quinta-feira, 26 de junho de 2014

Resposta de Mestre Tabosa à homenagem dos 50 anos de dedicação à capoeira


 
 

Se não fossem os líderes da Terreiro em Palmas-To junto com seu mentor, mestre Skisyto, essa data teria passado batido!

Não que a quantidade de anos, tenha me deixado esclerosado, mas principalmente que a vida, na verdade, cria um funil, onde um crivo se faz, de uma forma seletiva, que só os antenados, ou os mais próximos têm a sensibilidade da lembrança!
 
       
Lembrando Vitor Martins, parceiro de Ivan Lins, digo, "eu já tenho 50 anos de estrada, de caminhos, de atalhos mal traçados, dando o sangue, dando o corpo, dando a alma", pra capoeira!
     
É com essa interação com a capoeira, que eu me beneficio da sua força e nela me fortaleço, mantendo-me vivo, mesmo me sentindo como um leão ferido, mas que na minha skisytisse, continuo vencendo.
       
Obrigado, Skisyto, Asa Delta, Cego, Buda, Pestana e todos que somaram com sua energia, neste evento de Palmas dia 21 de junho de 2014, onde fui agraciado com uma placa de ouro, simbolizando meus 50 anos de capoeira.
      
Continuarei meus camaradas, “berrando até perder a voz, nas rodas de capoeira, sempre em busca do imenso, que é sua sabedoria, do silêncio mais intenso que está depois dos temporais"!

Kawo-Kabyesilé!     

Tabosa - filho de Xangô

domingo, 22 de junho de 2014

Mestre Tabosa recebe homenagem pelos seus 50 anos de dedicação à capoeira

Mestre Tabosa recebe homenagem pelos seus 50 anos de dedicação à capoeira no Festival Internacional de Capoeira em Palmas realizado nos dia 20 e 21 de junho de 2014

Clique na placa de homenagem para ver as fotos do evento!


https://plus.google.com/photos/107127088215814584599/albums/6028163832889319569
 

Segue abaixo a bela mensagem do Mestre Squisito:

 
Mestre Tabosa – Meio Século de Amor a uma Arte...

Meu grande e eterno Mestre...!!

Neste momento estou bem longe daqui, senão com certeza estaria te dizendo essas palavras pessoalmente...

A história é escrita de uma maneira sempre única...

Eu nunca teria me tornado a pessoa que sou se aquele dia não tivesse subido as escadas de sua escola na quadra 506 Sul, em Brasília e me aventurado em matricular-me na famosa Academia Tabosa de Capoeira, nos idos de agosto de 1974... Isso, se vão longos 40 anos e posso me lembrar dos detalhes do que vi e vivi a partir daquele instante em que sai dali, matriculado e feliz por realizar um velho sonho: aprender capoeira!!

Coisa tão simples de fazer passou a ser o mais importante evento de toda minha vida. O que mais me influenciou. O que mais durou. E dura. A capoeira.

Os dias de treino e as chances de dia-dia enfrentar meus limites de uma maneira simples e direta, que sempre foi o seu discurso e sua maneira de ensinar, sem rodeios, sem ensaios, sem mistério, os exercícios simples e objetivos, enfrentando os limites dos músculos covardemente acomodados... Humildemente no fim da fila, atrás dos graduados, todos super atletas, competentes e sérios... Um reflexo do mestre, tudo era visível em sua volta, pela força de sua competência, sua dedicação, sua vida, ali depositada...

Não precisava explicar muito... Era seguir a cartilha do dia-dia, tendo ao fundo o disco do Mestre Bimba em seu insistente toque de São Bento Grande de Regional, como um plano de fundo, uma paisagem a inspirar aquela ginga inicialmente torta e desalinhada do recém-chegado e imediatamente cognominado Esquisito, simples assim: você é naturalmente esquisito, não precisa tentar ser outra coisa... Seja você mesmo, e siga o São Bento Grande da Regional!

Assim era com todos... Não tinha como ninguém ser outra coisa, tinha que ser o que era...!!

Japão, o japonês; Esqueleto, o magrelo, Alicate, o pernas-tortas em forma de alicate... A capoeira não precisa que você deixe ser você mesmo... Era sua mensagem...!

Essa sempre foi sua mensagem...! Sempre natural, a verdade e pronto! Não precisamos de outra coisa...

Olhos no olhos, a sinceridade e a idéia simples de que não tem como enganar a si mesmo!

Esse sempre foi seu lema, meu Mestre!

Da verdade do próprio corpo, para a verdade da vida, é um pulo... A capoeira como verdade, Mestre... Esse sempre foi seu lema... Mais tarde eu entendi que esse lema era uma simples alusão à verdade como algo que não pode nunca deixar de ser considerada e cultivada...

Daí a sinceridade... A justiça na derrota ou na vitória... E a vida inteira vivendo dentro desse eixo de verdades... Isso é você, Mestre Tabosa, muito mais do que um ícone, ou um ídolo construído na ilusão de quem o admira, você é e sempre será uma verdade, um filho de Xangô na justiça em julgar, um pai carinhoso e acolhedor, ao lado da pessoa capaz de nunca menti ou tirar proveito de uma inverdade...

Esse é você, Mestre Tabosa, uma pessoa que entregou sua vida inteira pela causa de uma arte de guerra, ou uma arte de vida, ou simplesmente uma cultura de dimensões universais que é a capoeira e que circula, todos sabemos, dentro de cada célula de seu corpo, em cada gota de seu sangue, em cada átomo de sua energia...

Aceite nossa homenagem mais simples e mais sincera, exatamente como o exemplo que sempre recebemos todos de você, em seus gestos humildes e carregados da mais alta nobreza.

Todos nós nos orgulhamos de pertencer a sua linhagem cultural e guerreira, Mestre!

Queremos, cada um de seus discípulos, ser capazes de sermos dignos de nos referir sempre a você como nosso Mestre Maior... Irmão, tio, pai ou avô, seja o que for, queremos simplesmente ter a honra de pertencer a sua família capoeirística!

E que Deus o abençoe sempre, Mestre Tabosa.

Squisito

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Mestre Tabosa em Palmas

Mestre Tabosa ministrará palestra no Festival Internacional de Capoeira em Palmas. Mais detalhes no convite abaixo!