imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Em 2020 nasceram mais três Estrelas no Sistema Solar da Academia Tabosa

O Ano 2020 inicia nos trazendo uma enorme satisfação, o nascimento de mais três Estrelas no Sistema Solar da Academia Tabosa

Estamos nos referindo aos Grupos Zumbis: Grupo Zumbi de Capoeira, Associação Zumbi de Capoeira e o Grupo de Capoeira Axé Zumbi

Gostaríamos de agradecer a pesquisa do Professor Petróleo (Fco Júnior), do Grupo Discípulos do Mestre Samuray, na sua busca constante para atualizarmos nosso Sistema Solar.

Sejam bem-vindos. Axé a todos!


Segue abaixo um pouco das Histórias de Dedicação à Capoeira
dos Grupos Zumbis e seus contatos.
Grupo Zumbi de Capoeira
Mestre Wlisses (Fortaleza - CE)
Mestre Candango (São Paulo - SP)
Mestre Bozo (Zurich - Suíça)
https://www.facebook.com/grupozumbisp



Associação Zumbi Capoeira AZC

Mestre Everaldo EMA inicia sua trajetória na Capoeira de Fortaleza na década de 73/74 e em 1978, o Mestre funda o Grupo Zumbi. EMA ministrava aula de Capoeira no Centro Social Urbano Cesar Cales, no Bairro Henrique Jorge, em Fortaleza. Nesta época, Everaldo EMA conhece o contramestre Esquisito e o Mestre Tabosa e juntos implantam a graduação de Capoeira em Fortaleza, a partir da graduação da Academia do Mestre Tabosa.

Luis Carlos Silva (Mestre Lula) é iniciado na  capoeira em 1977 com Everaldo Monteiro (Mestre EMA), no grupo Favela de Capoeira no Centro Educacional Colégio Julia Jorge, em Fortaleza, fundou a Associação Zumbi Capoeira – AZC em 1983 e titula Mestre Everaldo EMA como patrono desta instituição. Na instituição AZC, contamos ainda com Mestra Carla Mara, Mestra Vanda, Mestre Pão e Mestre Ricardo.
 A AZC mantem em seus fundamentos a graduação que foi apresentada por Mestre Tabosa e Mestre e Skisito e assumida por Mestre Everaldo Monteiro EMA.

Hoje a AZC atua em vários bairros de Fortaleza: Pirambu, Cristo Redentor, Conjunto Esperança, Canindezinho, Parque Dois Irmãos, Jerusalém, Santo Amaro, Granja Lisboa, no Bom Jardim em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim - CCBJ, em Caucaia e no Benfica, onde fica o Centro Cultural Mestre Lula. Conta hoje com mais de 700 integrantes.

A Associação Zumbi Capoeira – AZC,  trabalha com projetos nas comunidades por meio de aulas de Capoeira, Historicidade da Capoeira, musicalidade, danças, apresentações, debates, seminários, congressos, competições e eventos voltados para praticantes, admiradores, pesquisadores desta arte capoeira, levando  aos praticantes das comunidades o acesso a música, danças, culturas populares, apresentações, espetáculos e esporte. Tendo como principais objetivos o desenvolvimento sócio-cultural de crianças, adolescentes, adultos e idosos, assegurando o direito ao esporte, lazer, cultura e debatendo temas sociais de maioria como racismo, gênero e desigualdades, formação em Cultura de Paz, formação continuada através da Capoeira. A AZC, realiza anualmente vários eventos e os tradicionais Batizados, na perspectiva de promover eventos temáticos durante os batizados e gerando encaminhamentos, proporcionando aos alunos o desenvolvimento e entendimento cultural, trabalhando na formação critica superadora deste publico atendido, neste contexto, contribuindo para a formação humana.

O grupo Associação Zumbi Capoeira AZC inaugura no dia 01 de novembro, o novo espaço de formação, cultura e arte, no bairro Benfica. A sede da entidade localizada na Av. da Universidade, 3107. Benfica atua com projetos sociais em alguns bairros de Fortaleza, principalmente, em áreas periféricas.

O novo centro cultural tem como objetivo fomentar a formação dos alunos no âmbito da capoeira, através das atividades do grupo. A proposta é estar de portas abertas às oportunidades e parcerias com grupos de estudos, organizações governamentais, historiadores e outros projetos sociais.

Além das atividades que existem na sede AZC a entidade disponibilizará diversos espaços de ambientação como uma biblioteca com acervos históricos da capoeira, cultura popular, entre outros, sala multiuso para as formações, sala de comunicação, memorial e local para os cuidados pessoais através da OMNIA que irá oportunizar trabalhos de formação humana e integral com a cura e o amor.


Facebook – Associação Zumbi Capoeira AZC
Instagram – azc.capoeira
YouTube – Canal AZC
Mestre Lula (85) 98821.1477
Mestra Carla (85) 99803.3585
https://www.socialesporteclube.com.br/historias/associacao-zumbi-capoeira-fortaleza/

Grupo Batuque Capoeira
Mestre Vladimir Frama - Holanda



Grupo de Capoeira Axé Zumbi

O Grupo de Capoeira Axé Zumbi, fundado em 9 de agosto de 2014, pelo Mestre Dery Saraiva traz no nome e sobrenome uma referência as suas origens... "Axé" do Grupo Axé Capoeira dos anos 80, fundado pelo Mestre Jean Machado (hoje Mestre conselheiro do Axé Zumbi), onde o Mestre Dery iniciou a capoeira, e o sobrenome "Zumbi" em referências ao Grupo Zumbi (criado pelo Mestre Ema) e AZC (onde o mestre Dery fez parte durante 13 anos).

Tranzendo uma nova maneira de pensar o Axé Zumbi é um misto entre respeito as tradições ensinadas pelos seus mestres e a maneira moderna de administrar, traz deste seu surgimento uma base no fundamento da capoeira do Ceará mas, realiza eventos diferenciados com utilização de tecnologia e uma visão na melhor apresentação da capeira.


Hoje o Axé Zumbi tem como base o Colégio Moranguinho em Fortaleza mas está presente na Universidade do Estado do Ceará, e em  mais três locais de treinos.


O Axé e composto por aproximadamente 150 integrantes sendo 20 deles graduados (instrutores, professores, contramestres).


Em 2018 formou seu primeiro mestre, a Mestra Darlyane, também descendente do Grupo Axé Capoeira e também conta com a presença do Mestre Amaral, único mestre formado pelo antigo grupo Axé nos anos 90.


Com um misto de capoeira objetiva e lúdica e um trabalho voltado para as crianças o Grupo de Capoeira Axé Zumbi segue debatendo temas importantes como o racismo, machismo, homofobia e diferença de classes utilizando sempre como pano de fundo a capoeira do Estado do Ceará e sempre que possível a capoeira desse mundo de Deus.

Mestre Dery (85) 98811.5840

SEDE - Bela Vista - Colégio Moranguinho
Rua Amazonas, 497 Pan Americano

CEP 60441-685, Fortaleza - CE
Facebook: Grupo de Capoeira Axé Zumbi


Mapa com a Área de Atuação dos Grupos Descendentes no Brasil (atualizado)


Mapa com a Área de Atuação dos Grupos Descendentes no Exterior (atualizado)


O Sistema Solar dos Grupos Descendentes da Academia Tabosa (atualizado)




Nenhum comentário:

Postar um comentário