07/05/2014 - 18h10 Comissões - Cultura e Esporte - Atualizado em 07/05/2014 - 18h15
Convidados de audiência reagem a projeto que reconhece capoeira como profissão
Clique na imagem para ver mais fotos!
Parte do pronunciamento de Mestre Tabosa abaixo:
(...)
"Hélio Tabosa de Moraes, o mestre Tabosa, disse que não se preocupa com a questão dos “falsos mestres”. Segundo ele, o reconhecimento vem da comunidade e, se ele não existir, o pretenso mestre “não vai longe”. Para ele, há motivos mais sérios para que se fique com um “pé atrás”, posição de defesa na ginga da capoeira. O principal seria em relação a como se fará a destinação dos recursos que o projeto destina à atividade, o equivalente a 2% da arrecadação das loterias, que tendem a ser atribuídos à atual federação.
- Esta instituição passa a ser a única a ter direito ao acesso a esses recursos e isso praticamente diz quais são os objetivos que o projeto em si busca e que são lesivos aos interesses maiores da capoeira, da cultura e da sociedade – afirmou."
(...)
Segue abaixo o link com o pronunciamento de Mestre Skisyto e os demais participantes:
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/05/07/convidados-de-audiencia-reagem-a-projeto-que-reconhece-capoeira-como-profissao
Mestre Tabosa, parabéns por defender a nossa capoeira! Esta audiência foi de grande importância.
ResponderExcluirObrigado pela força. Sei que você também é uma lutadora pelas questões da capoeira! Tabosa
ExcluirSaudações Mestre Tabosa.
ResponderExcluirEssa discussão me preocupa, pois devemos pensar a quem realmente interessa essa institucionalização e profissionalização da capoeira. Nossos "nichos" são instrumentos de resistência ao sistema, seria no mínimo irônico deixar o sistema adentrar com sua força repressiva e burocrática no universo da capoeira que se diferencia de toda e qualquer manifestação arbitrária.
É meu camarada, essa também é a minha preocupação, tanto que não deixamos passar!!! Tabosa
Excluir