imagem

imagem
Mestre Tabosa, discípulo do Mestre Arraia, deu continuidade à Capoeira de Brasília desde 1964. Ganhador do "Berimbau de Ouro" junto com o Grupo Senzala em 67, 68 e 69. Em 1974 inaugurou a Primeira Academia de Capoeira e Ginástica oficial de Brasília, a Academia Tabosa. Interessou-se também por outros esportes como Judô (Faixa Preta), Sumô, Esgrima, Professor Renomado de Ginástica Localizada Brasileira e Competições de Maratonas, Triatlons e Canoagens. Na área das Artes participou de Teatro, Cinema e Pioneiro nos Palcos de Músicas de Brasília participando de vários Shows e Concursos de Música Popular Brasileira como Intérprete e Compositor, um polímata. Seu Blog vai disponibilizar todas as facetas deste Grande Homem Sempre à Frente do seu Tempo. Dedicado principalmente à Capoeira, nossa Arte Luta, genuinamente Brasileira. Uma Lenda Viva!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Resultado da Audiência Pública sobre o "Reconhecimento da Atividade de Capoeira e dá outras Providências"

07/05/2014 - 18h10 Comissões - Cultura e Esporte - Atualizado em 07/05/2014 - 18h15
                                     
Convidados de audiência reagem a projeto que reconhece capoeira como profissão
 
Clique na imagem para ver mais fotos!
 
https://plus.google.com/photos/107127088215814584599/albums/6011432412455994897
 
 
Parte do pronunciamento de Mestre Tabosa abaixo:

(...)
"Hélio Tabosa de Moraes, o mestre Tabosa, disse que não se preocupa com a questão dos “falsos mestres”. Segundo ele, o reconhecimento vem da comunidade e, se ele não existir, o pretenso mestre “não vai longe”. Para ele, há motivos mais sérios para que se fique com um “pé atrás”, posição de defesa na ginga da capoeira. O principal seria em relação a como se fará a destinação dos recursos que o projeto destina à atividade, o equivalente a 2% da arrecadação das loterias, que tendem a ser atribuídos à atual federação.

- Esta instituição passa a ser a única a ter direito ao acesso a esses recursos e isso praticamente diz quais são os objetivos que o projeto em si busca e que são lesivos aos interesses maiores da capoeira, da cultura e da sociedade – afirmou."
(...)

Segue abaixo o link com o pronunciamento de Mestre Skisyto e os demais participantes:

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/05/07/convidados-de-audiencia-reagem-a-projeto-que-reconhece-capoeira-como-profissao

4 comentários:

  1. Mestre Tabosa, parabéns por defender a nossa capoeira! Esta audiência foi de grande importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força. Sei que você também é uma lutadora pelas questões da capoeira! Tabosa

      Excluir
  2. Saudações Mestre Tabosa.

    Essa discussão me preocupa, pois devemos pensar a quem realmente interessa essa institucionalização e profissionalização da capoeira. Nossos "nichos" são instrumentos de resistência ao sistema, seria no mínimo irônico deixar o sistema adentrar com sua força repressiva e burocrática no universo da capoeira que se diferencia de toda e qualquer manifestação arbitrária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu camarada, essa também é a minha preocupação, tanto que não deixamos passar!!! Tabosa

      Excluir