quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Colorização de fotos históricas do Mestre Tabosa por Edson Teto (Parte 4)

Gostaríamos de agradecer, mais uma vez, ao Edson Teto Azevedo, do Grupo Camará Capoeira, por dar Vida as Fotos Históricas do Mestre Hélio Tabosa em diversos momentos de Capoeira.



Clique nos links para saberem mais detalhes sobre a
História da Capoeira de Brasília!

Aldenor Carvalho Benjamin, natural de Jacobina/BA, nasceu no dia 17/01/46. Chegou em Brasília para estudar no Colégio Elefante Branco, veio acompanhar a mãe Arlinda e seu pai Amarílio Aroldo Benjamim da Silva chegou em Brasília 1960 para assumir o cargo de Ministro do Tribunal Federal de Recursos.


 Pai de Mestre Arraia

Hélio Tabosa, Mestre Tabosa iniciou na Capoeira no Distrito Federal no Colégio Elefante Branco aos 17 anos de idade, após demonstração de capoeira do Mestre Arraia, matriculando-se de imediato devido ao impacto que sentiu com a destreza do Aldenor (18 anos), Mestre ArraiaMuitos que ali passaram como alunos, Claudio Queiroz (18 anos), hoje Mestre Danadinho, Alfredo Eustáquio Pinto (18 anos), hoje Mestre Fritz entre outros. Contudo, os três citados, tiveram que dar prosseguimento a Capoeira em Brasília, porque Mestre Arraia estava envolvido em política estudantil (pós 1964, ano da revolução) e teve que ser transferido de volta para a Bahia. 

 
Tabosa (pandeiro), Cláudio Danadinho (berimbau do centro),
Fritz (segundo berimbau) e Eduardo Graeff (jogando) - Edifício Jockey em Brasília
Foto cedida pelo Historiador Rubens Cavalcante)

O Cláudio (Cláudio Danadinho), Hélio Tabosa (Tabosa) e Alfredo Eustáquio (Fritz) continuaram as aulas no Elefante Branco, até quando são convidados para fazer parte de uma Academia de Capoeira e de Judô com o Sensei Shiozawa e Sensei Kokitani, com a supervisão do Sensei Michio Ninomya, (o mais velho e reverenciado por todos os judocas), mas a academia durou pouco. Hélio Tabosa volta trabalhar no Banco Mercantil, Cláudio Queiroz foi dar aula no CIEM (escola pública) e depois vai para o Rio de Janeiro treinar com o Grupo Senzala e Fritz continuou a fazer demonstrações de capoeira em Brasília. 



Mestre Rafael, fundador e representante do Grupo Senzala,
recebendo o berimbau de ouro em nome de todos os participantes
Rio de Janeiro
Paulo e Rafael, Itamar, Gato, Maranhão, Gil Velho,
Garrincha, Peixinho, Mosquito e Borracha.
Brasília: Tabosa, Cláudio Danadinho, Fritz e em 1969 Adilson
 (Foto cedida pelo Historiador Rubens Cavalcante)


O Berimbau de Ouro era uma competição que ia acontecer na Feira da Providência. Tinha as mesmas características de uma outra competição no futebol e a taça Jules Rimet como prêmio, onde era necessário ganhar três anos consecutivos ou cinco anos alternados para ficar com a taça. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário