imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

100 Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão?

Estava no Rio de Janeiro uns 4, 5 meses antes do Carnaval. O Mestre Leopoldina da Mangueira me viu jogando lá na Senzala, perguntou quem eu era pro Peixinho, Camisa. Veio e me fez o convite apenas, se eu queria participar do desfile da Mangueira

Eu mangueirense disse: "Vou, vai ser um prazer Mestre, mas falta muito tempoComo é que eu faço eu moro em Brasília?!" 

Ele disse: "Não, não, não se preocupe!". Isso é um papo de 4, 5 meses antes. Nunca mais a gente se falou. Tinha que fazer a fantasia... Ele disse que ia fazer a roupa de acordo com o corpo dele, porque eu era um pouco parecido.

Chegou o carnaval. Eu ia pro Rio de Janeiro de qualquer maneira. A Mangueira ia desfilar às 4h da manhã, aí eu pensei, eu estava na rua, fui tocar violão com a Ângela e essas coisas todas. 

Eu disse: "Ângela eu tenho que 4h da manhã estar na Mangueira onde ia ser a saída. E agora, estou com a maior dúvida aqui, se eu chego lá em cima da hora e tem alguém que ficou no meu lugar com a roupa, tudo bacana para fazer o desfile, o cara está ali já esperando ansioso e eu chego?!"

Duas situações ficaram para serem resolvidas

Uma: o Mestre Leopoldina podia falar pra mim: "Poxa, não tinha certeza se você vinha, infelizmente coloquei outro no seu lugar!"

Ou ele diria: "Oh, Tabosa! Fulano, esse é o Mestre que vai ficar no seu lugar, eu já tinha te avisado, então entrega a roupa para ele!"

Então gente, seria terrível as duas situações. Pensei, pensei, pensei e não fui, mas quando eu descobri que ele tinha me colocado liderando da ala, nossa, eu fiquei...!!! 

(...) A história segue abaixo!

Clique na Imagem Abaixo para Assistir o Desfile da Mangueira



ALA DOS 7 ORIXÁS








ALA DA CAPOEIRA
(na frente da ala dos 7 Orixás)
Assista no link acima os Capoeiristas desfilando - Tempo: 20:32





ALGUNS DESTAQUES DA MANGUEIRA












Muito bem, aí um ano depois, o Mestre Nestor veio lançar o livro dele "O Galo já Cantou" e pediu pra dormir na Academia. 

Eu disse: "Claro pode vir, mas olha, eu dou aula 6h!" 

Ele veio com quem? Mestre Leopoldina! Ele ficou me olhando atravessado. 

Eu falei: "Poxa Mestre, aconteceu isso, isso, isso, isso. Poxa, eu fiquei nessa situação assim!"

Ele falou: "mas o rapaz estava sabendo, se você chegasse ele tinha que sair!"

Eu disse: "Pô, bacana, mas eu estaria tirando o prazer de um cara que já estava totalmente sabendo, né?!"

Eu não sei se o Mestre Leopoldina me desculpou. Ele ia me homenagear de surpresa. É o jeitão dele, é calado, não fala nada. Quando eu chegasse lá, estaria a surpresa feita. Pelo amor de Deus!!! 


Livro do Mestre Nestor pulicado em 1985 e
lançado em Brasília em 1989

Um dos encontros com Mestre Leopoldina

Clique na imagem abaixo para ver mais fotos 

Mestre Leopoldina (no berimbau e chapéu), Mestre Peixinho (no atabaque), 
Mestre Luís  Paulo - ES (no berimbau da direita) e 
Mestre Tabosa (esquerda da foto) e Mestre Toni Vargas (jogando). 

Samba-Enredo 1988 - 100 Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão

G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ)

Será que já raiou a liberdade
Ou se foi tudo ilusão
Será, oh, será
Que a Lei Áurea tão sonhada
Há tanto tempo assinada
Não foi o fim da escravidão

Hoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viu

Moço
Não se esqueça que o negro também construiu
As riquezas do nosso Brasil

Pergunte ao Criador
Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela

Sonhei
Sonhei que Zumbi dos Palmares voltou
A tristeza do negro acabou
Foi uma nova redenção

Senhor! Ai, Senhor!
Eis a luta do bem contra o mal (contra o mal)
Que tanto sangue derramou
Contra o preconceito racial

O negro samba
O negro joga a capoeira
Ele é o rei na verde e rosa da Mangueira

Composição: Alvinho / Helio Turco / Jurandir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário