sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Extra, extra, extra!!! Depoimento do Sensei Luciano Sampaio

É com grata satisfação que incluímos o Depoimentos do Sensei Luciano Sampaio, um Grande Judoca de Brasília e Amigo do Mestre Tabosa. Seu depoimento conta sobre suas vivências no Judô e lembranças do amigo capoeirista.

Agradecemos desde já o fantástico depoimento que vem completar a História do Esporte em Brasília, assim como um agradecimento especial ao Mestre Tibério, discípulo de Mestre Tabosa, que fez a ponte para que este contato fosse resgatado.



    O tempo em que estive em contato com o meu amigo Tabosa foi na Academia Júlio Adnet. Fizemos alguns treinos de judô juntos, pois treinávamos em horários diferentes. Ele sempre era convidado para fazer demonstrações de capoeira. Certa vez me convidou para ir na Embaixada Americana, assistir a uma roda de Capoeira e fiquei impressionado com suas habilidades e foi ovacionado pelo público presente,  uma festa muito bonita e fiquei ainda mais seu fã.

Fiquei sabendo na época, que teve um grande evento de Capoeira no RJ e o mesmo conquistou o título de Capoeirista, “Berimbau de Ouro”, do Brasil. Ficando mais  conhecido e muito respeitado em Brasília, ele e um colega dele, o Adilson que hoje é Médico.

Na época que eu era aluno da academia Júlio Adnet Tabosa também treinava judô e tive a oportunidade de fazer alguns treinos com ele e tenho boas recordações. Ficava  impressionado com sua velocidade e destreza, suponho que ele aproveitava as habilidades da capoeira que se encaixavam no judô mostrando experiência de um grande  faixa preta.

Esses treinos aconteceram há mais de 50 anos, entre 1968, 1969 e 1970. Saí da Academia Júlio Adnet e abri a minha própria Academia Judokan em 1971, depois que eu representei o Brasil num mundial na Alemanha.

O Tabosa era uma pessoa íntegra, respeitosa, todo mundo gostava dele, muito simpático.

Um grande abraço para o grande Mestre Tabosa

Luciano Sampaio
(Sensei)

 Resposta do Mestre Tabosa:


Sensei Luciano Sampaio, é um amigo da época que praticava Judô e ele sempre se destacou com sua técnica eficiente.

Nossa amizade se fez no suor dos treinos e na alegria, que sempre foi sua característica, sempre sorrindo!

Casado com uma nisei, que foi a primeira nisei quando dei aula bem no início da década de 70, na UNB, querida Rosinha, saudades de vocês!

Tabosa 

 

Em virtude das comemorações dos 50 anos da História da Academia da Tabosa e 60 anos de dedicação do Mestre Hélio Tabosa à Capoeira Regional, faremos uma série de postagens com depoimentos de discípulos e amigos que vivenciaram a História da Capoeira de Brasília e outros Esportes junto com ele.

Estes depoimentos fazem parte de uma coletânea que fala da História do Esporte de Brasília passando pelo Judô, Capoeira e Ginástica.






PDF COMPLETO da coletânea de Depoimentos sobre os Esportes (12 páginas):

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 1 - Livro "O Filho de Xangô"

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 2 - Livro Digital "Capoeira Patrimônio Imaterial"

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 3 - Histórias dos Esportes em Brasília

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 4 - Origem do Salve da Capoeira

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 5 - Trajetória, Influencia e Formação dos Alunos de Capoeira e Ginástica 

Depoimentos da História da Capoeira de Brasília para as Comemorações dos 50 e 60 anos do Mestre Tabosa - Parte 6: Citações e Homenagens aos Mestre Tabosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário