Graduação da Academia Tabosa em 1974
(Homenagem aos Orixás, conforme as
guias adquiridas no Rio de Janeiro numa casa de umbanda)
Clique nas imagens para ver com detalhes!
(*) Os cordões de São Francisco eram comprados na loja de Umbanda da 207 Sul e era difícil encontrar a cor ROSA, que estava na guia comprada pelo Mestre Tabosa, na Barata Ribeiro - Rio de Janeiro. Na Umbanda a cor ROSA é dos Ibejis, a representação do Orixá das crianças. Pesquisando no livro "O Exército Branco de Oxalá" de Mário Barcelos - Editora Eco - Rio de Janeiro - 1970, adquirido junto com a guia, Mestre Tabosa verificou que a cor ROXA representa Oxum, Orixá que tem a força semelhante aos demais, então fez a troca em muito pouco tempo depois de criada a sua Graduação baseada nos 7 Orixás da Umbanda.
Tabela do Sistema de Graduação da Academia Tabosa em 1976
(*) Com a entrada de muitas crianças, foi necessário aumentar o tempo em cada estágio da graduação, então Mestre Tabosa intercalou com a cor do maior dos Orixás, o branco de “Oxalá”.
Tabela do Sistema de Graduação da Academia Tabosa em 1992

Agradecemos o aluno Norberto (Vagareza) pelo resgate do vídeo do Mestre Tabosa explicando sobre a mudança na graduação. A documentação segue no final da página!
(*) Por 18 anos Mestre Tabosa usou, na Academia Tabosa, esse sistema de graduação que criou, baseado na guia dos Sete Orixás que regem a Umbanda. Fez isso para homenagear nossos ancestrais da capoeira, quando aqui foram escravizados. Contudo, a graduação do Mestre Tabosa foi alterada a sua sequência para homenagear também a bandeira brasileira na sequência que é comumente citada: verde, amarela, azul e branca e assim pode colocar o Orixá Xangô na posição de Contramestre, por ser um Orixá guerreiro.
Sistema de Graduação da Academia Tabosa a partir de 1992
Tabela do Sistema de Graduação Infantil da Academia Tabosa
Sistema de Graduação Infantil da Academia Tabosa
Jornal Correio Braziliense
Roda infantil na Academia Tabosa
Vídeo do Batizado Infantil: Jogo do Mestre Tabosa com Tico de Moraes - 1987
Vídeo do Mestre Tabosa e alunos da Turma Infantil são entrevistados pela Carranquinha no
Programa Carrossel da TV Brasília em 1987


Roda infantil da Academia Tabosa, no Colégio Dom Bosco - Década de 80


Graduação das crianças em 1994 na Academia Tabosa pelo Piauí e Faísca
Mestre Tabosa, Piauí (esticando a corda azul), aluno e Rafael Ornelas, com 8 anos, recebendo pelo Faísca a primeira corda (azul - Yemanjá) em 1994 na Academia Tabosa
__________________________________________________________
Graduação da Academia Tabosa em 2016
Evento Academia Tabosa do Terceiro Milênio
(*) Realização da ideia de inserir a Bandeirinha da Academia na raiz da Corda,
mostrando a linhagem e seus desdobramentos.

(*) No evento Mestre Tabosa pode graduar aqueles que estavam na mudança efetuada em 1994 e deu início à graduação de grau avançado para os Mestres antigos da Academia Tabosa.
----------------------------//-------------------------------
Graduados da Academia Tabosa em ordem cronológica da graduação
Clique na imagem para saber mais detalhes dos Graduados da Academia Tabosa!
-----------//-----------
Graduação da Academia Tabosa - Terceiro Milênio
(alteração realizada em 2021)
(*) Com a entrada de dois Capoeiras e seus alunos, de Estados diferentes, foi necessário fazer algumas adequações na Graduação da Academia Tabosa oficializadas no dia 24/05/2021.
Alteração: O Iniciante está presente nas 1a. e 2a. corda (verde, verde e branco), na 3a e 4a. corda (amarelo, amarelo e branco) ele é Formado e a partir da 5a. corda (azul) ele está completando o Ciclo da Brasilidade em referência a cor da Bandeira do Brasil, então ele passa a ser Instrutor.
Mais detalhes no link: Blog do Mestre Tabosa: Mestre Tabosa Oficializa o vínculo com os Contramestres Pesado e Magão e a Academia Tabosa
Na graduação da Academia do Mestre Tabosa, com 17 anos de dedicação, o capoeira alcança a corda vermelha de “mestre professor” e os 7 graus avançados são marcados pela sua história.
Cada nível passa pela benção de um Orixá, seguindo o seu arquétipo em busca do amadurecimento técnico, intelectual e emocional até alcançar a sabedoria plena e a pureza de Oxalá.
Mestre Tabosa, até hoje, não usa a corda branca, o grau máximo de sua graduação referente a Oxalá.
Demos o start em 2023 criando uma Sintetização do Sistema de Graduação da Academia Tabosa dando ênfase às Graduações de Mestre (Mestre Professor, Mestre Avançado e Mestre), um diferencial criado pelo Mestre Tabosa em 1974.
No livro "O Filho de Xangô" foram registradas as
Regras da Graduação Baseada nos 7 Orixás da Umbanda e seus Arquétipos
criada pelo Mestre Tabosa em 1974.

QR Code do Livro do Mestre Tabosa
(Livro lançado no dia 30/09/2009 - Edição Esgotada)
ATUALIZAÇÃO - 2023
Mestre Tabosa fez uma atualização no Sistema de Graduação da Academia Tabosa mediante a entrada de Pernambuco na responsabilidade do Contramestre Magão Caruaru-pe e de Tocantins na responsabilidade do Contramestre Pesado Anselmo Martins Araújo na Academia Tabosa.
Segue abaixo seu texto introdutório ressaltando a importância dos alunos em cada estágio da graduação que homenageia a fé dos 7 Orixás da Umbanda criado em 1974 pelo Mestre Tabosa.
A Influência dos Orixás no Comportamento dos Alunos dentro do Sistema de Graduação da Academia Tabosa
"Quando fiz a graduação da academia Tabosa baseada nos Orixás, a princípio fiz no sentido de dar aos alunos um sistema de graduação quando na época não existia.
Ao implantar o sistema, ele próprio foi se adequando e criando mais nuances que fortificava mais a mais a graduação.
Além de ter me baseado no princípio em homenagear a "Fé", como instrumento base que moviam ainda a esperança dos escravizados, posteriormente vi que havia uma identidade implícita nos arquétipos de cada Orixá, da forma como eles são e se comportam e o que representam.
Observei ainda que havia uma coincidência contida no comportamento e no que esperar do aluno em cada estágio onde cada Orixá influencia.
Para tanto, defini que em cada Corda espera-se um comportamento que já está descrito no nosso sistema há muitos anos." Tabosa
ESTÁGIOS PROFESSOR E CONTRAMESTRE
GRAU SUPERIOR
SETE GRAUS AVANÇADOS
Cabaças pintadas por Muriel Tabosa, mais conhecida como Muriel Tabb
Esgotado
Capa do Livro: "O Exército Branco de Oxalá" de Mário Barcelos
Editora Eco - Rio de Janeiro - 1970
----------------------------//-------------------------------
Legado da Associação Terreiro para a
Capoeira do Ceará sobre a
Graduação, a Técnica e a
Organização entre outros
aspectos da Academia Tabosa
desde junho de 1979
Clique na imagem para assistir as apresentações
----------------------------//-------------------------------
Baú do Mestre Tucas (Geová) - Primeiras Cordas da Graduação do
Mestre Tabosa guardadas até hoje:
Clique na imagem abaixo para assistir a Live!

Corda Azul e Branca - Homenageando Yemanjá - Corda de São Francisco
(segunda corda da graduação do Mestre Tabosa)
(intervalo sobre as cordas (a partir) 1:31:50 no Youtube) ou
pelo Facebook no intervalo 0:26:32
Mestre Fernando disponibilizou também outra relíquia, as suas graduações
(cordões de São Francisco e cordas) conquistadas na capoeira que
ajudaram no resgate do tempo e nos acontecimentos.

.jpg)
-----------//-----------
1990Mestre Tabosa apresentou a sua graduação para unificar um grande grupo de Estados. Por uma enquete de várias graduações que lá existiam, venceu a do Mestre Tabosa para unificar àqueles que estavam unidos pela Capoeira, contudo houve uma crítica a graduação, que apesar de ter ganhado até pelo cunho histórico, faltava homenagear a bandeira brasileira no histórico de sustentação da graduação, que geralmente é usada a sequência: Verde, Amarela, Azul e Branca, devido ao tamanho da representação das cores na bandeira.
(*) Representações das cores da bandeira do Brasil: verdes = matas, amarelo = riquezas minerais (ouro), azul = céu e branco = paz)
A graduação da Academia Tabosa permaneceu por 18 anos na sequência da guia que ele havia comprado, honrando as cores da guia e sua sequência que era:
Azul (Yemanjá) – Marrom (Xangô) – Verde (Oxossi) – Amarela (Yansã) – Roxa (Oxum) – Vermelha (Ogun) e Branca (Oxalá).
Somente em 1994 Mestre Tabosa alterou apenas a sequência de sua graduação para homenagear também a bandeira brasileira:
Verde (Oxóssi), Amarela (Yansã), Azul (Yemanjá), Roxa (Ouxm), Vermelha (Ogun) e Branca (Oxalá).
Como Mestre Tabosa imaginou que não fossem usar a graduação dele. Pediu que todos os presentes criassem uma nova graduação que ele assinaria depois, mas alertou para a crítica que ele recebeu.
Acabaram acatando a graduação baseado na crítica da graduação de Mestre Tabosa, ou seja, nas cores da bandeira do Brasil: Verde, Amarelo, Azul (escuro) e Verde, Amarelo, Azul (claro), sugerida pelo Mestre Birilo.
Em 1991
Convite
para Mestre Tabosa: Evento de Nível Nacional na ABPC
- Associação Brasileira dos
Professores de Capoeira.
Novembro/1991 - Piauí
Comissão Organizadora do Evento: Mestre Albino, Cícero, Oscar, Josué Barbosa, Mary Damascena, Silvan Cezar, Gilvan de Sousa Silva, Antônio Monteiro F. dos Santos e Washington (Anão)
Reunião do Colegiado: Itapoan (Bahia), J. Bamberg (Salvador), Índio (Rio Grande do Norte), Tabosa (Distrito Federal), Burguês (Paraná), Suíno (Goiás), Lucas (Sergipe), Paulo dos Anjos (Salvador), Paulão (Distrito Federal), Soldado (Tocantins), Ziza (Rio de Janeiro), Periquito (Paraná), Zé Maria (Bahia), Marlon (Rio de Janeiro), Birilo (Pernambuco), (Distrito Federal), Gilvan (Distrito Federal), Irani (Rio Grande do Norte), Marivanio (Sergipe), Adailton (São José do Piauí), Fumaça (Tocantins), Tambor (Tocantins), Samuray (Ceará), Mago (Pernambuco), Auricélio (Ceará), Pirita (Maranhão), Metralha (Ceará), Magno (Rio Grande do Norte), Paulinha (Ceará), Grande (Ceará), Puma (Sergipe), Caixote (Rio de Janeiro), Edmilson, Michele (Sergipe) e Prof. Cezar Barbieri
Mestre Tabosa pediu seu desligamento da ABPC, após a 1ª. Reunião realizada no Piauí, por não concordar com o nivelamento dos Mestres (novos e antigos) filiados na outorga do grau máximo. Se todos recebessem a corda branca, não haveria incentivo ao crescimento, tampouco condizia com os Grandes Mestres Pioneiros da Capoeira.
(*) Na Graduação de Mestre Tabosa existem mais 7 níveis até alcançar a corda branca (Mestre Tabosa usa até hoje a corda branca ponteira vermelha)
Mestre Itapoan não aceitou o desligamento, mas Mestre Tabosa achou por bem manter sua posição.
Carta recebida do Mestre Nestor sobre o seu desligamento do Mestre Tabosa da ABPC por não concordar com o nivelamento dos Mestres filiados (novos e antigos) e sobre a alteração que estaria fazendo em sua graduação sobre a crítica no Evento do Mestre Burguês em 1990.
Reunião na ABPC - Associação Brasileira dos Professores de Capoeira
Alguns Mestres da ABPC. Foto (da direta pra esquerda). Em pé: Mestre J. Bamberg - Bahia, Mestre Índio - Natal, Mestre Paulo dos
Anjos - Bahia, Mestre Lucas - Sergipe, Mestre Tabosa - Distrito Federal. Agachados (da direita para a
esquerda) Mestre Soldado - Ceará, Mestre Paulão - Distrito Federal e Mestre Itapoan - Bahia entre outros.
Clique nos links abaixo para ler outras publicações escritas pelo Mestres Tabosa sobre o Sistema de Graduação, inserindo documentos na sequência dos fatos
A quem interessar possa:
2014 - soma - 7 “A MÍSTICA DA CAPOEIRA”:
História do Mestre Tabosa incluindo a do Sistema de Graduação:
Live do Mestre Mula entrevistando Mestre Tabosa sobre a sua Graduação: