco, mas ele não pode ficar. Segundo o aluno Piauí, o elevador ficava bem alto e o Mestre Tabosa ficava um bom tempo lá no alto. Contudo, teve um dia que o Piauí ficou com o Mestre Tabosa lá em cima e depois tinha que descer uma escada enorme até o palco pra fazer a sua entrada de capoeira. O aluno Piauí fazia o papel de carteiro junto com outro aluno, o Galego (Roni). 

Participaram do show do "114o Aniversário do Sonho Visão de Dom Bosco com a peça Brasília Paralelo 15" realizado na Sala Martins Penna do Teatro Nacional: o Mestre Hélio Tabosa (representando Dom Bosco) junto com os alunos da Academia Tabosa de Capoeira e Ginástica, o Corpo de Balé do Centro de Artes Claude Debussy, o Coro do Instituto de Música do DF e o Grupo Udi Grudi. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário