imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Mestre Tabosa recebe Menção Honrosa pela Construção e Difusão de Conhecimentos sobre a Capoeira e sua relação com a Educação no Piauí

Mestre Tabosa recebeu homenagem da Associação Cultural de Capoeira "IÊ Berimbau" pela Construção e Difusão de Conhecimentos sobre a Capoeira e sua relação com a Educação, no evento realizado 8 e 9 de dezembro de 2023 em Teresina - PI

Dois alunos do Mestre Tabosa foram Pioneiros na Capoeira do Piauí, o Marcondes desde as aulas da UnB na década de 60 e o Alicate (conhecido como Ia), aluno da Academia Tabosa na década de 70.




Evento da Associação Cultural de Capoeira IÊ Berimbau em Teresina - Piauí
https://mestretabosa.blogspot.com/2023/11/mestre-tabosa-no-evento-do-grupo-ie.html

Mestre Tabosa homenageia Marcondes, seu aluno da UnB:
https://mestretabosa.blogspot.com/2020/08/mestre-tabosa-homenageia-marcondes-seu.html

Reencontro com o Mestre Alicate - Piauí:
https://mestretabosa.blogspot.com/2022/09/reencontro-com-o-mestre-alicate-piaui.html


5 comentários:

  1. Antônio Francisco Ramos
    Salve. A capoeira do estado do Piauí agradece as contribuições de Mestre Hélio Tabosa no desenvolvimento de nossa arte capoeira, seja de forma direta ou indireta. Gratidão mestre pela sua disponibilidade em sempre fazer o melhor pela capoeira e pelos capoeiras.

    ResponderExcluir
  2. José Guedes Jaraguá
    Merecido...Mestre Hélio Tabosa ....

    ResponderExcluir
  3. MestreAlbino Brito Veras
    Dois Alunos de mestre Tabosa DF. SÃO OS PIONEIRO DA CAPOEIRA DO PIAUÍ MESTRE Marcondes NO INÍCIO DOS ANOS 70 EM Teresina e mestre IA ( ALICATE) também nos anos 70. Ambus são os verdadeiros percursores da Capoeira no nosso Estados do Piaui, Marcondes tem vários alunos que pode comprovar seu início no nosso Estado ex. Mestre Flexa, Edison, Lobitil e muitos outros alunos, vivos para confirmar o legado do mestre Marcondes. Em Parnaíba o mestre Ia ( Alicate ) Também tem muitos alunos que pode comprovar o seu INICIO em Parnaíba. Por isso eu CONFIRMO que quando eu mestre Albino voltei ao nosso Estado oriundo de São Paulo Encontrei o mestre Ia ( Alicate) dando aulas em Parnaíba, em Teresina encontrei os aluno do mestre Marcondes nas rodas Que era comandada por Paulo CAPOEIRA, todos os Capoeiristas da época que encontrei sem excessão, quando voltei ao Piauí no ano de 1977 falavam que Marcondes tinha iniciado a Capoeira no Piauí, e que tinha ido para Campina Grande Concluir seus estudos. Marcondes Volta nos anos 80 após concluir seus estudos. Chegando em Teresina ainda tentou voltar a ministrar aulas na academia Mattos mais logo desistiu, iniciando sua profissão na Escola Técnica como Professor de Mecânica. Marcondes faleceu a pouco tempo de infarto na nossa Capital Teresina Piauí.

    ResponderExcluir
  4. Hélio Tabosa
    Grande mestre Albino, que legal seu depoimento ainda mais de quem também tem uma história com a Capoeira que deu um norte e projetou a Capoeira daí reforçando mais ainda quando levou alunos que representaram muito bem a Capoeira do Piauí nos jogos estudantis "Jeb's.
    Valeu você colocar sua memória aqueles que não viram isso, né meu irmão !
    Salve! Saudades

    ResponderExcluir
  5. MestreAlbino Brito Veras
    Salve! Salve! Meu irmão Mestre Tabosa, a verdade tem que ser dita e repassada para os mais novos, para que eles não se percam pelo caminho da história dando ouvidos a falastrões que se aproveitam da falta de organização da nossa Capoeira!..

    ResponderExcluir