segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Criação da Saudação "Salve!" da Capoeira

Em 1974, junto com o sócio, Robson Machado da Silva, Mestre Tabosa abre a Primeira Academia Formal de Brasília. 

Como não tinha nenhuma referência de como era uma academia de Capoeira, que como viajar naquela época era muito difícil e as únicas que poderiam ser referência seriam a de mestre Bimba e mestre Pastinha, todas em Salvador, o que inviabilizava.

Mestre Tabosa teve então uma preocupação de fazer uma academia de Capoeira onde pudesse ser referência de técnica e disciplina.

Mestre Tabosa que já praticava judô na Academia Júlio Adnet que tinha essa tradição, se inspirou em muito naquilo que observava e que achava importante para a Capoeira.

A Academia Tabosa, nome dado pelo sócio, pois na verdade, Mestre Tabosa queria que ela se chamasse, academia Yoruba de capoeira, se situava inicialmente na W/2 Sul 505 ao lado de uma Academia de Karatê de nome Nagai-Khan, dos faixas pretas, Testa, Botelho e Childerico. (Mestre Tabosa está posicionado na 9a. posição na foto da direita para a esquerda)

Tanto no Judô como no Karaté, Mestre Tabosa observava que tinha uma saudação inicial e final de cada aula. Então Mestre Tabosa procurou fazer uma saudação própria para a capoeira, ou seja, percebendo que tanto nos centros de religião africana, como até mesmo os guerreiros romanos assim faziam, sentiu que seria fácil absorvermos um gesto como o bater da mão direita no peito esquerdo, acompanhado da palavra Salve, descendo em seguida numa queda de rins que usamos muito na capoeira.
(Saudação 'Salve!" criada pelo Mestre Tabosa para os alunos da Academia Tabosa em 1974)

Então Mestre Tabosa colocava todos os alunos na sua frente da direita para a esquerda em ordem de graduação em pé, fazia a cocorinha, eles em seguida faziam. Batia a mão fechada no peito esquerdo e fazia a queda de rins e os alunos repetiam em seguida. Então podíamos começar a aula e finalizar deste mesmo jeito. Mestre Tabosa só não esperava que se tornaria uma saudação normal entre os capoeiristas.  (Mestre Tabosa e Mestre Herald Tabosa na queda de rins)

Em 1979 foi realizado um evento chamado "IV Grande Roda de Capoeira" que reuniu diversos capoeiristas do Brasil para mais uma tentativa de unificação da capoeira. 

Mestres e atletas de dez estados estiveram 
presentes, tendo à frente o Distrito Federal e contando com o representante da Bahia o Mestre Carlos Senna, convidado para Presidir o Evento.

O encontro foi 
sugerido, entre outras coisas, para tentar regulamentar a Capoeira. Na ocasião foram apresentadas muitas ideias boas e uma delas foi da utilização do “Salve!” criado pelo Mestre Tabosa desde a criação da Academia Tabosa em 1974, a pioneira em Brasília.

(*) O evento foi realizado nos dias 13 e 14 de DEZEMBRO de 1979


Somente duas ideias foram aprovadas por unanimidade e usadas até hoje

1) A ideia do cumprimento "Salve!" sugerido pelo Mestre Tabosa, criado para os alunos da Academia Tabosa desde 1974 e  

2) A ideia do uniforme que seria chamado "Abadá" (sinônimo de traje).  

Ressaltando a data do Evento
13 e 14 de Dezembro de 1979


Ressaltando a sequencia do "Salve!" conforme Mestre Tabosa criou

Leia abaixo mais sobre o assunto acima citado

A Origem do "SALVE!" da Capoeira com Depoimentos:
Blog do Mestre Tabosa: A Origem do "SALVE!" da Capoeira com Depoimentos

Autobiografia visual: 
https://mestretabosa.blogspot.com/2017/12/mestre-tabosa-e-autobiografia-visual.html


Mestre Itamar conta como surgiu a calça de helanca na capoeira, utilizada atualmente na maioria dos grupos pelo mundo:
https://www.facebook.com/watch/?v=5835400406564800


Nenhum comentário:

Postar um comentário