imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Mestre Tabosa e sua Roda no Projeto Saberes dos Mestres na Capital - 1a. Edição

A roda do Mestre Tabosa encerrando o ano de 2017 no "1a. Edição do Projeto Saberes dos Mestres na Capital" foi abençoada por uma chuva amiga, como disse o Mestre Tiago Baldez, citando o comentário do Mestre J. Bamberg. "Tinha que ser na roda do Mestre Tabosa". Contudo, ninguém arredou o pé, pois a roda estava quente o suficiente para esquentar a satisfação de todos presentes. Era o toque da Capoeira Regional ecoando na Igrejinha e nos blocos das quadras 307/308 Sul. A energia estava tão forte que acredito que Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Alfredo Volpi vieram ver o que estava acontecendo em frente a Igrejinha idealizada por eles em 1958, patrimônio de Brasília.

A Capoeira de Angola também compareceu na roda de Mestre Tabosa no jogo dos alunos de Mestre Sabu. Porém era dia de um grande representante da Capoeira Regional que veio para contar seus feitos somados com outros grandes amigos adquiridos na capoeira. 

Contamos com a presença não só de outros grandes Mestres da capital, como de amantes da capoeira, transeuntes que pararam para assistir aquele show, familiares e os alunos de Mestre Tabosa, sua segunda família, unidos até hoje por uma ligação de respeito e orgulho mútuo.

Gostaríamos de parabenizar mais uma vez a iniciativa do Mestre Mioju, do Mestre Tiago Baldez e do IPHAN por este registro tão importante. A história dos Mestres da Capital será contata para as novas gerações sobre a origem da Capoeira de Brasília. Nosso muito obrigada!



Mestre Baldez e Mestre Daniel Mioju (idealizadores do projeto),
apresentando a roda do Mestre Tabosa






Entrega de um prêmio em nome do Mestre Alex Carcará ao Mestre Tabosa 








Mestre Mioju e Mestre Tabosa





Os links abaixo são outras postagens no facebook sobre a roda do Mestre Tabosa. Algumas nossas, outras do Mestre Tiago Baldez e as especialíssimas fotos do Luizão. Agradeço desde já todos os registros e comentários!

Vídeo postado pelo Mestre Tiago Baldez

https://www.facebook.com/tiago.baldez.9/videos/1288704054566985/

Clique no link abaixo para acessar as 386 fotos do Jornalista Luizão

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1764646536900505.1073742266.838096502888851&type=1&l=836f5fd093

 Vídeo da Roda registrado e editado pelo Jornalista Luizão Almeida

https://www.facebook.com/canaldoesportedf/videos/1766549450043547/

https://www.facebook.com/watch/?v=238775467322743

 Album de fotos dos Alunos de Mestre Tabosa na Roda registradas pelo Jornalista Luizão Almeida


Links ao vivo da roda de Mestre Tabosa no "1a. Edição do Projeto Saberes dos Mestres na Capital", realizada no dia 09/12/2017 em frente à Ingrejinha, ponto turístico de Brasília. Mais vídeos no Instagram https://www.instagram.com/explore/tags/mestretabosa/







Momentos marcantes da roda do Mestre Tabosa no encerramento da "1a. Edição do Projeto Saberes dos Mestres na Capital" realizado no dia 09/12/2017 em frente a Igrejinha. Gostaria de ressaltar que a chula que Mestre Tabosa cantou no início de sua roda foi cantada no "Berimbau de Ouro" em 1967 pelo Mestre Itamar. Segundo Mestre Tabosa quando Mestre Itamar cantou causou uma impressão muito bacana devido a sua voz potente. Assistam!
    Clique na imagem para assistir o vídeo!

    https://www.youtube.com/watch?v=Q_KFTbMQ-qo&feature=youtu.be
    Foto do Jornalista Luizão Almeida


    "1a. Edição do Projeto Saberes dos Mestres na Capital" encerrando 2017 com o Mestre Tabosa. Projeto idealizado pelo Mestre Tiago Baldez e Mestre Mioju e com salvaguarda do IPHAN.

    Segue abaixo os links das postagens ao vivo pelo Facebook!



    Mestre Tiago Baldez faz a apresentação do Mestre Tabosa no
    "I Projeto Saberes dos Mestres" em 2017
    :


    Mestre Mioju entrevistando Mestre Tabosa:

    Mestre Mioju entrevistando Mestre Tabosa em outro ângulo de visão:

    Fechamento da entrevista com músicas de capoeira e muita energia. Axé!

    Foto na Rádio Cultura FM após a entrevista
    Foto na Rádio Cultura FM após a entrevista


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário