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Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Mestre Tabosa no "Alta Performance" com Carla Ribeiro

O próximo ilustre convidado do PROGRAMA ALTA PERFORMANCE, desta sexta-feira, às 15h, já recebeu o *Berimbau de Ouro, junto com o Grupo Senzala - RJ* em 1967,1968 e 1969. É um pioneiro mestre de capoeira.

Você pode assistir os BASTIDORES do Programa www.facebook.com/carlaribeirocoach




Um atleta nato, um cantor talentoso e um habilidoso capoeirista. É um pioneiro Professor de Ginástica Localizada Brasileira (intitulada por ele, porque usava movimentos da capoeira). Maratonista e competidor de caiaques.


HOJE, é dia de ouvir o Berimbau de Ouro tocar! MESTRE TABOSA vai falar sobre o caminho das pedras para obter Alta Performance!
😊

Você pode assistir os BASTIDORES do Programa ALTA PERFORMANCE no www.facebook.com/carlaribeirocoach MANDE SUAS PERGUNTAS PARA ELE RESPONDER AO VIVO!


Assista a entrevista pelo Facebook. Clique imagem abaixo!

https://www.facebook.com/carlaribeirocoach/videos/958458590996160/





domingo, 28 de janeiro de 2018

Mestre Tabosa na Primeira Etapa Campeonato Brasiliense de Va'a - 2018

Mestre Tabosa participou de duas provas, uma solo de V1 é a outra da foto com canoa de 6 pessoas, chama-se OC6 da “Primeira Etapa Campeonato Brasiliense de Va'a” - Com Frederico Gall. Fotos Diana Nishimura Carneiro e Ana Raquel Campos.














segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Mestre Squisito filosofando sobre a capoeira



A perigosa Reentrada na Atmosfera da Capoeira

Se afastando da Capoeira, cuidado ao voltar...!!


Tenho observado há tempos um fenômeno que é muito conhecido da maioria dos capoeiristas, mormente os que estejam em franca atividade, produzindo, treinando, dando aulas, vivendo-a, enfim. Esse fenômeno é muito comum e se caracteriza pelo afastamento, em maior ou menor tempo, do movimento que a capoeira produz, de natureza social, desportiva, política e, principalmente, competitiva, onde todos conhecem todos, se unem entre si, os próximos e se competem, os mais distantes.

A capoeira é uma entidade viva. Tem uma energia densa e complexa. Só os iniciados nela a compreendem o suficiente para amá-la ou deixá-la, dependendo do momento histórico em que se aproximem, se tornem capoeiristas, ou façam parte daqueles que dominam um determinado momento da sua História.

A Capoeira é muito forte! Forte em seus elementos de união, como também naquele tipo de resistência que permite aos seus praticantes, participantes, mestres e adeptos em geral, se tornarem verdadeiros guerreiros do bom combate (lutam contra a covardia, a tirania, a ignorância, etc.), como também existem os que combatem por si mesmos, formando grupos altamente unidos em torno de uma ideologia estabelecida pelo seu líder, que também é muito comum em nossa Arte.

A capoeira também tem um respeito muito grande pelos seus ancestrais. Sem dúvida tem!

Esse respeito é tão grande, que por causa disso alguns adeptos querem se tornar velho mestre muito cedo, daí a razão de pessoalmente eu ter cunhado uma patologia social muito comum na sua prática, que denominei: Síndrome da Velhice Precoce. Ou seja, pessoas que, embora razoavelmente novas, já querem se comportar como se fossem um mestre antigo, naturalmente para ter direito ao tratamento como tal e com isso ter regalias, como ter um tratamento diferenciado, receber homenagens, ser respeitado e, principalmente, ser poupado da obrigação de estar em forma, treinar, praticar, ensinar, jogar inclusive, etc.

Por tudo isso é que o verdadeiro Velho-Mestre, tem muito respeito dentro da capoeira.

A combinação dessa vontade de ser importante e a momentânea ou demorada necessidade de se afastar da capoeira, no entanto, produz um perigoso efeito de uma desconfiança e muita restrição aos que incorrem ou simplesmente se afastam por problemas que eles não podem controlar. Os capoeiristas olham com muita indignação aqueles que se afastam. Mormente os que voltam. Pior ainda, os que voltam e reivindicam seu direito às regalias dos velhos mestres.

Nesse momento é que se observa melhor esse fenômeno: a reentrada na atmosfera da Capoeira!
Imagem da reentrada na atmosfera da Terra

Já assisti muitas vezes a manifestação da indignação dos capoeiristas com relação a isso. É natural que quem está na labuta constante e exaustiva da prática de uma Arte-esporte, as vezes lutas inglórias, desgastantes viagens para participar de eventos, trabalhos dando aulas e promovendo eventos, enfrentando sérias restrições de meios, o que é outra faceta da luta dos capoeiristas, superando barreiras e inúmeros tipos diferentes de restrições e, de repente, surge alguém que para eles "abandonou o barco", quase sempre num momento difícil, mesmo porque todos os momentos da História da Capoeira são difíceis para quem está naquela situação, sustentando-a, fazendo-a se tornar hoje, um dos maiores movimentos da cultura popular da História de nosso país, já extensiva ao mundo inteiro, que combina em sua prática a educação, a prática desportiva de grande valor, a socialização, a Arte musical e o aprendizado prático de instrumentos rudimentares, mas que dão àqueles que nada sabiam de música, que não tiveram oportunidade de nenhum aprendizado musical, se tornarem muitas vezes excelentes cantores, ótimos percussionistas - alguns se profissionalizam e são respeitados nisso... enfim, a capoeira é múltipla e no caminho de quem a faça estão inúmeros desafios de superação pessoal e coletiva.


Esquecendo as contribuições e se tornando hostil aos reentrantes

Esse fenômeno, também, por vezes, guarda um lado que o torna delicado e até perigoso, pois quem, na sua vontade de retornar para o epicentro da capoeira, pula algumas gerações entre sua saída da cena e seu retorno, pois a capoeira é viva e de revezamento constante entre os seus praticantes. Sempre tem aquela pessoa que está no seu comando a cada momento, quem está representando sua energia, sua força, sua pulsante atração para quem a vê e, mais ainda, para quem teve que se afastar ou se afastou por vontade própria!

Nesse contexto, encontramos um outro fenômeno social, esse se trata de uma característica fundante da nossa sociedade como um todo, que é a questão da falta de memória ou fácil esquecimento da própria História. Nada sabemos, de fato, de nossa História. Por isso somos um povo sem memória. Isso é tão verdade que muitos políticos, por exemplo, já condenados e até banidos do cenário da política, voltam tempos depois e se aproveitam dessa falta de memória e se reelegem sem nenhuma dificuldade, pois ninguém se lembra mais o que ele fez de errado!

E se isso é verdade com relação aos erros, também é verdade com relação aos acertos. Ninguém se lembra mais do que aconteceu de bom, da contribuição de quem esteve no momento que teve que lutar pela capoeira, de sustentá-la e de fazê-la seguir seu curso na História, reificando-a em cada nova página que a História do contexto em que ela se insere, assim é que a Capoeira sempre acontece!

A Capoeira precisa sempre desses guerreiros para reenviá-la para o futuro. A cada momento, uma nova geração surge e retoma sua sustentação, carregando aquele bastão de sua conduta para as próximas gerações e, esse momento e essa energia, já acontecem por longos séculos. Alguém tem sempre que estar carregando esse importante bastão. Senão a chama se apaga e a capoeira perde sua força!

Quando se afasta, a principio, o capoeirista abdica de todos os seus direitos adquiridos durante seus dias de dedicação à Capoeira!

Logicamente, essa ideia de "abdicar" é uma visão extrema! É como se admitíssemos que somos todos ingratos e isso não é verdade!

Essa possibilidade de acontecer esse esquecimento na verdade existe!

Isso acontece porque as gerações seguintes, depois de algumas outras, aquelas que conheciam o trabalho, o jogo, a competência, a dedicação ou o que for. Simplesmente se tornam vultos dispersos do passado. Somos assim. Esquecemos tudo! Não damos muito valor ao que passou.

O caso de Brasília...! 


Essa cidade foi inaugurada há muito pouco tempo, relativamente, se comparada com centros como Salvador, Rio ou São Paulo e ainda lutamos para conseguir fundar alguma tradição, ou nossas pessoas de referência, que possam ser consideradas representantes da nossa tradição.

Mas se olhar direito, a gente vai ver que já temos algumas características bem definidas, bem reconhecidas. Uma delas é o fato de nossa capoeira ser respeitada por todo canto. Temos razões de sobra para verificar e acreditar que temos uma capoeira forte, saudável, reconhecida como dentre as melhores praticadas no Brasil e no mundo afora.

Ai resta uma questão: de onde vem isso??!! De que raízes vieram essa capoeira forte e respeitada que nosso Distrito Federal respira?! Quem ou o que produziu essa linhagem de capoeira que se tornou tão importante?! Logicamente isso não nasceu hoje, ou exclusivamente com a geração que ora habita e ocupa nossas rodas, nossos eventos, no cenário de Capoeira do Distrito Federal...!

Nascida na década de sessenta, a cidade já alcançou sua maturidade e personalidade em termos de Capoeira! De onde vem isso?! Certamente essa geração das primeiras décadas do ano 2000, já é herdeira de alguma base de conhecimento, de uma força e uma energia técnica e estética que alguém criou. Não temos como negar isso. Mas se não houver a quem agradecer por isso, também não teremos de quem herdar. Não fizemos sozinhos.

Outro dia estava em um evento no interior do Pará e um camarada me perguntou:

- Mas se o Mestre Bimba foi tão importante, por que não vemos os discípulos dele?! Onde está a linhagem deixada por ele?!

Eu perguntei para ele:

- Você usa um golpe chamado Armada?! Usa o toque do São Bento Grande de Regional?! Faz evento de batizado, usa graduação, etc?! Então, meu irmão, você é um dos herdeiros da capoeira deixada pelo Mestre Bimba. Mas você, como a maioria de nós, nem sabe disso. Não percebe que você recebeu de graça todo o trabalho e sacrifício que dezenas, talvez centenas de gerações anteriores a você fizeram na capoeira para deixar para seu uso hoje em dia! Ou você pensa que inventou tudo isso?!

Meio sem graça a pessoa teve que reconhecer que estava falando uma grande bobagem quando perguntou onde estava a herança de Mestre Bimba.

No caso de Brasília, o estilo arrojado, moderno, objetivo, eficiente, ritmado, firme e agressivo tem um ancestral comum: o nome dele é Aldenor Carvalho Benjamin, que ficou conhecido como Mestre Arraia. Que foi um dos pioneiros da capoeira do Distrito Federal e ensinou aos primeiros capoeiristas residentes e nascidos aqui. Ele simplesmente é o grande ancestral comum da maioria dos capoeiristas do Plano Piloto, embora com a dispersão da linhagem em diversos novos nós, as pessoas não mais saibam disso.

Decorrente dessa influência arrojada e inovadora, independente e muito forte, a capoeira de Brasília se tornou um dos movimentos mais influentes na capoeira modernizada em todo o país e mundo afora. Mas, assim como o rapaz do Pará me disse, pouca gente sabe disso!

Brasília criou os primeiros modelos de trabalho com a capoeira fora da Bahia, em sala de aula; em grupos mistos de homens e mulheres treinando juntos; incluindo a calistenia (treino de ginástica localizada, como abdominais e outros exercícios da ginástica estranhos à capoeira originalmente; também aqui se criou o primeiro sistema de graduação fundamentado na ancestralidade afro-brasileira; uniformes, estilos de jogo mais acrobático embora objetivo; essas, entre outras inovações, como ter a primeira mulher a receber uma corda vermelha no Brasil e, portanto, no mundo... enfim, as nossas inovações vão longe!

Mas, como dizia, poucos capoeiristas sabem disso. A razão é a deficiência da nossa memória. Talvez o ensino da ancestralidade devesse ser obrigação dos professores e mestres. Mas não é! Nada é obrigatório e cada um escolhe, prioriza, o que quer ensinar!

Com isso, naturalmente, vão ficando grandes buracos no conhecimento das novas gerações sobre seus ancestrais comuns! Ninguém pode impedir ou mudar isso. Acho.

Como disse acima e como se diz na capoeira: quem não é visto, não é lembrado!

Só mesmo com muita boa vontade iremos preencher essa imensa e injusta lacuna que vai ficando nos legados que chegou até nós.


O outro lado dessa moeda... 


Certamente temos também os casos em que as pessoas que ficaram afastadas voltam e reclamam seus direitos e nem sempre elas tem esses direitos. Não tem como saber. Quem desconhece a História, não vai saber quem é merecedor de reconhecimento e quem não é!

Por isso esse assunto ainda vai circular muito entre nós. Principalmente agora que a Capoeira tem valor, um valor muito maior do que já teve. Um valor que não dependeu de nenhuma ajuda a não ser dela mesma, de seus valorosos guerreiros que lutam todos os dias de suas vida, para que ela ocupe o pódio em que está! A capoeira venceu todos os seus desafios para chegar até aqui, na sua plenitude e cidadania madura. No estágio mais elevado da consciência de seus mestres e professores. A Capoeira venceu porque alguém a sustentou nos seus braços e ombros enquanto caminhava pelos difíceis momentos de ameaças, de perseguição, de discriminação, de desvalorização...!

Mas quem são essas pessoas? Isso não importa. Importante é a Capoeira, uma entidade viva que suplanta todos os seus elos e segue vitoriosa para onde talvez nenhum de nós irá ver!

Só podemos nos preparar, os que hoje seguram essa onda de carregarem a capoeira nos seus braços, pernas, ombros e, principalmente, no coração, sabendo que, no futuro, terão que provar que são dignos de serem reconhecimentos como legítimos velhos mestres. 

Para isso é melhor ter seus próprios discípulos e amigos capoeiristas, pois o coletivo, esse não está preparado, culturalmente, para saber o que houve há algumas décadas, já que a nossa memória não está treinada para guardar informações além de nossa própria aventura pessoal. Nossas vitórias, nossas derrotas. Ninguém estará interessado em contar.

Assim seguimos nosso caminhar rumo ao destino que Deus e Oxalá nos permita cumprir!

Squisito

Mensagem do Blog de Mestre Squisito:



sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Mestre Tabosa e Momentos Marcante da Roda no Projeto Saberes dos Mestres na Capital - 1a. Edição

Momentos marcantes da roda do Mestre Tabosa no encerramento da "1a. Edição do Projeto Saberes dos Mestres na Capital" realizado no dia 09/12/2017 em frente a Igrejinha. Gostaria de ressaltar que a chula que Mestre Tabosa cantou no início de sua roda foi cantada no "Berimbau de Ouro" em 1967 pelo Mestre Itamar. Segundo Mestre Tabosa quando Mestre Itamar cantou causou uma impressão muito bacana devido a sua voz potente. Assistam!
Clique na imagem para assistir o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=Q_KFTbMQ-qo&feature=youtu.be
Foto do Jornalista Luizão Almeida

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Mestre Tabosa e sua Roda no Projeto Saberes dos Mestres na Capital - 1a. Edição

A roda do Mestre Tabosa encerrando o ano de 2017 no "1a. Edição do Projeto Saberes dos Mestres na Capital" foi abençoada por uma chuva amiga, como disse o Mestre Tiago Baldez, citando o comentário do Mestre J. Bamberg. "Tinha que ser na roda do Mestre Tabosa". Contudo, ninguém arredou o pé, pois a roda estava quente o suficiente para esquentar a satisfação de todos presentes. Era o toque da Capoeira Regional ecoando na Igrejinha e nos blocos das quadras 307/308 Sul. A energia estava tão forte que acredito que Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Alfredo Volpi vieram ver o que estava acontecendo em frente a Igrejinha idealizada por eles em 1958, patrimônio de Brasília.

A Capoeira de Angola também compareceu na roda de Mestre Tabosa no jogo dos alunos de Mestre Sabu. Porém era dia de um grande representante da Capoeira Regional que veio para contar seus feitos somados com outros grandes amigos adquiridos na capoeira. 

Contamos com a presença não só de outros grandes Mestres da capital, como de amantes da capoeira, transeuntes que pararam para assistir aquele show, familiares e os alunos de Mestre Tabosa, sua segunda família, unidos até hoje por uma ligação de respeito e orgulho mútuo.

Gostaríamos de parabenizar mais uma vez a iniciativa do Mestre Mioju, do Mestre Tiago Baldez e do IPHAN por este registro tão importante. A história dos Mestres da Capital será contata para as novas gerações sobre a origem da Capoeira de Brasília. Nosso muito obrigada!



Mestre Baldez e Mestre Daniel Mioju (idealizadores do projeto),
apresentando a roda do Mestre Tabosa






Entrega de um prêmio em nome do Mestre Alex Carcará ao Mestre Tabosa 








Mestre Mioju e Mestre Tabosa





Os links abaixo são outras postagens no facebook sobre a roda do Mestre Tabosa. Algumas nossas, outras do Mestre Tiago Baldez e as especialíssimas fotos do Luizão. Agradeço desde já todos os registros e comentários!

Vídeo postado pelo Mestre Tiago Baldez

https://www.facebook.com/tiago.baldez.9/videos/1288704054566985/

Clique no link abaixo para acessar as 386 fotos do Jornalista Luizão

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1764646536900505.1073742266.838096502888851&type=1&l=836f5fd093

 Vídeo da Roda registrado e editado pelo Jornalista Luizão Almeida

https://www.facebook.com/canaldoesportedf/videos/1766549450043547/

https://www.facebook.com/watch/?v=238775467322743

 Album de fotos dos Alunos de Mestre Tabosa na Roda registradas pelo Jornalista Luizão Almeida


Links ao vivo da roda de Mestre Tabosa no "1a. Edição do Projeto Saberes dos Mestres na Capital", realizada no dia 09/12/2017 em frente à Ingrejinha, ponto turístico de Brasília. Mais vídeos no Instagram https://www.instagram.com/explore/tags/mestretabosa/







Momentos marcantes da roda do Mestre Tabosa no encerramento da "1a. Edição do Projeto Saberes dos Mestres na Capital" realizado no dia 09/12/2017 em frente a Igrejinha. Gostaria de ressaltar que a chula que Mestre Tabosa cantou no início de sua roda foi cantada no "Berimbau de Ouro" em 1967 pelo Mestre Itamar. Segundo Mestre Tabosa quando Mestre Itamar cantou causou uma impressão muito bacana devido a sua voz potente. Assistam!
    Clique na imagem para assistir o vídeo!

    https://www.youtube.com/watch?v=Q_KFTbMQ-qo&feature=youtu.be
    Foto do Jornalista Luizão Almeida


    "1a. Edição do Projeto Saberes dos Mestres na Capital" encerrando 2017 com o Mestre Tabosa. Projeto idealizado pelo Mestre Tiago Baldez e Mestre Mioju e com salvaguarda do IPHAN.

    Segue abaixo os links das postagens ao vivo pelo Facebook!



    Mestre Tiago Baldez faz a apresentação do Mestre Tabosa no
    "I Projeto Saberes dos Mestres" em 2017
    :


    Mestre Mioju entrevistando Mestre Tabosa:

    Mestre Mioju entrevistando Mestre Tabosa em outro ângulo de visão:

    Fechamento da entrevista com músicas de capoeira e muita energia. Axé!

    Foto na Rádio Cultura FM após a entrevista
    Foto na Rádio Cultura FM após a entrevista


    sábado, 9 de dezembro de 2017

    Mestre Tabosa ao Vivo na Rádio Cultura FM no Projeto Saberes dos Mestres na Capital - 1a. Edição

    1a. Edição do Projeto Saberes dos Mestres na Capital encerrando 2017 com o Mestre Tabosa, descendente de Mestre Arraia. Projeto idealizado pelo Mestre Tiago Baldez e Mestre Mioju e com salvaguarda do IPHAN.

    Segue abaixo os links das postagens ao vivo pelo Facebook



    Mestre Tiago Baldez faz a apresentação do Mestre Tabosa no
    "I Projeto Saberes dos Mestres" em 2017
    :


    Mestre Mioju entrevistando Mestre Tabosa:

    Mestre Mioju entrevistando Mestre Tabosa em outro ângulo de visão:

    Fechamento da entrevista com músicas de capoeira e muita energia. Axé!

    Foto na Rádio Cultura FM após a entrevista