imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Resenha do Mestre Hélio Tabosa para registrar suas impressões sobre o 3o. Simpósio Catarinense de Capoeira

Eita, que grupo seleto em peso de ouro, apesar de sabermos que "nem tudo que reluz é ouro", rsrsrs, mas essa máxima não ocorreu, vide a organização perfeita de um evento de Capoeira onde tudo funcionou como previsto e como previsto, sem nenhuma intercorrência fora da curva, devido seus mentores, mestre Tuti com a parceria do mestre Kadu, sempre presente com seu suporte super afinado com o universo e as pessoas próprias, para que tudo acontecesse em seu perfeito êxito, claro com a força da "mulher", sua esposa.

A soma das mestras, mestres que compuseram através de suas vivências, o brilho desse "ouro": Mestre Vuê e sua luz que clareia sua aura com Clarice, de uma plasticidade na Capoeira ímpar; Mestre Nenel, na sua saga em manter viva o legado do pai e de todos na Capoeira de forma incessante e  sem preguiça de fazê-lo, claro, pois com uma companheira como Mestra Preguiça, essa  passa  longe desse comportamento do bicho, mas como "ser", é imensurável sua resistência.

Mestre Pop, o "ser" iluminado da Capoeira de Santa Catarina, referência inconteste a vocês pelo que presenciei e agora também nossa, que vivenciamos juntos esse momento mágico do evento.

Mestre Ênio , que pessoa altruísta, incansável , sempre se doando para que não houvesse nenhuma fissura no evento e além da oxigenação que se fez na nossa amizade.

Agora vou me interiorizar tanto em reflexão como geograficamente, fazendo referência ao meu irmão de "roda": Mestre Adílson e sua mestra particular Iane, a dupla mais sambista que me surpreendeu desse evento, rsrs!!!

Mestre Skisyto, "o iluminado" poderia até fazer uma comparação ao "gafanhoto", mas é uma referência tão antiga que corre o risco de não ser entendido, rsrsrs!

Mestre Skisyto, vocês já conheciam sua sabedoria, pesquisador, é meu representante e ainda disseminador da minha jornada, o "que nos une , nos fortalece" e  assim também vejo nesse lema  a resistência da Capoeira, com eventos que praticam em seu inconsciente "a união", como este que vocês fizeram.

É essa a fórmula para alimentar a Capoeira, não vejo nos campeonatos, vejo sim na força da união a esse ser vivo que é a Capoeira.

Em tempo, muito axé a esses discípulos que tenho certeza que darão continuidade a "ideia" do trabalho de vocês e faço isso nas pessoas do: Mestre Corcel, Maneca, He Man e a todos, pois essa é a personalidade do grupo.

Fiz uma resenha longa pois sabia que já já vamos apagar, mas nunca  na lembrança o que passamos juntos.

Salve! Tabosa


3o. Simpósio Catarinense de Capoeira sobre Ancestralidade (Evento Completo)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário