imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Capoeira e Balé unidos (Inovação)

1972
Esta matéria foi fornecida pelo Historiador Rubens Cavalcante, mais conhecido na capoeira como Julião. Mostra a união inédita e pioneiras da Capoeira com Mestre Tabosa ainda quando dava aula na UnB e o Balé de Norma Líllia, uma das mais famosas de Brasília. 

Clique na imagem abaixo para ler a matéria!


Mestre Tabosa e Norma Líllia unindo capoeira e balé no Martins Penna
Correio Brazliense, 24/11/1972






 

1973
Mestre Tabosa fez uma apresentação na Martins Penna, ao lado do Corpo de Baile da Academia de Danças Clássicas de Brasília ADCB, uma INOVAÇÃO, unindo capoeira e balé. A música de Marlos Nobre Rhitmetron. O Show teve participação da atriz da Rede Globo, Françoise Fourton, Mônica Nóbrega e outras bailarinas que faziam parte do Corpo de Baile da Academia Norma Líllia.



 



1997 
Demonstração de Capoeira na Sala Martins Penna do Teatro Nacional de Brasília

Show do Grupo Tabosa e bailarinas do Centro de Artes Claude Debussy, do Coro do Instituto de Música do DF e o Grupo Udi Grudi.

(*) Mestre Tabosa representou Dom Bosco

Em 1997, Mestre Tabosa representou Dom Bosco no Show na Sala Martins Penna do Grupo Tabosa com o Corpo de Balé do Centro de Artes Claude Debussy, do Coro do Instituto de Música do DF e o Grupo Udi Grudi, no 114o Aniversário do Sonho Visão de Dom Bosco com a peça Brasília Paralelo 15. Direção de Hugo Rodas.

(*) Mestre Tabosa representou Dom Bosco
 





Bastidores do show: O Diretor Hugo Rodas dirigiu e coreografou o show que o Grupo Tabosa participou com a capoeira no teatro Nacional e as bailarinas do Centro Debussy.

Mestre Tabosa descia de um elevador do alto do teatro e os alunos da Academia Tabosa junto com as bailarinas ficavam no palco, todos com pernas de pau.

Mestre Tabosa representou Dom Bosco descendo que descia do céu e o aluno Neném, representou a figura do JK (Presidente Juscelino Kubitschek). Quando Mestre Tabosa chegava no chão, dava uma benção no Neném e faziam um jogo de capoeira. Depois os alunos tiravam as pernas de pau e faziam a demonstração da Capoeira.

A altura do elevador era tão grande que Mestre Tabosa pediu para o aluno Piauí ficar conversando com ele até a hora de descer até o palco, mas ele não pode ficar. Segundo o aluno Piauí, o elevador ficava bem alto e o Mestre Tabosa ficava um bom tempo lá no alto. Contudo, teve um dia que o Piauí ficou com o Mestre Tabosa lá em cima e depois tinha que descer uma escada enorme até o palco pra fazer a sua entrada de capoeira. O aluno Piauí fazia o papel de carteiro junto com outro aluno, o Galego (Roni). 

Participaram do show do "114o Aniversário do Sonho Visão de Dom Bosco com a peça Brasília Paralelo 15" realizado na Sala Martins Penna do Teatro Nacional: o Mestre Hélio Tabosa (representando Dom Bosco) junto com os alunos da Academia Tabosa de Capoeira e Ginástica, o Corpo de Balé do Centro de Artes Claude Debussy, o Coro do Instituto de Música do DF e o Grupo Udi Grudi. Direção de Hugo Rodas

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário