imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Mestre Tabosa ministrará curso no evento "Tributo a Mestre Bimba - 3ª Edição" (Palmas - Tocantins)















Participações especiais: Mestre Pombo de Ouro, Mestre Tabosa, Mestre Bizorro, Mestre Tambor, Mestre Jean e Mestre Geléia.

Programação:
  • Mostra de fotos e vídeos do Mestre Bimba
  • Papoeira com os Mestres presentes
  • Sequencia de ensino do Mestre Bimba - com Mestre Pombo de Ouro
  • Sequencia adaptada do Mestre Bimba, em Brasília, década de 60 - com Mestre Tabosa
  • Cintura Desprezada - com Mestre Pombo de Ouro
  • Roda tradicional

13 comentários:

  1. Mestre,

    Fico extremamente feliz em saber que estará indo para Tocantins. Só quem já treinou ou esteve com você em rodas de capoeira, pode mensurar um pouquinho do seu conhecimento.

    Tenho muito orgulho de ter aprendido capoeira e de até hoje poder contar com os conselhos do Mestre Tabosa. Para mim, não sou um aluno dele e sim um discípulo.

    Um forte abraço, vai com DEUS.

    Ralil.

    ResponderExcluir
  2. VALEU RALIL, PELA FORÇA E PELAS PALAVRAS DE RECONHCIMENTO, ABRAÇOS, TABOSA

    ResponderExcluir
  3. Retorno dos participantes do Tributo ao Mestre Bimba:

    ASA DELTA

    Hoje, quinta feira, já com os ânimos mais acalmados, venho escrever sobre o ''Tributo a M. Bimba'', um evento que foi idealizado pelo Cego e Soneka, que encabeçaram a primeira edição, que infelismente acompanhei a organização meio que a parte, por estar recém-operado, fruto de uma idéia dada pelo M. Pombo de Ouro.

    Nesta terceira edição, o 'Tributo' tomou uma proporção muito maior, entrando já no calendário de eventos da Terreiro e da Capoeira do Estado do Tocantins, contando este ano com a presença de dois ícones da capoeira e que têm grande importância para nós, especialmente, da Terreiro Tocantins: M. Tabosa, nosso avô de capoeira, numa escala ascendente, da grande maioria, quiçá, todos os grupos de capoeira de Palmas e Tocantins, e M. Pombo de Ouro, que considero também, e é reciproco, meu mestre juntamente com o M. Squisito. O M. Pombo hoje é mais do que um mestre e um amigo, sendo tambem meu compadre.

    Tudo correu dentro dos conformes, e com muito axé!, desde sexta, numa roda ótima, com muita energia, e consequentemente bons jogos. Como também na disposiçao do pessoal em comemorar o aniversário do M. Pombo, que espero tenha gostado da 'surpresa', foi de coração...

    No sábado fomos para inauguração do novo espaço do M. Tambor, onde rolou também uma roda legal, e finalmente chegou o grande momento, sábado a tarde inicia-se as palestras e aulas do Tributo.

    Tivemos a Sequencia do M. Bimba, ministrada pelo M. Pombo, onde viu-se detalhes que via de regra passam desapercebidos, e que foram abordados de forma coerente pelo mestre.

    Em seguida tivemos a aula do M. Tabosa, com a 'sequencia adaptada', onde mostra-se que através da base (sequencia de ensino do M. Bimba), podemos aumentar nosso leque, nosso mix de movimentação, porém sem em nenhum momento esquecer a base, e o m. Tabosa foi enfático desde o início, não é a sequencia do mestre Bimba, é uma adaptação, o que achei legal, pois via de regra os ''mestres'', gostam de tratar a sequencia do M. Bimba como algo folclórico e sem eficácia na capoeira atual, e o M. Tabosa em nenhum momento o fez, mostrando o que todo bom mestre deve carregar consigo : a humildade e conhecimento de que sem uma boa base não se constroem nada, nem um bom capoeirista. Por isso ele se tornou o MESTRE Tabosa.

    Logo em seguida, em virtude do tempo escasso, tivemos uma abordagem rápida sobre a Cintura Desprezada, e a roda tradicional, finalizando com a Iuna.

    Dentre o material distribuido, havia a cartilha com a sequencia e a cintura escrita e desenhada para que as pessoas treinem em suas academias.

    Enfim, com a ajuda de TODOS, em especial a disposição dos mestres em virem participar, e dos alunos que nos ajudam nesta caminhada, acredito que a semente vem sendo plantada, agora é regar sempre, e esperar que de bons frutos

    Ah! ainda teve a confraternização que também foi axé Total!!

    '' Só conhece a estrada o viajante, que é o camarada que anda nela'' - então vamos sim'bora camaradas, juntos.

    Obrigado!!, foi muito bom, e até a próxima.

    asadelta_to@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ANDORINHA


    Pode ser clichê, mas é realmente verdade quando as pessoas dizem o quanto é difícil traduzir em palavras as nossas experiências e nossos sentimentos.

    A capoeira sempre teve um significado muito forte em minha vida, além de me fazer crescer como ser humano, me dando a educação e os conhecimentos que devemos ter conosco e com o próximo.

    Poder estar com Mestres do porte de Pombo de Ouro e Tabosa só me fazem respeitar ainda mais essa arte da capoeira.
    Eu agradeço imensamente essa experiência, de ter contato com pessoas tão maravilhosas e o melhor momento de todos, que vocês me proporcionaram, foi poder tê-los em minha casa.

    Quem diria, Mestre Tabosa e Pombo de Ouro, em minha casa! Não teria me sentindo mais feliz...

    Eu só tenho a agradecer a possibilidade deste contato com pessoas tão maravilhosas e parabenizar você Asa e o Cego por amarem a capoeira e querer passar para os "calouros" todo esse sentimento de respeito e amor pelo que fazem!

    Amei!

    Ana Marinho
    Assessora de Comunicação e Marketing
    Palmas Shopping
    (63) 3223-1104 / (63) 8138-5738 / (63) 8468-6985
    anacarolinaams@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. PINGUIM

    Capoeira, grandes mestres e experiências de vida
    Depois de um final de semana totalmente dedicado à arte de “capoeirar”, o que fica é a sensação de que sempre temos muito a aprender com tudo o que está a nossa volta. Do ponto de vista de um capoeirista que não pode participar dos treinamentos físicos por problemas no joelho, um bom bate-papo com os grandes mestres desta arte pode ser considerado uma fonte inesgotável de conhecimento e experiências.
    Passados os três dias em companhia de dois dos maiores mestres de capoeira ainda em atividade – M. Pombo de Ouro e M. Tabosa, podemos traçar uma pequena reflexão sobre métodos de aprendizagem não só da capoeira, como da vida. Na presença dos grandes mestres, percebemos que o maior de todos é o tempo. O tempo nos dá, ou pelo menos deveria, o que precisamos para atingirmos a maturidade em qualquer atividade que desenvolvemos: a sabedoria.
    E sabedoria é algo que M. Pombo e M. Tabosa tem de sobra, além de uma imensa vontade de compartilhá-la. Do ponto de vista de um capoeira que não pode participar dos treinos ministrados pelos grandes mestres, uma boa conversa é o início de mais um processo de aprendizagem. Mestre Pombo ensinou muito bem o que é a “papoeira” e é através dela que conseguimos extrair dos nossos professores muito mais do que simplesmente armadas, meias-luas, bênçãos e AU’s.
    Com uma simples conversa com qualquer um dos mestres que estiveram em Palmas no último Tributo ao Mestre Bimba, é possível captar um pouco da experiência de vida deles e de suas experiências com o criador da Regional. É algo rico e inexplicável o que eles tem a nos passar, se pudermos parar para ouvir e refletir sobre o que é falado e demonstrado.
    E como é bom ouvir os dois conversando, mesmo que sobre trivialidades. Tudo o que se fala em uma roda de capapoeira com a presença deles é repleto de vivência, além da malandragem inerente a qualquer capoeirista. Mesmo nas piadas e nas brincadeiras, conviver com esses mestres por esses dias foi uma experiência única.
    Somos, como nossos professores e não se cansam de falar, privilegiados por podermos contar com as presenças de grandes mestres como Pombo de Ouro, Tabosa, Squisito, Itapuã, Paulão, Angoleiro e tantos outros. Este é o mundo da capoeira, onde se ensina mais do que gingar em uma roda. Se ensina a jogar o jogo do mundo, da vida.
    Axé, camaradas e aguardemos os próximos encontros!
    Philipe de Paula Bastos (Pinguim)
    philipebastos@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. CEGO

    Salve Camaradas!!!

