Em seus guardados, Mestre Tabosa teve a grande felicidade de encontrar, hoje, a verga onde o Mestre Waldemar da Liberdade escreveu uma homenagem ao Mestre Tabosa "AS DE OURO 88".
Após ecoar o som da capoeira por 33 anos, a cabaça ficou no tempo, mas o verga feita de biriba perpetuou para contar a história de uma grande afinidade e nascimento da amizade.
É assim que vamos montando este quebra-cabeça da História da Capoeira. Axé Mestre Waldemar da Liberdade!
Mestre Tabosa e a Verga do Berimbau que ganhou do Mestre Waldemar da Liberdade
em 1988 e reencontrado HOJE, dia 04/03/2021
Mestre Waldemar da Liberdade e Mestre Tabosa
Evento I Jornada de Capoeira em Ouro Preto - 1987
em 1988 e reencontrado HOJE, dia 04/03/2021
Mestre Waldemar da Liberdade e Mestre Tabosa
Evento I Jornada de Capoeira em Ouro Preto - 1987
Mestre Waldemar da Liberdade (na janela), Mestre Tabosa, Mestre Eziquiel,
Sérgio Graça da Seed/Mec, Mestre Itapoan, Prof. Barbieri e
Mestre Luiz Renato em Salvador - 1988
Sérgio Graça da Seed/Mec, Mestre Itapoan, Prof. Barbieri e
Mestre Luiz Renato em Salvador - 1988
Clique na imagem abaixo para conhecer mais sobre a confecção de berimbaus de barriga e seus toques publicados no site "Velhos Mestres" sobre o Mestre Waldemar da Liberdade.
Para nosso encantamento, descobrimos que o berimbau que o Mestre Waldemar da Liberdade mais gostava era o AS DE OURO que ele presenteou o Mestre Tabosa.
Clique na imagem abaixo para ler o Cordel "O Encontro de Luiz Gonzaga com Mestre Waldemar no céu" - 2007 de Victor Alvim Itahim Garcia (Lobisomem).
Segundo soubemos, o primeiro berimbau AS DE OURO foi feito em 1964. O Berimbau que Mestre Waldemar deu para o Mestre Tabosa foi escrito na hora, na sua frente AS DE OURO 88. Como tem o mesmo nome do berimbau que ele mais gostava, ficou registrado o apreço que ele tinha com o Mestre Tabosa.
Clique na imagem abaixo para assistir o depoimento do Mestre Tabosa falando do seu contato com Mestre Waldemar da Liberdade. Entrevista nas Radio Cultura FM realizada pelo Mestre Mioju, um dos idealizadores do I Projeto Saberes dos Mestres na Capital com Salvaguarda do PHAN.
Sensacional o blog. Vou acompanhar. Parabéns ao mestre Tabosa, história do esporte no DF.
ResponderExcluirSalve salve Mestre Tabosa!
ResponderExcluirEstou aqui compartilhando com sua emoção por este achado! Imagino (ou acho que imagino) o tamanho do significado que isso possa ter, não só para ti, mas para a história da Capoeira. Gratidão,Mestre, por compartilhar este momento.
Um abraço. Cm Coruja DF.
“...Uma passagem: Mestre Chibata esteve com o Mestre Waldemar da Liberdade em Salvador, quando esse mestre se encontrava enfermo e vivendo seus últimos dias. Ao se aproximar dele, o Mestre Chibata informou que veio de Brasília para levar a ele o apoio dos capoeiristas daqui. Mestre Waldemar vira-se para o Mestre Chibata e diz: e Tabosa, como está ele?”
ResponderExcluirMestre Tabosa não tinha ideia de que o Mestre Waldemar lhe teria tamanha admiração...!
Agora sabemos que isso se materializa no momento em que ele - o Mestre Waldemar, deu ao Mestre Tabosa o seu berimbau preferido!!
É muita emoção!!!