    Falar do Tributo a Mestre Bimba, temos que voltar alguns anos atrás... lá pelos idos de 2006... Mestre Pombo de Ouro estava se mudando de Brasília para Recife, então foi realizado na academia do Mestre Paulão, uma aula, de Cintura Desprezada, na qual o próprio Mestre nos ligou chamando para ir ajudá-lo, e fomos eu, Asa Delta e o Soneca...
    Após o curso o Mestre plantou a semente em Brasília, e sempre acontece o "Resgate da Capoeira Regional", com a sequência e a cintura desprezada...

    Passamos alguns anos sendo cobrados pelo Mestre Pombo para fazermos algo por aqui tbm, mas a gente sempre deixava passar... até q em 2010, ano da formatura minha e do Soneca, resolvemos pegar pra fazer a primeira edição, bem simples, cheia de falhas, mas fizemos...

    Pouco tempo depois é incomparável a dimensão tomada por essa festa, que começou sem nada e hj com certeza já faz parte do calendário de capoeira daqui do TO... com um nível altíssimo de aproveitamento e qualidade...

    Mas nada disso funcionaria sem que TODOS fizessem sua parte, pq cada ano q passa mais gente entra para ajudar a organizar e fazer a festa, oq a torna mais plural, melhor e com certeza com muito mais energia...

    O nível de energia desse Tributo foi muito alto, em tudo, do começo ao fim... e isso fez com q a euforia perdurasse por mais alguns dias dentro de mim... por isso não quis escrever antes, para escrever mais com a razão do q a emoção...

    Na verdade estão todos de Parabéns!!! são momentos como esse que nos sentimos mais capoeiristas, são momentos com esses Mestres (Mestre Tabosa e Mestre Pombo de Ouro) é q fazem a gente beber a água da verdadeira fonte, "Água de beber, camará..."

    Eu só tenho a agradecer a TODOS, por terem me proporcionado um fim de semana único, inesquecível... "quem conhece a estrada é o viajante, que anda nela"... não podemos e nem devemos perder momentos como esse, pq o trem da nossa história tá passando e temos q embarcar nele, pq o destino final é mágico... "é nessa q eu vou meu bem, vamos lá no balanço do trem..."

    Mas q fique bem claro, que além de tudo isso de positivo, tbm erramos muito, pecamos em algumas coisas q tem q ser corrigidas, para tentar alcançar o máximo possível de perfeição em tudo, ou pelo menos agradar a grande maioria, ou agradar principalmente nós mesmos (temos q ser nossos maiores críticos)... mas temos a chance de corrigir esses erros agora no "Palmas para Capoeira"... quem vai entrar nessa roda?? o berimbau já tá chamando...

    AXÉ,

    Raphael Cego

    raphaelavs@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. VAL

    Marcado para acontecer no dia 17/03/2012, num dia de sábado a tarde... Mas para mim foi iniciado desde que soube quais Mestre viriam. Tentei me preparar física e espiritualmente para o encontro. Mas as minhas expectativas foram facilmente superadas. Pois não se tratava de simples Mestres. Um, Mestre Pombo de Ouro, aluno do Mestre Bimba, que com muito orgulho, hoje posso chamar de amigo, conselheiro e compadre. Outro, Mestre Tabosa... Um cara simples, alegre, conselheiro, que por coincidência ou não faz da minha árvore genealógica, a mais incomum de todas...rs. Pois teve influência fundamental na formação dos dois Mestres que fazem parte da minha caminhada como capoeirista. O Mestre Squisito, quando ingressei na Terreiro e o Mestre Nenel, quando fazia parte da Escola de Capoeira Filhos de Bimba. Ambos já me relataram pessoalmente que o Mestre Tabosa contribuiu muito na formação destes como pessoa, mestre, etc.

    Chegado o dia da chegada!!! Tivemos a idéia de na sexta a noite fazer uma surpresa para o Mestre Pombo, pois este tinha aniversariado dias antes. Hoje graças a Deus, conseguimos formar um grupo de pessoas e poder contar um com o outro sempre que precisamos, pois ninguém compõe um grupo sozinho. E foi assim que preparamos a tal surpresa para o Mestre. E foi muito legal. Ouve um atraso e isso fazia com que cada um de nós ficássemos mais apreensivos, porque queríamos ver a reação dele com a surpresa...rs.

    Quando eles chegaram e viram o acontecido, percebí nos seus olhares uma certa admiração e agradecimento pela recepção. Isso foi muito compensador. Pois eu, particularmente, estava muito cansada de uma semana de trabalho e cansativas noites sem dormir direito, mas naquele momento todo cansaço sumiu e a harmonia tomou conta do ambiente. Foi só alegria...

    Nesse fim de semana reaprendí que mesmo fazendo muito pouco podemos contribuir para o sucesso de um evento. Aprendí a respeitar o meu limite e o limite do próximo. Aconteceu uma breve PAPOEIRA. As aulas foram bastante dinâmicas e tentei aproveitar bastante com o aprendizado. Infelismente estou "fora de forma" e não conseguí treinar na aula do Mestre Tabosa, pois tinha treinado as sequências do Mestre Bimba, passada pelo Mestre Pombo e o corpo reclamou me forçando a ficar só observando. No começo me sentí muito triste, mas só com o decorrer da aula percebí que não só se aprende praticando. Já tinha escutado falar em "aprender de oitiva" e esse era o meu momento para experimentar isso! Olha aí a capoeira mais uma vez me surpreendendo!! E só assim conseguí ter o prazer de participar da aula do Mestre Tabosa. Em seguida aconteceu a roda, com um clima agradável, como sempre, brincadeiras, bandas, tudo na mais perfeita harmonia mais uma vez...

    Confraternizamos e foi muito bom! Diversão, música, dança, feijoada e tudo isso deu certo porque foi uma continuação do que aconteceu no dia anterior, a mesma energia emanava de todos os presentes. Foi muito gratificante participar desse evento...

    Quero agradecer ao C.M. Buda, ao Profº Asa Delta, Formado Cego, por não desistirem nunca diante de tantas dificuldades nessa longa estrada e estarem sempre correndo atrás e preservando, e nos proporcionando esses momentos, e a todos os meus camaradas da Terreiro pela amizade e carinho. Tudo isso ficará guardado na mente e no coração, para sempre...

    "Ninguém é feliz sozinho..." (Mestre Pombo de Ouro).

    dosol12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. POIM

    O tributo ao mestre bimba foi um dos melhores eventos desse ano, pois tivemos o previlegio de de conhecer dois grandes mestres renomado da capoeira, mestre tabosa e mestre ponbo de ouro, tivemos a oprtunidade de ter uma tarde toda de curso na qual teve como foco a sintura despresada e sequencia do mestre bimba . Pra mim foi um grande previlegio conhecer um pouco da historia de grandes mestre da capoeira das tradiçoes e da vida dura que mestre bimba levava mas memos asim nunca deixo de acredida na quilo que sonhava, acredito que todo capoerista deve seguir o ezemplo de seus mestre nao so na capoeira mas na vida todos nos devemos traçar objetivo para sermos algo na vida, e atraves da capoeira acredito que as pessoas podem se transforma. Agradesso em primeiro lugar a Deus, depois a companhia terreiro capoeira,por te o previlegio de fazer parte dessa familia. GRANDE ABRAÇO. PABLO

    pablo_cabuloso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Mellão

    Salve capoeira!

    Nada tenho a fazer, a não ser agradecer também a todos que fizeram parte dessa festa especial e contagiante, que nos proporcionou momentos incríveis, capaz de nos levar para outra dimensão inexplicável.

    Também, quero deixar aqui, minhas desculpas, por ter me retirado antes do termino do Tributo, pois digo agora que, meu desejo era ter vivenciado até o ultimo minuto desta grande festa. Pois, por motivos de força maior, não pude ficar.

    Mas entre erros e acertos, temos acertar!

    Como diz o mestre: Pombo de Ouro... "O grande Mestre é o Tempo"...

    Meu muito obrigado a todos!!

    Axé...

    Mellão
    leandrocoelho25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. CORAL

    O terceiro tributo ao Mestre Bimba foi de imensa importância para o meu aprendizado na capoeira, ao ouvir o Mestre Pombo de Ouro falando "era assim que se fazia na academia do mestre..." é algo que, pela imensidão da capoeira é raro de se ouvir da boca de quem esteve lá, pois são poucos os alunos que ainda estão aqui para compartilhar de tal aprendizado que tiveram com o Mestre Manoel dos Reis Machado.

    As histórias que os mestres compartilharam na papoeira, as aulas da sequência do Mestre Bimba e a cintura desprezada, a adaptação que o Mestre Tabosa desenvolveu para uma aplicação no jogo, foi de suma importância para o desenvolvimento de movimentação e continuidade de golpes, tais ensinamentos passados pelos Mestres que tiveram contato com o Mestre Bimba.

    Essa oportunidade foi única e conheço vários capoeiristas de muitos anos de capoeira que não tiveram a oportunidade de conhecer esses Mestres, isso me fez pensar que essas oportunidades são raras e temos que correr atrás do conhecimento para poder crescer e acrescentar na capoeira.
    Muito obrigado a todos os Mestres, Tabosa, Pombo de Ouro, Geléia e Tambor por compartilhar do seu conhecimento.

    E obrigado ao meu professor Asa Delta que tive a sorte de conhecer me mostrar os caminhos, agora só basta seguir.

    Por último e não menos importante obrigado ao Cego, camarada esse que tenho um imenso respeito e aprendo muito com ele e a todos os camaradas que compareceram e fizeram acontecer esse evento sem igual.

    Atenciosamente,
    Coral.
    joaopaulo.sinesio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. TERECO

    nesse feriado comemoramos o terceiro tributo ao mestre bimba eu conheci dois novos mestre foi o M.tabosa, M.Pombo de Ouro nois nos divertimos eu a prendi muitas coisas com os mestres teve palestras,jogos,treinos e muito mais gostei bastante e espero que acontessa de novo (Tereco)

    ResponderExcluir
  12. BORBOLETA

    tributo ao mestre bimba
    mestre bimba foi uma pessoa muito sabia e esperto que enfeliz-mente ele morreu porisso tem 3 anos que nos fazemos um triboto ao ele,aquele que criou a capoeira moderna os toques,as gingas,e etc...
    ele ensinou muita gente que agora são mestre ou alunos,mais ele foi mestre dos mestre.
    nesse feriado fizemos o 3 tributo ao mestre e uma festa de confraternização do tributo (Borboleta).

    ResponderExcluir
  13. Para mim tentar relatar em palavras um sentimento eh muito dificil, esse tributo significou muito mais do que um evento, ou como disse meu professor CEGO, um dia voltado para lembrança do mestre, foi como um reencontro com minhas raizes, ter a honra, ou o prazer de estar ao lado de mestres como Pombo de Ouro e Tabosa, não ha sentimento que possa descrever, não sei se amor seria o mais cotado, amor a capoeira, não tem como explicar, tive o prazer de buscar os mestres no aeroporto, junto com professor asa delta, e pude ouvir da boca do mestre Pombo de Ouro, que nada neste mundo acontece por acaso, e comecei a refletir e ter o mesmo pensamento do mestre, como pode em um mundo tão grande, nascer-mos brasileiros, e alem do mais, com tantos esportes e artes marciais escolher justamente a capoeira, e ainda vir morar justamente em palmas, sinceramente não consigo definir em palavras o que eu senti, uma experiencia indescritivel, ensinamentos que levarei para o resto da vida, Obrigado mestres, obrigado Professores, por ter essa garra, esse animo, se eu ja os admirava depois desse tributo somente consolidei meus pensamentos que tinha sobre vcs, pessoas tão comprometidas com o que fazem, passando-nos uma energia tão positiva, realmente me senti no meio de uma familia, senti com que os mestres fossem nossos pais, as aulas ministradas no tributo foram verdadeiramente como um presente consedido a poucos, e a aula moral, os ensinamentos que os mestres nos passaram, com poucas palavras ditas, com poucos gestos que para mim ja significavam a bagagem de uma vida inteira dedicada a capoeira, sinceramente hoje a unica coisa que toma conta de mim e do meu coração é o orgulho de fazer parte deste meio, e a honra que estes dias me proporcionaram, obrigado mestres, obrigado professores, obrigado a todos que se empenharam para que esse dia fizesse parte de nossas vidas, e que isso sirva de estimulo maior, para nossa caminhada, nossa luta pela capoeira, nosso envolvimento por essa arte, agradecer a mestre Bimba, por ter criado a capoeira regional, e agradecer aos mestres que não a deixaram ir para o caixão junto com ele, hoje grande parte de quem eu sou eu agradeço a capoeira, AXÉ MESTRES, AXÉ GRUPO, AXÉ CAPOEIRA, OBRIGADO CAPOEIRA, OBRIGADO POR EXISTIR, OBRIGADO DEUS POR ME FAZER BRASILEIRO.
    frankcompb@hotmail.com
    Frango

    ResponderExcluir